Código: | LLCFS1236 | Sigla: | ND | |
Área Científica: | Técnico-Pedagógica |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 3 | Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 | 3º | 3 | 30 | 75 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
A Unidade Curricular de Neurociências no Desporto tem como objetivo a integração de conhecimentos entre o Desporto e as bases neurocientíficas do comportamento e da cognição.
O treino de competências psicológicas tem tido uma importância crescente, uma vez que contribui para o aperfeiçoamento da preparação desportiva e do desempenho individual. De forma análoga, o desenvolvimento da tecnologia tem permitido uma evolução do conhecimento das neurociências, designadamente em termos do funcionamento cerebral e do seu impacto no comportamento e na performance desportiva. Assim, com a UC de Neurociências no Desporto, com base no conhecimento das neurociências, pretende-se uma abordagem a nível do desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental, para potenciar a performance desportiva e desenvolvimento pessoal.
Neurociências: breve perspetiva histórica; 1-Principais teorias; 2-Da Frenologia à Neuropsicologia; 3-Bases nervosas da cognição;
Pretende-se a aquisição de conhecimentos e competências nas bases da neurociência, neuroanatomia e sistemas funcionais cerebrais, psicofisiologia do comportamento, neurofisiologia do sono, funções nervosas superiores e neurociências aplicadas ao desporto, sendo propostos vários subtemas subjacentes a estas temáticas, descritos no ponto anterior : A) 1,2,3; B)1,2,3; C)1,2,3,4; D); E)1,2,3; D)1,2,3,4.
Propõe-se a seguinte estrutura: a) Aulas teóricas de exposição de conteúdo; b) Aulas teórico-práticas, onde serão discutidos e apresentados artigos científicos relevantes à UC e pré-definidos e acordados pelo docente ou sugeridos pelos alunos. Questionamento e resolução de fichas de apoio; visionamento de filmes e com posterior sessão de reflexão dos mesmos. Casos práticos da aplicação das neurociências ao desporto.
Avaliação
a) Avaliação contínua:
Para alcançar todos os objetivos pretendidos, serão em cada um deles, utilizadas todas as metodologias de ensino descritas anteriormente.
Caldas, C. (2000). A Herança de Franz Joseph Gall. Lisboa: McGrawHill;
Habib, M. (2000). Bases Neurológicas do Comportamento. Lisboa: Climepsi.;
Almeida, L. B. (2010). Introdução à Neurociência - Arquitetura, função, interações e doença no Sistema Nervoso. Lisboa: Climepsi;
Garcia, C., Coelho, M. H. (2008). Neurologia Clínica - Princípios Fundamentais. Lisboa: Lidel;
Greenstein, B., Greenstein, A. (2000). Color Atlas of Neuroscience: Neuroanatomy and Neurophysiology. New York: Thieme;
Kandel, E. R., Koester, J. D., Mack, S. H., & Siegelbaum, S. A. (2021). Principles of Neural Science, Sixth Edition. McGraw-Hill Education.
Mateer, C. A., Lillie, R. A., Tuokko, H., & Neipert, L. H. (2022). Everyday impact of Traumatic Brain Injury. In T. D. Marcotte, M. Schmitter-Edgecombe, & I. Grant (Eds.), Neuropsychology of Everyday Functioning (second ed.). Guilford Press.
Manning, L. (2005) A Neuropsicologia Clínica - Uma abordagem cognitiva. Lisboa: Instituto Piaget;