Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. A. Planear
e periodizar o treino da condição física de atletas em função da especificidade
da modalidade desportiva; B. Conhecer os modelos de desenvolvimento de jovens a longo
prazo; C. Conhecer e
saber aplicar formas de avaliação e controlo do treino e da competição; D. Conhecer
formas de prevenção e recuperação de lesões em diversas modalidades
desportivas; E. Saber
intervir pedagogicamente em contextos simulados de várias modalidades
Conteúdos programáticos
Conteúdos Programáticos 1. Planeamento e periodização 1.1 Teoria e metodologia do treino 1.2 Princípios do treino 1.3 Ciclos desportivos 1.4 Exigências das diferentes modalidades 1.5 Treino físico complementar 2. Modelos de desenvolvimento de jovens a longo prazo 2.1 Diferentes modelos existentes 2.2 Diferença entre géneros 2.3 Idade vs. rendimento 3. Avaliação e controlo do treino e da competição 3.1 Estratégias e importância 3.2 Meios e aparelhos disponíveis 4. Prevenção e recuperação de lesões 4.1 Avaliação dos fatores de risco 4.2 Enquadramento com a modalidade específica 4.3 Avaliação do mecanismo de lesão 4.4 Prescrição de exercícios
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Objetivo A_Conteúdos das alíneas 1; Objetivo B_Conteúdos das alíneas 2; Objetivo C_Conteúdos das alíneas 3; Objetivo D_Conteúdos das alíneas 4
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia de Ensino: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento; III. Simulação de intervenções práticas na área do rendimento e performance desportiva; IV. Análise e reflexão sobre intervenções ocorridas em contexto real; V. Avaliação dos conteúdos abordados.
Avaliação
Avaliação contínua: Teste teórico (50%; nota mínima 10 valores)_Trabalho (35%; nota mínima de 10 valores)_Apresentação de Trabalho(15%; nota mínima de 10 valores)_Exame final: Teste teórico (50%; nota mínima 10 valores)_ Trabalho escrito + apresentação oral (50%; nota mínima de 10 valores); Em Época Normal o aluno deverá optar por realizar avaliação contínua ou exame final e poderá desistir da avaliação contínua até ao momento da realização do 1º elemento de avaliação contínua, com nota mínima; Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Método de ensino I_Objetivos A, B, C, D; Método de ensino II_Objetivos A, B, C,
D; Método de ensino III_Objetivos A, B, C,
D_Método de ensino IV_Objetivos A, B, C,
D; Método de ensino V_Objetivos A, B, C, D
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ardern, C. L., Glasgow, P., Schneiders, A., Witvrouw, E., Clarsen, B., Cools, A., Bizzini, M. (2016). Consensus statement on return to sport from the First World Congress in Sports Physical Therapy, Bern. British Journal of Sports Medicine, 50(14), 853_64.
Baechle, T. R., & Earle, R. W. (2008). Essentials of Strength Training and Conditioning. NSCA (Third Edit). Humans Kinetics. Bahr, R., & Holme, I. (2003). Risk factors for sports injuries - A methodological approach. British Journal of Sports Medicine, 37(5), 384_392. Bengtsson, H. (2017). Match-related risk factors for injury in male professional football. Linköping University. Bompa, T. O. (1999). Periodization Training for Sports. York University. Human Kinetics. Bompa, T. O. (1999). Periodization: theory and methodology of training. 4th ed. Champaign, Human Kinetics.