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Sistemática do Desporto III

Código: LLCFS3123    Sigla: SD III
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 86 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 37,5 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 7,50
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   1,00
Mafalda Filipa dos Santos Bernardino   4,50
Paulo Jorge Paixão Miguel - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristiana Isabel André Mercê - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer as características, vantagens e limitações, condicionantes e cuidados a ter na utilização de diferentes contextos da prática de exercício ao ar livre;
2. Conhecer as modalidades de Fitness ao ar livre, as suas características e especificidades técnicas;
3. Conhecer a estrutura e as componentes de uma sessão de fitness adaptada ao contexto de ar livre.
4. Saber executar e ensinar a técnica específica de cada forma de exercício ao ar livre;
5. Saber planear e organizar sessões de fitness ao ar livre, para promoção ou manutenção da saúde e condição física;
6. Saber aplicar os métodos de treino às modalidades de fitness de ar livre, para promoção ou manutenção da saúde e condição física;
7. Saber receber e preparar os praticantes para uma sessão de fitness ao ar livre;
8. Lecionar sessões de Fitness ao ar livre, utilizando uma instrução e controlo adequados, criando um bom clima e motivando os praticantes.

Conteúdos programáticos

A. Características dos contextos da prática de exercício ao ar livre: i) Contruído/humanizado - exercício cinzento; ii) Natural - exercício verde, azul e/ou castanho;
B. Modalidades de fitness ao ar livre: i) running, ii) treino de força por calistenia, iii) pliometria, iv) Bootcamp, v) corridas de obstáculos, vi) aulas temáticas, vii) treino em ginásios ar livre, viii) outras;
C. Técnica de execução, postura e prevenção de lesões relativas às diferentes modalidades;
D. Metodologia do treino cardiorrespiratório e de força aplicada às modalidades de fitness ao ar livre, i) estrutura da sessão, ii) métodos de treino e aplicação prática dos mesmos, iii) elaboração e organização de um programa de exercício;
E. Intervenção prática / role play: i) receber e preparar os praticantes para a sessão de treino, ii) posicionamento do professor em relação aos praticantes, iii) instrução, iv) controlo, v) afetividade, vi) planeamento e organização da sessão, vii) prática simulada.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se preparar os estudantes para a intervenção profissional futura, pela promoção da aquisição de conhecimentos e competências em modalidades de fitness ao ar livre para a promoção da manutenção e/ou melhoria da condição física e saúde.
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos desta UC:
Objetivo 1 » Conteúdo A
Objetivo 2 » Conteúdos B e C
Objetivo 3 » Conteúdo D
Objetivo 4 » Conteúdos B e D
Objetivos 5 e 6 » Conteúdo D
Objetivo 7 » Conteúdo E
Objetivo 8 » Conteúdos A a E

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas sessões teórico-práticas, são utilizadas várias metodologias de ensino, incluindo: i) o método expositivo; e métodos de aprendizagem mais ativos, tais como ii) questionamento, iii) descoberta guiada, iv) análise, reflexão e discussão em grupo, v) experimentação prática dos conteúdos/modalidades e vi) simulação (role play).

A utilização combinada das diversas metodologias na unidade proporciona diversos benefícios aos alunos. O método expositivo contribui para o estabelecimento de uma sólida base teórica, enquanto o questionamento e a descoberta guiada promovem o pensamento crítico e a autonomia, capacidades estas fundamentais para todos os técnicos superiores de exercício. A análise em grupo estimula a partilha de perspetivas, enriquecendo a compreensão coletiva. A experimentação prática consolida os conhecimentos teóricos e permite o treino da sua aplicação, enquanto a simulação, através do role play, cria ambientes simulados que preparam os alunos para desafios do mundo real. Em conjunto, essas abordagens proporcionam uma aprendizagem abrangente, envolvente e eficaz.


Avaliação

Os alunos devem optar entre dois processos de avaliação: i) a avaliação contínua ou ii) exame final. A avaliação contínua apenas se encontra disponível durante a época normal, considerando-se que o estudante optou por este modelo de avaliação após realizar qualquer um dos elementos de avaliação previstos no mesmo.
Para realizar o processo de avaliação contínua os estudantes necessitam de participar em pelo menos 2/3 das aulas. Não são consideradas presenças mínimas para aceder ao processo de avaliação por exame final.

Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação.
Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
Avaliação contínua:
Nota final = teste teórico (elemento individual, 40%) + avaliação prática (elemento individual ou de grupo, 30%) + exercícios em aula (elemento individual ou de grupo, 30%)
Estão dispensados de exame final os estudantes que obterem em avaliação contínua uma nota final igual ou superior a 10 valores.
Os estudantes que optarem pelo processo de avaliação contínua não podem realizar exame final na época normal.
Exame final:
Nota final = teste teórico (elemento individual, 40%) + avaliação prática (elemento individual, 30%) + prova oral (elemento individual, 30%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular é eminentemente ligada à prática, mas com forte conhecimento e compreensão dos pressupostos teóricos e das metodologias associadas. Pretende-se assim incutir conhecimentos e competências que permitiram uma intervenção de sucesso na área e contextos específicos inerentes. Neste sentido serão utilizados métodos mais expositivos, intercalados por estratégias de questionamento e descoberta guiada, para permitir um domínio aprofundado dos conteúdos que resultará numa intervenção prática segura e conhecedora dos seus fundamentos e estratégias de ajustamento. Todas as aulas incluirão situações de prática que vão consolidar as aprendizagens.
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino nesta UC:
Objetivo 1 » Metodologias i) a v)
Objetivo 2 » Metodologias i), ii), iii) e v)
Objetivo 3 » Metodologias i), ii), iv) e v)
Objetivo 4 » Metodologias v)
Objetivo 5 » Metodologias i) a vi)
Objetivo 6 » Metodologias i) a vi)
Objetivo 7 » Metodologias i) a vi)
Objetivo 8 » Metodologias i) a vi)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM (2021). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11 ed). Wolters Kluwer
ACSM. (2018). ACSMs Health-Related Physical Fitness Assessment Manual (5ed). Wolters Kluwer
Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2019). Periodization: Theory and Methodology of Training (6th ed). Human Kinetics
Haff, G.G. & Triplett, N.T. (2015). Essentials of Strength Training and Conditioning. National Strength and Conditioning Association (4th ed). USA, Champaign: Human Kinetics.
Lawrence, M. (2014). The Complete Guide to Outdoor Workouts (1st ed). Bloomsbury Sport
Reuter, B. (Ed.). (2012). Developing Endurance, by NSCA. Human Kinetics Publishers
Marini, S., Mauro, M., Grigoletto, A., Toselli, S., & Maietta Latessa, P. (2022). The Effect of Physical Activity Interventions Carried Out in Outdoor Natural Blue and Green Spaces on Health Outcomes: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health, 19(19), 12482
Schurman, C. & churman, D. (2009). The Outdoor Athlete. Champaign, IL: Human Kinetics 

Observações

Em caso de pandemia, as aulas presenciais poderão ser substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Os elementos de avaliação também poderão ser reajustados, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (e.g., as apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).