Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Módulo Jogos, AECs e Expressivas: A. Princípios/conceitos atividade física. B. Características e objetivos de faixas etárias C. Aplicar os conhecimentos na lecionação de aulas práticas D. Conhecer fatores que influenciam prestação motora e motivação E. Conhecer meios, material didático e segurança na intervenção com crianças. F. Conhecer e explorar ações motoras G. Conhecer e explorar movimentos com estruturas rítmicas. H. Conhecer as temáticas e explorá-las no âmbito das AECS. I. Conhecer e explorar componente lúdica através do jogo. J. Conhecer e aplicar atividades expressivas. Módulo Atividades de ar livre de exploração da natureza: A. Campos de férias. B. Desenvolvimento global das capacidades motoras C. Valorizar o processo de construção e adaptação de materiais e engenhos D. Atividades exploração da natureza E. Realizar percursos e jogos de orientação. F. Realizar jogos e estafetas G. Realizar jogos infantis e tradicionais H. Realizar exercícios e jogos de aquecimento
Conteúdos programáticos
Módulo Jogos, AECs e Expressivas: 1. Crianças e atividade física. 2.Objetivos e benefícios da prática de atividade física em crianças 3. Características fisiológicas e psicológicas da criança .4. Desenvolvimento motor da criança .5. Atividades, jogos adaptados e segurança 6. Importância e finalidade das AECs no 1ºCiclo.7. Estratégias de intervenção nas AECs.8.Aspetos no processo ensino-aprendizagem nas AECs. 9.Exploração teórico-prática das temáticas da Atividade Física e Desportiva. 10. Atividades lúdicas e expressivas. Módulo Atividades de ar livre de exploração da natureza:1. Construção e adaptação de materiais 2. Elaboração de mapas e fichas de registo de resultados3.Jogos de aquecimento4.Jogos de equilíbrio5.Jogos de tração6.Jogos de trepar e rastejar7.Jogos de lançamento e precisão8.Jogos de orientação e descoberta9.Jogos com bolas10.Jogos de corridas, estafetas11.Jogos de salto12.Jogos de lançamento13.Jogos infantis e tradicionais14.Jogos de natureza 15. Jogos de percursos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os
Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de
Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática
a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem
(OA). Módulo
Jogos, AECs e Expressivas: Objetivo A
- Conteúdo da alínea 1 Objetivo B
- Conteúdos das alíneas 2 e 3 Objetivo C
- Conteúdo da alínea 3 Objetivo D
- Conteúdos da alínea 4 Objetivo E
- Conteúdo da alínea 5 Objetivo F
- Conteúdo da alínea 9.1 Objetivo G
- Conteúdo da alínea 9.4 Objetivo H
- Conteúdos das alíneas 6, 7, 8 e 9 Objetivo I
- Conteúdos das alíneas 6 e 9 Objetivo J
- Conteúdo da alínea 10 Módulo
Atividades Ar Livre e Exploração da Natureza: Objetivo A
- Conteúdo da alínea 1 Objetivo B
- Conteúdos das alíneas 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 Objetivo C
- Conteúdos das alíneas 2 e 3 Objetivo D
- Conteúdos das alíneas 7, 9 e 15 Objetivo E
- Conteúdo da alínea 9 Objetivo F-
Conteúdo da alínea 11 Objetivo G
- Conteúdos das alíneas 4, 5 e 14
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de Ensino: I - Exposição de conteúdos; II - Questionamento; III - Realização de aulas práticas; IV - Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto real; V - Ensino por Descoberta Guiada; VI - Prática Pedagógica.
Avaliação
Em cada módulo optar por avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O aluno deve cumprir 2/3 de presenças para aceder à avaliação contínua. Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal. Avaliação Contínua: Portefólio de Jogos (25%; nota mínima de 10 valores) Avaliações Práticas (60%; nota mínima de 10 valores) Tarefa de Aula (15%) Exame Final: Exame prático (60%; nota mínima: 10 valores) Prova Oral (15%; nota mínima: 10 valores) Portefólio de Jogos (25%; nota mínima: 10 valores) Para transitar na unidade curricular o aluno deverá ter uma média final igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os métodos de ensino são utilizados para que o aluno consiga atingir com sucesso os objetivos da Unidade Curricular. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino e os Objetivos da Aprendizagem:
Módulo Jogos, Atividades de Enriquecimento Curricular e Expressivas:
Objetivos A, B, D e E - Metodologias de Ensino I e II
Objetivos C, F, G, H, F e J - Metodologias de Ensino III, IV, V e VI
Módulo Atividades ao Ar Livre e de Exploração da Natureza:
Objetivo A - Metodologias de Ensino I e II
Objetivos B, C, D, E, F, H - Metodologias de Ensino II, IV, V e VI
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
American College of Sports Medicine (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.Santos-Rocha, R., Simões, V. & Magalhães, N. (2016). Escola Ativa ¿ Atividade Física e Saúde em Contexto Escolar. Rio Maior: Escola Superior de Desporto de Rio Maior. ISBN: 978-989-8768-10-0 (edição impressa); 978-989-8768-13-1 (edição digital).Simões, V. & Ramos, L. (2016). Comunicar com as crianças e com os pais/encarregados de educação. In Santos-Rocha, R., Simões, V., Magalhães, N. (Eds.), Escola Ativa ¿ Atividade Física e Saúde em Contexto Escolar (Ch.9). ISBN: 978-989-8768-10-0 (edição impressa); 978-989-8768-13-1 (edição digital).Simões, V. & Ramos, L. (2016). 100 Jogos para uma Escola Ativa ¿ Brincar a Jogar para Exercitar! Rio Maior: Escola Superior de Desporto de Rio Maior. ISBN 978-989-8768-11-7 (edição impressa); 978-989-8768-12-4 (edição digital).