Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
MÓDULOS: Variação Atividades Expressivas e Coreográficas (VAEC)|Variação Atividades Atléticas(VAA)|Body&Mind(BM)|Periodização do Treino em Aulas Grupo (PAG).
VAEC: A. Origem, objetivos, benefícios; B. Características, exercícios/técnicas; C. Ensino, intervenção pedagógica, métodos e metodologias de atividades. VAA: A. Origem, objetivos, benefícios; B. Características, exercícios/técnicas; C. Ensino, intervenção pedagógica, métodos e metodologias de atividades: BM: A. Objetivos e benefícios. B. Treino de consciência postural e corporal. C. Técnicas de força, equilíbrio e flexibilidade. D. Respiração. E. Técnicas de relaxamento. F. Concentração e meditação. G. Yoga. H. Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. I. Pilates. J. Música. K. Estrutura das aulas. L. Planeamento e intervenção pedagógica. PGC: Fundamentos de: A. prescrição; B. Periodização. C. Características e condições das aulas de grupo. D. Objectivos das aulas de grupo. E. Habilidades vs Níveis dos Alunos. F. Variáveis de treino. G. Informações para adaptação da periodização. H. Plano de aula. I. Unidade Didática.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA). VAEC: OA 1-CP A; OA 2-CP B; OA 3-CP C VAA: OA 1-CP A; OA 2-CP B; OA 3-CP C BM: OA 1-CP A; OA 2- CP B, C, D, E, F, G, H, I, J, K; OA 3-CP L PAG: OA 1 - CP A, B; OA 2 ¿ CP C; OA3 ¿ CP D; OA4 ¿ CP E; OA5 ¿ CP F; OA6 ¿ CP G; OA7 ¿ CP H; OA8 ¿ CP I
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
I. Análise e discussão; II. Exposição de conteúdos; III. Questionamento; IV. Aulas práticas; V. Exercícios TP; VI. Prática pedagógica; VII. Auto-análise; VIII. Observação; IX. Avaliação P; X. Avaliação T; XI. Documentos de apoio
Avaliação
Em cada módulo optar por avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O aluno deve cumprir 2/3 de presenças para aceder a avaliação contínua. Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico. Módulos: Variação de Atividades Expressivas e Coreográficas (VAEC); Variação de Atividades Atléticas (VAA), Body&Mind (BM); Periodização do Treino em Aulas de Grupo (PAG). VAEC: AvC: Teste Teórico(25%; mín10V); Teste Prático(75%;mín10v); ExF: Teste Teórico(25%;mín10V);); Teste Prático (75%;mín10V); VAA: AvC: Teste Teórico(30%; mín10V); Teste Prático(70%;mín10v); ExF: Teste Teórico(30%;mín10V);); Teste Prático (70%;mín10V); BM: AvC: Teste Teórico(30%;mín10V); Teste Prático(50%;mín10V); Exercícios em aula(20%). ExF: Teste Teórico (30%;mín10V); Teste Prático (50%; mín10V); Oral(20%;mín10V). PAG: AvC: TrabalhoEscrito-(50%;mín10V); Apresentação trabalho (30%;mín10V); Tarefas aula (20%). ExF: Trabalho Escrito-(50%;mín10V); Apresentação trabalho (50%;mín10V) Classificação final UC Fitness V =(VAEC*1,5+VAA*2+BM*2+PAG*1,5)/7
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA). VAEC: Combat OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI AO 4, 5, 6, 7 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX Latinas OA 1, 2, 3, 4 - ME I, II, III, X, XI OA 5, 6, 7, 8 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX Pré-Coreografadas OA 1, 2 - ME I, II, III, X, XI OA 3, 4, 5 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX VAA: Jump OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI AO 4, 5, 6 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX Treino de Instabilidade OA 1, 2- ME I, II, III, X, XI OA 3,4 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX Treino de Suspensão OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI OA 4, 5, 6, 7 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX Treino em Circuito OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI OA 4, 5, 6 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX Treino Intervalado OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, X, XI OA 4, 5, 6 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX BM: OA 1,5¿ ME I, II, III, X, XI OA 2, 3, 4, 6, 7,8 - ME IV, V, VI, VII, VIII, IX PAG: OA 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 - ME I, II, III, X, XI
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer; Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2018). Periodization: Theory and Methodology of Training. (6th Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics; Buchheit, M., Laursen, P.B. (2013). High-Intensity Interval Training, Solutions to the Programming Puzzle. Sports Medicine, 43, 313¿338. https://doi.org/10.1007/s40279-013-0029-x; Buchheit, M., Laursen, P.B. (2013). High-Intensity Interval Training, Solutions to the Programming Puzzle. Sports Medicine 43, 927¿954. https://doi.org/10.1007/s40279-013-0066-5; Correia, A. (2010; Ed.). Manual de Yoga. Cruz Quebrada: Edições FMH.; Correia, P. P.; Mil-Homens, P.; & Mendonça, G. V. (Eds.; 2017). Treino da Força: Avaliação, Planeamento e Aplicações. Volume II. Cruz Quebrada: FMH; Isacowitz, R. & Clippinger, K. (2011). Pilates Anatomy. Champaign: Human Kinetics; Kennedy, C. A. & Yoke, M. M. (2014).