Código: | LLCFS3165 | Sigla: | Fit IV | |
Área Científica: | Técnico-Pedagógica |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 98 | Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 | 2º | 8 | 120 | 200 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
CARDIOFITNESS (CF); HIDROGINÁSTICA (HG); INDOOR CYCLING (IC); MUSCULAÇÃO 2 (MC).
CF: 1. Conhecer: objetivos e benefícios. 2. Conhecer e aplicar: ergómetros; estrutura do treino; plano de treino; planeamento e periodização; métodos treino; intervenção pedagógica. 3. Planear e lecionar treino.
HG: 1. Conhecer: características; equipamento; envolvimento aquático, segurança, variantes. 2. Conhecer e saber aplicar: leis físicas e propriedades água; materiais; profundidades; música; técnicas; estrutura da aula; métodos de ensino; intervenção pedagógica; planeamento; segurança do instrutor. 3. Planear e lecionar aula.
IC: 1. Conhecer: origem e evolução, objetivos e benefícios; equipamento. 2. Conhecer e saber aplicar: bicicleta; técnicas; música; RPM; intensidade; métodos de treino; estrutura da aula; encenação; intervenção pedagógica; planeamento; periodização. 3. Planear e lecionar aula.
CF: A. Objetivos e benefícios; B. Ergómetros; C. Estrutura da sessão; D. Prescrição do exercício; E. Métodos de treino; F. Planeamento e periodização; H. Intervenção pedagógica.
HG: A. Origem e evolução; B. Objetivos, benefícios; C. Envolvimento aquático; D. Leis físicas e propriedades da água; E. Profundidade; F. Equipamento; H. Materiais; I. Música; J. Exercícios; K. Estrutura da aula; L. Métodos de aula; M. Métodos de ensino; N. Segurança; O. Planeamento e intervenção pedagógica; P. Shallow water e deep water.
IC: A.Objetivos, benefícios; B. Equipamento; C. Bicicleta; D. Cadência e resistência; E. Música; F. Técnicas; G. Estrutura da aula; H. Prescrição do exercício; I. Métodos de treino e periodização; J. Encenação; K. Planeamento e intervenção pedagógica.
MC 2: A. Treino funcional; B. Programas e métodos de treino avançados; C. Periodização.
Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
CF: OA 1-CP A; OA 2-CP B, V, D, E, F, H; OA 3-CP F e H;
HG: OA 1-CP A, B, C, F, H, N; OA 2- CP D, E, I, J, K, L, M, O, P; OA 3- CP O
IC: OA 1-CP A, B; OA 2- CP C, D, E, F, G, H, I, J; AO 3-CP K
MC2: OA 1- CP A, B, C
Metodologias de Ensino:I. Análise e discussãoII. Exposição de conteúdosIII. QuestionamentoIV. Aulas práticasV. Exercícios TPVI. Prática pedagógicaVII. Auto-análiseVIIIObservaçãoIXAvaliação PX. Avaliação TXI.Documentos de apoio
Em cada módulo optar por avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O aluno deverá cumprir um mínimo 2/3 de presenças em cada um dos módulos da unidade curricular para poder aceder à avaliação contínua. Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação.
Módulos: Cardiofitness (CF); Hidroginástica (HG), Indoor Cycling (IC) e Musculação (MC).
CF: AvC: Teste Teórico (40%; mín10V); Teste Prático(40%;mín10v); Exercícios em aula(20%;mín10v). ExF: Teste Teorico (40%;mín10V);); Teste Prático (40%;mín10V); Oral (20%;mín10v).
HG: AvC: Teste Teórico (30%; mín10V); Teste Prático ( 50%;mín10V); Tarefas.(20%).
ExF: Teste Teórico (30%;mín10V); Teste Prático (50%;mín10V); Oral (20%;mín10V).
IC: AvC: Teste Teórico (35%;mín10V); Teste Prático (40%;mín10V); Relatórios(15%); Exercícios (10%).
ExF: Teste Teórico(35%;mín10V); Teste Prático (40%; mín10V); Oral (25%;mín10V).
MC: AvC: Teste Teórico-Parte1(50%;mín10V); Teste Teórico-Parte 2(50%;mín10V).
ExF: Teste Teórico-Parte1(50%;mín10V); Teste Teórico-Parte 2(50%;mín10V)
Classificação final da UC Fitness IV=(CF*1,75+HG*2+IC*1,5+MC*1,75)/7.
As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
CF:
ACSM (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer.
AEA (2017). Aquatic Fitness Professional Manual (7th Ed.). Champaign: Human Kinetics.
Gentil, P. (2019). Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia (6.ª Ed.). Rio de Janeiro: Sprint.
Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2018). Periodization: Theory and Methodology of Training. (6th Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
Correia, P. P.; Mil-Homens, P.; & Mendonça, G. V. (Eds.; 2017). Treino da Força: Avaliação, Planeamento e Aplicações. Volume II. Cruz Quebrada: FMH.
Mil-Homens, P.; Correia, P. P. & Mendonça, G. V. (Eds.; 2015). Treino da Força: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Cruz Quebrada: FMH.
Sanders, M. (2000). YMCA Water Fitness for Health. Champaign: National Council of YMCA
Shechtman, N. (2015). Indoor Cycling: Basics & Beyond. Champaign: Human Kinetics.