• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS3103
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sistemática do Desporto II

Código: LLCFS3103    Sigla: SD II
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 110 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 37,5 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 4 10,00
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   6,40
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   3,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

 esporto coletivos - Proporcionar uma vivência diversificada das modalidades Futsal, Andebol, Basquetebol, Voleibol de modo a contribuir para o domínio técnico dos conteúdos fundamentais, valorizando as formas jogadas. - Realizar exercícios e jogos de aquecimento, valorizando o resultado, a componente lúdica e o espírito de equipa - Valorizar o processo de construção e adaptação de materiais e engenhos para a construção de situações de maior riqueza motora e lúdica - Aprender a respeitar as regras de segurança e de preservação infra estruturas desportivas - Realizar jogos e estafetas com a integração de várias habilidades - Realizar Jogos infantis e tradicionais (abordagem de práticas lúdico-motoras associadas á cultura popular)
Natação - Conhecer as etapas básicas da adaptação ao meio aquática - Conhecer todas as condicionantes regulamentares inerentes á Natação Pura Desportiva- Conhecer e dominar todos os termos técnicos associados às técnicas de nado.

Conteúdos programáticos

Desportos coletivos - Estratégias de equipa e práticas específicas (técnica e Tática) dos jogos desportivos coletivos (JDC) nomeadamente andebol (A) basquetebol (B), futsal (F) e voleibol (V). Técnicas específicas dos jogos desportivos coletivos, avaliadas em diferentes situações de jogo (posse de bola, contra-ataque, situação de bola parada, jogada tática, controlo de tempo, situações de desvantagem ou superioridade numérica, jogo em espaço reduzido. Jogo Composto por diferentes elementos como ocupação do espaço, disputa da bola, deslocamento, manejo de bola, toque de bola, finalização e as suas principais regras. Natação: As técnicas de nado estilo Mariposa, Costas, Bruços, crol,. as viragens a realizar são viragens das prova de 200m estilos A chegada é na técnica de crol. A partida é na técnica de Mariposa. Estas tarefas técnicas compõem uma prova de 200m estilos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O estudo do contexto, princípios das modalidades abordadas dota os estudantes dos conhecimentos necessários para que compreendam o processo ensino da natação e desportos coletivos (A). O estudo das definições e princípios do modelo de aprendizagem dota os estudantes dos conhecimentos necessários para distinguir os seus elementos constituintes e reconhecer os principais fatores que determinam eficiência das técnicas das diferentes modalidades. Complementarmente, o estudo de múltiplos métodos de ensino aprendizagem dota os estudantes das competências necessárias para os identificar. O estudo de múltiplos métodos de exploração dota os estudantes das competências necessárias para criar representações visuais ou físicas que ponham em evidência hipóteses de inovação de tarefas de aprendizagem e para preparar situações de teste que permitam informar iterações futuras no processo de aprendizagem e formação. objetivos relacionados com conhecimento de base são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos alunos e avaliados através de teste pratico e de discussão durante as revisões de caso, bem como fichas práticas. Os objetivos de integração e aplicação são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios e da realização e discussão em contexto de aula das tarefas relacionadas com o caso, e avaliados através das revisões de caso e das apresentações.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas Teórica-Práticas - Apresentação das atividades e tarefas com explicação das características, objetivos e possibilidades de realização noutros contextos; Realização e experimentação de exercícios; Organização em pequenos grupos Final Desportos Coletivos e Natação
As metodologias de ensino utilizadas propõem abordagens, princípios distintos para facilitar a aprendizagem em aulas teórico-praticas
Apresentação das atividades e tarefas com explicação das características, objetivos e Organização em pequenos grupos:
Os alunos são informados na aula anterior sobre os conteúdos a abordar na aula seguinte para que estes sejam lecionados em regime de debate e de exploração.
Apresentação das atividades e tarefas com explicação das caraterísticas, objetivos e possibilidades de realização noutros contextos.
Realização e experimentação de exercícios com organização em pequenos grupos.
Ensino individualizado: ajustando a instrução e estilos de aprendizagem de acordo com as necessidades de cada aluno, permitindo um ritmo personalizado;
Aprendizagem focada em problemas (PBL - Problem-Based Learning) procurando a resolução de problemas específicos com base na literatura e investigação;
Aprendizagem cooperativa: Trabalho em grupo com intuito de obter objetivos comuns, promovendo cooperação, habilidades e competência sociais, de forma a responsar o aluno na sua aprendizagem;
Realização de seminários (online e/ou presencial) da Unidade Curricular para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos;
Promover a criação de debates e novos tópicos de discussão;
Utilização de vídeos para análises, in loco, de determinados conteúdos;
A produção dos elementos de avaliação é apoiada durante as aulas; Aplicação exercícios práticos de fichas de avaliação no final de blocos de conteúdos.
Aprendizagem baseada em transmissão de informação e aquisição de competências dando preferências as competências científicas e técnicas
Ensino com descoberta guiada, promovendo iniciativa e exploração de conceitos, investigando e experimentando em contexto real.
Visitas a empresas e Instituições que tenham produtos os serviços que se articulam com os conteúdos programáticos.
Jogos Desportivos Coletivos


Avaliação

Os alunos poderão optar por um dos dois modelos de avaliação, avaliação continua desde que possuam a assiduidade legalmente estabelecida, se não possuírem este número de presenças aos alunos terão obrigatoriamente que se sujeitar à modalidade de avaliação final, em ambos os módulos.
Para acesso à avaliação contínua, os alunos terão de cumprir 2/3 de presenças por módulo (no mínimo) às aulas quer presenciais, quer à distância, bem como as visitas as instituições ou locais de interesse para os conteúdos da UC.
Modelo de Avaliação Contínua em cada um dos módulos: Tarefas no moodle - TM (50%) Avaliação Prática ¿ AP (50%) avaliação do desempenho técnico, participação e atitude crítica perante as situações pedagógicas realizadas. As avaliações dos módulos são distintas, tendo o aluno para ser aprovado ter uma nota igual ou superior a 9,5 em cada um deles.
A nota de cada bloco é a obtida pela soma da avaliação prática abrange tarefas relacionadas às técnicas de jogo, estratégias de equipa e práticas específicas dos jogos desportivos coletivos (JDC) nomeadamente andebol (A) basquetebol (B), futsal (F) e voleibol (V). A avaliação prática é composta por diversas componentes, cada uma com seu peso específico:
Tarefas Técnicas (8 pontos ¿ 2(A) + 2(B) + 2(F) + 2(V)):
Incluindo técnicas específicas dos jogos desportivos coletivos, avaliadas em diferentes situações de jogo (posse de bola, contra-ataque, situação de bola parada, jogada tática, controlo de tempo, situações de desvantagem ou superioridade numérica, jogo em espaço reduzido.Jogo (8 pontos ¿ 2(A) + 2(B) + 2(F) + 2(V)):
Composto por diferentes elementos como ocupação do espaço, disputa da bola, deslocamento, manejo de bola, toque de bola, finalização e as suas principais regras.
Assiduidade, Pontualidade, Empenho, Participação e Intervenção (4 pontos - 1(A) + 1(B) + 1(F) + 1(V)):
Refletindo a presença, organização, pontualidade, esforço, participação e apoio aos colegas.
Natação:
As técnicas de nado tem valor de 8 pontos, sendo para cada uma delas 2 pontos e terá de realizar 50m de cada estilo Mariposa, Costas, Bruços, crol,
As Viragens tem um valor de 7 pontos, cada 1 ponto. As viragens a realizar são viragens das prova de 200m estilos 
Chegada t- 1 ponto. A chegada é na técnica de crol.
Partida - 1 ponto. A partida é na técnica de Mariposa.
Estas tarefas técnicas compõem uma prova de 200m estilos.
Assiduidade e pontualidade- 1 ponto.
Empenho e participação - 1 ponto.
Intervenção e apoio junto dos colegas tem um valor de 1 ponto
Tarefa de moodle em ambos os Blocos: entregar as fichas produzidas ao longo da avaliação continua (20%) resumo dos conteúdos ministrados (80%al: Modelo de Avaliação Contínua em cada um dos blocos: Tarefas no moodle (50%) Avaliação Prática( 50%) avaliação do desempenho técnico e participação e atitude crítica perante as situações pedagógicas realizadas.
avaliação Final: avaliação escrita 50% + avaliação pratica 50%
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O estudo do contexto, princípios das modalidades abordadas dota os estudantes dos conhecimentos necessários para que compreendam o processo ensino da natação e desportos coletivos (A). O estudo das definições e princípios do modelo de aprendizagem dota os estudantes dos conhecimentos necessários para distinguir os seus elementos constituintes e reconhecer os principais fatores que determinam eficiência das técnicas das diferentes modalidades. Complementarmente, o estudo de múltiplos métodos de ensino aprendizagem dota os estudantes das competências necessárias para os identificar. O estudo de múltiplos métodos de exploração dota os estudantes das competências necessárias para criar representações visuais ou físicas que ponham em evidência hipóteses de inovação de tarefas de aprendizagem e para preparar situações de teste que permitam informar iterações futuras no processo de aprendizagem e formação. objetivos relacionados com conhecimento de base são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos alunos e avaliados através de teste pratico e de discussão durante as revisões de caso, bem como fichas práticas. Os objetivos de integração e aplicação são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios e da realização e discussão em contexto de aula das tarefas relacionadas com o caso, e avaliados através das revisões de caso e das apresentações.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


García, J. (1991). Balonmano, Fundamentos y Etapas de Aprendizage. Madrid: Editorial Gymnos.Henriques, J. (2007). Basquetebol. Manual para professores e treinadores de jovens. Teamwork Edições, Porto. . Pacheco, R. (2000). O Ensino do Futebol: Futebol de 7 - Um jogo de iniciação ao Futebol de 11.Edição do Autor.Polo, A. (2008). Futsal. Metodologia e didática na aprendizagem. Phorte Editora. São Paulo. Brasil. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: Edições FMH e FAP.NataçãoChollet, D. (1990). Approache scientifique de la natation sportive. Paris: Vigot.Hannula, D. (1995) Coaching Swimming Sucessfully . Champaign Illinois. Human Kinetics.Hannula, D., Thornton, N. (2001). The Coaching Bible. Human Kinetics. USA.Maglisho, .Moreno, J. ª M., Gutierres, M. (1998). Actividades aquáticas educativas. INDE.Schmidt, P. (1997). De la decouverte à la performance. Paris Éditions Vigot.

Observações