Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O interesse pela prática de exercício em grupo como forma de aumentar e manter a saúde tem recebido cada vez mais interesse dado que as taxas de abandono sem mantem muito elevadas. Uma abordagem com resultados efetivos é a Dinâmica de grupos. Procura-se que, o estudante demonstre competências que lhe possibilitem: a)Compreender a importância das Dinâmicas de Grupo nas manifestações comportamentais, originadas pela interação do profissional de exercício físico com os utentes do serviço, bem como dos processos internos despoletados no indivíduo e resultantes dessas relações interpessoais (coaching) de forma a contribuir para a aderência ao exercício; b)Conhecer os princípios básicos para que o grupo atinga os seus objetivos; c)Compreender processos de grupo, através da participação em experiências de grupo.; d) Capacidade de relacionamento com outros, apresentação oral, interajuda e respeito. Desenvolver competências que facilitem o estabelecimento da relação educativa
Conteúdos programáticos
1¿ Estrutura e Processos de Grupo no Exercício 1.1 ¿ Características e estrutura dos grupos; 1.2 ¿ Coesão de grupo. 1.3.- Dinâmica de grupos ¿ coesão como facilitador da prática de exercício (integradas e S/ ser integrada); 2 ¿ Processos de Liderança no Exercício 2.1 ¿ Conceito de liderança e Teorias da liderança. 2.2 ¿ Estilos de liderança. 2.3 - Dinâmica de grupos ¿ Liderança (integradas e S/ ser integrada); 3 ¿ Comunicação e resolução de conflitos 3.1 ¿ Importância da comunicação; 3.2 - Tipos de comunicação e processos de comunicação; 3.3- Dinâmica de grupos ¿ Comunicação (integradas e S/ ser integrada); 4¿ Introdução à Formação e desenvolvimentos dos grupos 4.1 ¿ Definição, estratégias e benefícios de Team Building (integradas e S/ ser integrada); 4.3 ¿ Estratégias de segurança 4.4 ¿ Atividades de Comunicação e Quebra-gelo (integradas e S/ ser integrada); 4.5 ¿ Atividades de Desafio introdutório, intermédio e avançado (integradas e S/ ser integrada);
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Privilegiar a relação Professor¿Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Colocar os alunos em contacto com a realidade social. Os diapositivos de todas as aulas, assim como o programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo que o seu papel seja ativo. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo e as teóricas-práticas privilegia-se a análise de documentos, textos, resolução de fichas e apresentações orais. Avaliação formativa (AC) e Ep. normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças. Os alunos que optem pela avaliação contínua, não poderão aceder á avaliação final. Os alunos que obtiverem nota superior a 10 valores estão dispensados do exame final. AC: Fichas de trabalho (20% +20%+20%) +Teste (40%). Teste de avaliação com nota inferior ou igual a 8 valores corresponde a reprovação. Exame: Teste (65%) + Oral (35%). Teste de avaliação com nota inferior ou igual a 8 valores corresponde a reprovação. Estatuto Especial: Igual, com FT individual
Avaliação
Avaliação formativa (AC) e Ep. normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças. Os alunos que optem pela avaliação contínua, não poderão aceder á avaliação final. Os alunos que obtiverem nota superior a 10 valores estão dispensados do exame final. AC: Fichas de trabalho (20% +20%+20%) +Teste (40%). Teste de avaliação com nota inferior ou igual a 8 valores corresponde a reprovação. Exame: Teste (65%) + Oral (35%). Teste de avaliação com nota inferior ou igual a 8 valores corresponde a reprovação. Estatuto Especial: Igual, com FT individual
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. A discussão e o desenvolvimento de aprendizagens intra e intergrupais, são potenciadores dos objetivos definidos. A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas TP, finalizam o cumprimento dos objetivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências descritas As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas teóricas são um pouco mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas praticas o desenvolvimento de fichas , a realização de trabalhos, apresentações orais, permite ao aluno conhecer, descrever e aplicar conhecimentos sobre os pontos:1,2, 3, 4, 5 e 6. As aulas teóricas são um pouco mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas praticas o desenvolvimento de fichas , a realização de trabalhos, apresentações orais e os debates, permite ao aluno conhecer, descrever e desenvolver conhecimentos sobre os pontos: 1, 2, 3, 4, 5 e 6
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Eys, M., Bruner, M. W., & Martin, L. J. (2018). The dynamic group environment in sport and exercise. Psychology of Sport and Exercise. doi:10.1016/j.psychsport.2018.11.001 Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, HKinetics Eds; Gayman, A. M., Eys, M., & Coleman, T. (2022). Group dynamics in Canadian recreational team sports later in life. Psychology of Sport and Exercise, 60, 102137. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2022.102137 Samendinger, S., Hill, C. R., Kerr, N. L., Winn, B., Ede, A., Pivarnik, J. M., Ploutz-Snyder, L., & Feltz, D. L. (2019). Group dynamics motivation to increase exercise intensity with a virtual partner. Journal of Sport and Health Science, 8(3), 289-297. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jshs.2018.08.003