• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS3166
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fitness V

Código: LLCFS3166    Sigla: FIT V
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 75 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 7 105 175

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-3-T3

Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

DCFS-3-T2

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 3,50

DCFS-3-T1

Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 9,00
Diana Carvalho Filipe - ESD   0,80
Isabel dos Santos Vieira   1,60
Joana Prior de Freitas - ESD   0,40
Liliana Ricardo Ramos - ESD   1,50
Marco António Colaço Branco - ESD   0,80
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,80
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva - ESD   0,60
Roberto Alves Coelho   0,80
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 12,00
Diana Carvalho Filipe - ESD   0,80
Isabel dos Santos Vieira   1,60
Joana Prior de Freitas - ESD   0,40
Liliana Ricardo Ramos - ESD   2,00
Marco António Colaço Branco - ESD   0,80
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   1,60
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva - ESD   0,60
Roberto Alves Coelho   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Liliana Ricardo Ramos - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

MÓDULOS: Variação Atividades Expressivas e Coreográficas (VAEC)|Variação Atividades Atléticas (VAA)|Body&Mind(BM)|Periodização do Treino em Aulas Grupo (PAG).

VAEC-Combat, Latinas, Pré-Coreografadas: 1. Conhecer origem, objet, benefícios, caract, metodol; 2. Conhecer e saber realizar exercícios, passos/técnicas. 3. Planear e lecionar aula; 
VAA- Jump, Treino Suspensão, Treino Intervalado/Circuito e Instabilidade 1. Conhecer origem, obj., ben, características, metodologias; 2. Conhecer erealizar exercícios/ técnicas; 3. Planear e lecionar aula/exercícios. 
BM: 1. Conhecer obj, ben., caract. 2. Conhecer e aplicar: princípios, estrutura aula, música, postura, respiração, relaxamento, concentração,Yoga,Pilates, desenvolvimento pessoal; 3. Planear e lecionar aula. 
PAG: Conhecer: 1. Fundamentos prescrição e periodização; 2. Características, condicionantes 3. Objetivos AG; 4. Capacidades vs nível; 5. Variáveis treino; 6. Adaptação p/ periodização. Elaborar: 7. Plano aula; 8. Unidade Didática. 

Conteúdos programáticos

VAEC: A. Origem, objetivos, benefícios; B. Características, exercícios/técnicas; C. Ensino, intervenção pedagógica, métodos e metodologias de atividades.
VAA: A. Origem, objetivos, benefícios; B. Características, exercícios/técnicas; C. Ensino, intervenção pedagógica, métodos e metodologias de atividades:
BM: A. Objetivos e benefícios. B. Treino de consciência postural e corporal. C. Técnicas de força, equilíbrio e flexibilidade. D. Respiração. E. Técnicas de relaxamento. F. Concentração e meditação. G. Yoga. H. Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. I. Pilates. J. Música. K. Estrutura das aulas. L. Planeamento e intervenção pedagógica.
PGC: Fundamentos de: A. prescrição; B. Periodização. C. Características e condições das aulas de grupo. D. Objectivos das aulas de grupo. E. Habilidades vs Níveis dos Alunos. F. Variáveis de treino. G. Informações para adaptação da periodização. H. Plano de aula. I. Unidade Didática.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
VAEC: OA 1-CP A; OA 2-CP B; OA 3-CP C
VAA: OA 1-CP A; OA 2-CP B; OA 3-CP C
BM: OA 1-CP A; OA 2- CP B, C, D, E, F, G, H, I, J, K; OA 3-CP L
PAG: OA 1 - CP A, B; OA 2 ¿ CP C; OA3 ¿ CP D; OA4 ¿ CP E; OA5 ¿ CP F; OA6 ¿ CP G; OA7 ¿ CP H; OA8 ¿ CP I

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

I. Análise e discussão; II. Exposição de conteúdos; III. Questionamento; IV. Aulas práticas; V. Exercícios TP; VI. Prática pedagógica; VII. Auto-análise; VIII. Observação; IX. Avaliação P; X. Avaliação T; XI. Documentos de apoio


Avaliação

Em cada módulo optar por avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O aluno deve cumprir 2/3 de presenças para aceder a avaliação contínua.
Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Módulos: Variação de Atividades Expressivas e Coreográficas (VAEC); Variação de Atividades Atléticas (VAA), Body&Mind (BM); Periodização do Treino em Aulas de Grupo (PAG).
VAEC: AvC: Teste Teórico(25%; mín10V); Teste Prático(75%;mín10v); ExF: Teste Teórico(25%;mín10V);); Teste Prático (75%;mín10V);
VAA: AvC: Teste Teórico(30%; mín10V); Teste Prático(70%;mín10v); ExF: Teste Teórico(30%;mín10V);); Teste Prático (70%;mín10V);
BM: AvC: Teste Teórico(30%;mín10V); Teste Prático(50%;mín10V); Exercícios em aula(20%). ExF: Teste Teórico (30%;mín10V); Teste Prático (50%; mín10V); Oral(20%;mín10V).
PAG: AvC: TrabalhoEscrito-(50%;mín10V); Apresentação trabalho (30%;mín10V); Tarefas aula (20%). ExF: Trabalho Escrito-(50%;mín10V); Apresentação trabalho (50%;mín10V)
Classificação final UC Fitness V =(VAEC*1,5+VAA*2+BM*2+PAG*1,5)/7

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
VAEC:
Combat
OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI
AO 4, 5, 6, 7 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
Latinas
OA 1, 2, 3, 4 - ME I, II, III, X, XI
OA 5, 6, 7, 8 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
Pré-Coreografadas
OA 1, 2 - ME I, II, III, X, XI
OA 3, 4, 5 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
VAA:
Jump
OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI
AO 4, 5, 6 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
Treino de Instabilidade
OA 1, 2- ME I, II, III, X, XI
OA 3,4 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
Treino de Suspensão
OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI
OA 4, 5, 6, 7 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
Treino em Circuito
OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI
OA 4, 5, 6 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
Treino Intervalado
OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI
OA 4, 5, 6 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
BM:
OA 1,5¿ ME I, II, III, X, XI
OA 2, 3, 4, 6, 7,8 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX
PAG:
OA 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 - ME I, II, III, X, XI

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer; Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2018). Periodization: Theory and Methodology of Training. (6th Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics; Buchheit, M., Laursen, P.B. (2013). High-Intensity Interval Training, Solutions to the Programming Puzzle. Sports Medicine, 43, 313¿338. https://doi.org/10.1007/s40279-013-0029-x; Buchheit, M., Laursen, P.B. (2013). High-Intensity Interval Training, Solutions to the Programming Puzzle. Sports Medicine 43, 927¿954. https://doi.org/10.1007/s40279-013-0066-5; Correia, A. (2010; Ed.). Manual de Yoga. Cruz Quebrada: Edições FMH.; Correia, P. P.; Mil-Homens, P.; & Mendonça, G. V. (Eds.; 2017). Treino da Força: Avaliação, Planeamento e Aplicações. Volume II. Cruz Quebrada: FMH; Isacowitz, R. & Clippinger, K. (2011). Pilates Anatomy. Champaign: Human Kinetics; Kennedy, C. A. & Yoke, M. M. (2014).