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Atividade Física em Contexto Laboral

Código: LLCFS1225    Sigla: AFCL
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 31 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,40
Tiago Ferreira Santos - ESD   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristiana Isabel André Mercê - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer e utilizar conceitos da promoção da saúde no contexto laboral (PSCL);
2. Conhecer e utilizar dados epidemiológicos de atividade física (AF) e saúde da população ativa;
3. Conhecer e utilizar exemplos de boas práticas em programas de promoção de AF em contexto laboral (PAFCL) da Rede Europeia de Promoção da Saúde em Contexto Laboral;
4. Conhecer e utilizar modelos de implementação e estratégias ajustadas à implementação de programas de PAFCL;
5. Conhecer e utilizar os 5 passos chave da OMS para programas de PSCL;
6. Conhecer e utilizar ferramentas de avaliação, em três níveis (individual, coletivo institucional) para: i) caracterizar o contexto funcional, estrutural e político-empresarial; ii) Identificar necessidades salutogénicas, oportunidades e valor acrescentado para a intervenção; iii) identificar potenciais parceiros para potenciar a mudança;
7. Saber avaliar os resultados e o valor acrescentado de programas de PSCL e de PAFCL;
8. Planear e lecionar sessões de PAFCL.

Conteúdos programáticos

A. Conceitos gerais de promoção da saúde em contexto laboral (PSCL) e de atividade física em contexto laboral (PAFCL);
B. Epidemiologia da Atividade Física e Saúde na população ativa;
C. Estudos de caso e exemplos de boas práticas da Rede Europeia de Promoção da Saúde em Contexto Laboral (ENWHP);
D. Benefícios da PAFCL;
E. Modelos de PSCL;
F. Modelos de PSCL do Colégio Americano de Medicina Desportiva, da Associação Internacional para a Promoção da Saúde em Contexto Laboral, do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças e da OMS;
G. Os 5 passos para um contexto laboral saudável, da OMS;
H. Intervenções comportamentais: Nudging e outras abordagens;
I. Caracterização do contexto laboral: i) diferentes contextos: escritório; armazém; outdoor e outros; ii) vantagens, oportunidades e desvantagens dos diferentes contextos;
J. Metodologia de avaliação da implementação de programas de PSCL e de PAFCL;
K. Sessão de exercício em contexto laboral;
L. Avaliação e prescrição do exercício em contexto laboral.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular é lecionada no último dos 6 semestres da licenciatura de Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis e pretende por isso ser uma oportunidade de integração de conhecimento, aplicado a um contexto específico, o contexto laboral. Neste sentido são apresentados modelos que permitem a aplicação de todo o conhecimento adquirido anteriormente e são apresentados estudos de caso e exemplos de boas práticas que permitem conhecer como é e pode ser feita a transferência para o mundo laboral real.
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos desta UC:
Objetivo 1 » Conteúdo A
Objetivo 2 » Conteúdo B
Objetivo 3 » Conteúdos C e D
Objetivo 4 » Conteúdos E e F
Objetivo 5 » Conteúdo G
Objetivo 6 » Conteúdos H e I
Objetivo 7 » Conteúdo I e J
Objetivo 8 » Conteúdo K e L

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

De forma a atingir todos os objetivos definidos, serão utilizadas várias metodologias de ensino, nomeadamente: i) o método expositivo; e métodos de aprendizagem mais ativos, como ii) o questionamento, iii) a descoberta guiada, iv) a exposição e debate dos conteúdos programáticos de uma forma aplicada, v) a realização de exercícios de aplicação de conhecimentos, vi) a apresentação e realização de estudos de caso, vii) a apresentação e pesquisa ativa de exemplos de boas práticas, e viii) simulação (role play) de conduções de sessões de atividade física em contexto laboral.

A adoção de múltiplas metodologias de ensino nesta unidade curricular proporciona uma abordagem abrangente e dinâmica, com vista a uma maior e melhor aprendizagem. O método expositivo estabelece uma base teórica sólida. Enquanto o questionamento e a descoberta guiada promovem o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos, capacidades estas fundamentais para todos os técnicos superiores de exercício. A exposição e debate aplicados dos conteúdos fomentam a procura por soluções aplicados ao contexto de terreno, preparando os alunos para possíveis desafios que irão enfrentar no mercado de trabalho. Os exercícios de aplicação de conhecimentos solidificam toda esta compreensão. A apresentação de estudos de caso e a pesquisa ativa de exemplos de boas práticas enriquecem a aprendizagem com aplicações e exemplo do contexto laboral real. A simulação, através do role play, proporciona uma preparação prática valiosa para conduzir sessões de atividade física em ambientes laborais, unindo teoria e prática de forma integrada.


Avaliação

Os alunos devem optar entre dois processos de avaliação: i) a avaliação contínua ou ii) exame final. A avaliação contínua apenas se encontra disponível durante a época normal, considerando-se que o estudante optou por este modelo de avaliação após realizar qualquer um dos elementos de avaliação previstos no mesmo.
Para realizar o processo de avaliação contínua os estudantes necessitam de participar em pelo menos 2/3 das aulas. Não são consideradas presenças mínimas para aceder ao processo de avaliação por exame final.

Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação.
Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
Avaliação contínua:
Nota final = teste teórico (elemento individual, 30%) + apresentação de trabalho (elemento individual ou de grupo, 30%) + trabalho final (elemento individual ou de grupo, 40%)
Estão dispensados de exame final os estudantes que obterem em avaliação contínua uma nota final igual ou superior a 10 valores.
Os estudantes que optarem pelo processo de avaliação contínua não podem realizar exame final na época normal.
Exame final:
Nota final = teste teórico (elemento individual, 30%) + revisão da literatura (elemento individual, 30%) + prova oral (elemento individual, 40%)

A descrição pormenorizada dos elementos de avaliação encontrar-se-á disponível em documento próprio na plataforma moodle da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas são eminentemente teórico-práticas centradas na aprendizagem e discussão de conceitos, modelos e exemplos práticos e na aquisição e de conteúdos de forma muito aplicada, centrada na resolução de problemas e na procura de soluções e propostas para dar resposta a casos concretos. Serão desenvolvidos estudo de caso que vão simular situações mais próximas da realidade laboral para a implementação de um programa de PAFCL.
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino nesta UC:
Objetivo 1 » Metodologias i) a v)
Objetivo 2 » Metodologias i), ii) e v)
Objetivo 3 » Metodologias i), ii), iii), iv) e vii)
Objetivo 4 » Metodologias i) a vii)
Objetivo 5 » Metodologias i) a v)
Objetivo 6 » Metodologias i) a vi)
Objetivo 7 » Metodologias i) a vii)
Objetivo 8 » Metodologias i) a viii)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Braun, A., Franczukowska, A., Teufl, I., & Krczal, E. (2022). The economic impact of workplace physical activity interventions in Europe: a systematic review of available evidence. Int J Workplace Health Manag, 15(4), 445-466.
Chenoweth, D. (2007). Worksite Health Promotion (2nd ed). Champaign: Human Kinetics.
Fertman, C.I., Allensworth, D. (2016). Health Promotion Programs: From Theory to Practice (2nd ed). USA: Jossey-Bass.
Marin-Farrona M, Wipfli B, Thosar SS, Colino E, Garcia-Unanue J, Gallardo L, et al. Effectiveness of worksite wellness programs based on physical activity to improve workers¿ health and productivity: a systematic review. Systematic Reviews. 2023;12(1).
Pronk, N. P. (Ed.). (2009). ACSMs Worksite Health Handbook: A Guide to Building Healthy and Productive Companies (2nd ed). Champaign, IL: Human Kinetics.
World Health Organization. (2011). Five Keys to healthy workplaces. https://www.resource-recovery.net/sites/default/files/who_five_keys_to_healthy_workplaces.pdf

Observações

Em caso de pandemia, as aulas presenciais poderão ser substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Os elementos de avaliação também poderão ser reajustados, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (e.g., as apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).