Código: | LLCFS1222 | Sigla: | PED FIT | |
Área Científica: | Técnico-Pedagógica |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 78 | Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 | 2º | 5 | 52,5 | 125 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
I.Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica no contexto do Fitness; II.Conhecer e realizar o processo de planeamento estratégico e operacional, percebendo as suas consequências para o desenvolvimento dos praticantes; III.Análise objetiva, dos comportamentos pedagógicos do instrutor de Fitness com recurso a instrumentos validados para o efeito; IV.Análise do processo de diagnóstico e de prescrição no processo de aprendizagem, no contexto do Fitness; V.Analisar variáveis que implicam sucesso pedagógico e profissional no domínio das atividades de Fitness;VI.Desenvolver o sentido de análise e autocrítica no desporto em geral, e em particular no contexto específico da intervenção no Fitness.
1. Conceito e definição de Pedagogia do Desporto-Fitness; 2. O processo pedagógico e o papel do instrutor na relação ensino-aprendizagem; 3. Modelo da relação pedagógica no Fitness; 4. Competências profissionais dos instrutores de Fitness; 5. Planeamento e unidade didática; 6. Observação sistemática na análise da intervenção pedagógica em Fitness; 7. Principais funções pedagógicas do instrutor; 8. Gestão temporal da sessão; 9. Instrução; 10. Feedback pedagógico; 11. Comunicação não-verbal; 12. Segurança das atividades físicas no contexto do Fitness; 13. Clima relacional; 14. Disciplina e relações interpessoais na intervenção com crianças e jovens; 15. Satisfação, motivação e adesão dos praticantes às atividades do Fitness; 16. Autoscopia e avaliação da intervenção pedagógica; 17. Intervenção profissional e códigos de conduta; 18. Qualificação e registo dos instrutores de Fitness em Portugal e na Europa; 19. Investigação na área da Pedagogia do Fitness.
Os Conteúdos Programáticos (CP) permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem OA descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os CP e os OA.
Modelo de Avaliação: Avaliação Contínua e Exame Final. Av. Contínua: Testes (40%; mín. 10 v);Trabalho: documento (30%; mín.10v); Apres. Trabalho (30%; mín. 10v). Exame Final: Teste (35%, mín. 10v); Oral (15%, mín. 10v); Trabalho: documento e apresentação (50%, mín. 10v).
Mínimo de presenças obrigatórias para aceder à avaliação contínua: 2/3.
Os alunos em situação especial devem realizar os mesmos elementos de avaliação.
As Metodologias de Ensino (ME) utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem (OA) estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as ME e os OA.
OA I - ME A, B, C, D, I.
OA II - ME A, B, C, D, I.
OA III - ME A, B, C, D, E, F, I.
OA IV - ME A, B, C, D, E, F, G, H, I.
OA V - ME A, B, C, D, H, I.
OA VI - ME A, B, C, D, H, I.
Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Harlow. England. Pearson Education Limited.
Franco, S. (2020). Profissionais de Fitness: Enquadramentos. Journal of Sport Pedagogy & Research, 6(1), 4-9.
Em contexto pandémico as aulas poderão ser presenciais ou em e-learning.