Código: | LLCFS1230 | Sigla: | PERF DES | |
Área Científica: | Técnico-Pedagógica |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 35 | Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 | 3º | 3 | 30 | 75 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
A. A. Planear e periodizar o treino da condição física de atletas em função da especificidade da modalidade desportiva; B. Conhecer os modelos de desenvolvimento de jovens a longo prazo; C. Conhecer e saber aplicar formas de avaliação e controlo do treino e da competição; D. Conhecer formas de prevenção e recuperação de lesões em diversas modalidades desportivas; E. Saber intervir pedagogicamente em contextos simulados de várias modalidades
Conteúdos Programáticos
1. Planeamento e periodização
1.1 Teoria e metodologia do treino
1.2 Princípios do treino
1.3 Ciclos desportivos
1.4 Exigências das diferentes modalidades
1.5 Treino físico complementar
2. Modelos de desenvolvimento de jovens a longo prazo
2.1 Diferentes modelos existentes
2.2 Diferença entre géneros
2.3 Idade vs. rendimento
3. Avaliação e controlo do treino e da competição
3.1 Estratégias e importância
3.2 Meios e aparelhos disponíveis
4. Prevenção e recuperação de lesões
4.1 Avaliação dos fatores de risco
4.2 Enquadramento com a modalidade específica
4.3 Avaliação do mecanismo de lesão
4.4 Prescrição de exercícios
Objetivo A_Conteúdos das alíneas 1; Objetivo B_Conteúdos das alíneas 2; Objetivo C_Conteúdos das alíneas 3; Objetivo D_Conteúdos das alíneas 4
Metodologia de Ensino: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento; III. Simulação de intervenções práticas na área do rendimento e performance desportiva; IV. Análise e reflexão sobre intervenções ocorridas em contexto real; V. Avaliação dos conteúdos abordados.
Avaliação contínua: Teste teórico (50%; nota mínima 10 valores)_Trabalho (35%; nota mínima de 10 valores)_Apresentação de Trabalho (15%; nota mínima de 10 valores)_Exame final: Teste teórico (50%; nota mínima 10 valores)_ Trabalho escrito + apresentação oral (50%; nota mínima de 10 valores); Em Época Normal o aluno deverá optar por realizar avaliação contínua ou exame final e poderá desistir da avaliação contínua até ao momento da realização do 1º elemento de avaliação contínua, com nota mínima; Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Método de ensino I_Objetivos A, B, C, D; Método de ensino II_Objetivos A, B, C, D; Método de ensino III_Objetivos A, B, C, D_Método de ensino IV_Objetivos A, B, C, D; Método de ensino V_Objetivos A, B, C, D