• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS3224
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Coaching e Wellness

Código: LLCFS3224    Sigla: CW
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 35 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 0 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Paulo Jorge Paixão Miguel - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Jorge Paixão Miguel - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

i. Conhecer o Coaching e as suas diferentes especialidades; ii. Conhecer o Wellness e as respetivas 7 dimensões; iii. Conhecer e utilizar as principais ferramentas e tarefas de coaching; iv. Disponibilizar-se para a mudança, o mecanismo essencial em qualquer processo de coaching; v. Saber definir metas e objetivos; vi. Tomar consciência da sua própria realidade; vi. Responsabilizar-se pelos resultados alcançados; viii. Utilizar e Integrar conhecimentos adquiridos para melhorar a sua própria saúde, bem-estar e qualidade de vida (wellness).

Conteúdos programáticos

1. O que é Coaching 2. Especialidades de Coaching 3. Wellness Coaching 4. As 7 dimensões do Wellness 5. Ferramentas de Coaching 6. Inteligência Emocional 7. O coach 8. O processo de Coaching

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, abaixo, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).

OA i - CP 1 e 2
OA ii - CP 3 e 4
OA iii - CP 5 e 6
OA iv, v e vi - CP6, 7 e 8
OA viii - Todos os CP consolidados e interligados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A. Exposição de conteúdos de forma interativa; B. Utilização do questionamento; C. Aulas práticas; D. Análise e reflexão e discussão dos temas propostos; E. Exercícios práticos (escrita, role-play, apresentações, etc.); F. Tarefas de coaching (individuais e pequenos grupos) 



Avaliação

Os alunos devem optar entre avaliação contínua (2/3 de presenças como mínimo) ou exame final. Avaliação contínua - Processo de Coaching (40%) Exercícios realizados nas aulas; Relatório de progressão individual; Teste teórico (30%; nota mínima 10 valores); Oral teórico-prática (30%); Exame - Teste teórico (40%; nota mínima para aceder à oral: 10 valores) Oral teórico-prática (60%; nota mínima 10 valores). Alunos em situação especial devem acordar com o regente no inicio da UC, alternativas de avaliação no caso de não terem possibilidade de cumprir com todos os elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As Metodologias de Ensino utilizadas para transmissão e aquisição dos conteúdos preparam os alunos para que estes atinjam os Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Apresenta-se abaixo de forma esquemática, a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME e os Objetivos da Aprendizagem (OA). 

OA i, ii e iii - ME A, B, C e D

OA iv - ME B, D e F

OA v, vi e vii - ME B, C, E e F 

OA viii - Todas as ME interligadas.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Miguel, P.P. (2015) Coaching ¿ As 8 sessões essenciais para atletas, treinadores e outros profissionais do Desporto. Porto. Publindustria. Yuste, F. (2011). Herramientas de Coaching Personal (2ª Ed). Bilbao: Desclée de BrouwerCatalão, J.A.; Penim, A.T.; (2010). Ferramentas de Coaching. Lisboa: Lidel.Gavin, J.; Mcbrearty, M. (2013) Lifestyle wellness Coaching (2nd Ed). Champaign: Human Kinetics. Gutiérrez. D. (2013) Coaching Deportivo ¿ Juega y gana el partido de tu vida dentro y fuera de la cancha. Barcelona. Fútbol de libro. João, M. (2011) 101 Perguntas sobre Coaching. Carnaxide. SmartbookJones, G.; Moorhouse, A.; (2008) Developing Mental Toughness ¿ Gold medal strategies for transforming your business performance. Oxford. Spring Hill. Bertolotto Vallés, G. (2011). Programação Neurolinguística. Lisboa. Estampa.Curro, A. (2009). Libera todo tu Potencial. Malaga. Sirio