Código: | LLCFS3224 | Sigla: | CW | |
Área Científica: | Ciências Sociais e Humanas |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências Sociais e Humanas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 35 | Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 | 2º | 0 | 30 | 75 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
i. Conhecer o Coaching e as suas diferentes especialidades; ii. Conhecer o Wellness e as respetivas 7 dimensões; iii. Conhecer e utilizar as principais ferramentas e tarefas de coaching; iv. Disponibilizar-se para a mudança, o mecanismo essencial em qualquer processo de coaching; v. Saber definir metas e objetivos; vi. Tomar consciência da sua própria realidade; vi. Responsabilizar-se pelos resultados alcançados; viii. Utilizar e Integrar conhecimentos adquiridos para melhorar a sua própria saúde, bem-estar e qualidade de vida (wellness).
1. O que é Coaching 2. Especialidades de Coaching 3. Wellness Coaching 4. As 7 dimensões do Wellness 5. Ferramentas de Coaching 6. Inteligência Emocional 7. O coach 8. O processo de Coaching
Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, abaixo, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
A. Exposição de conteúdos de forma interativa; B. Utilização do questionamento; C. Aulas práticas; D. Análise e reflexão e discussão dos temas propostos; E. Exercícios práticos (escrita, role-play, apresentações, etc.); F. Tarefas de coaching (individuais e pequenos grupos)
Os alunos devem optar entre avaliação contínua (2/3 de presenças como mínimo) ou exame final. Avaliação contínua - Processo de Coaching (40%) Exercícios realizados nas aulas; Relatório de progressão individual; Teste teórico (30%; nota mínima 10 valores); Oral teórico-prática (30%); Exame - Teste teórico (40%; nota mínima para aceder à oral: 10 valores) Oral teórico-prática (60%; nota mínima 10 valores). Alunos em situação especial devem acordar com o regente no inicio da UC, alternativas de avaliação no caso de não terem possibilidade de cumprir com todos os elementos.
As Metodologias de Ensino utilizadas para transmissão e aquisição dos conteúdos preparam os alunos para que estes atinjam os Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Apresenta-se abaixo de forma esquemática, a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
OA i, ii e iii - ME A, B, C e D
OA iv - ME B, D e F
OA v, vi e vii - ME B, C, E e F
OA viii - Todas as ME interligadas.
Miguel, P.P. (2015) Coaching ¿ As 8 sessões essenciais para atletas, treinadores e outros profissionais do Desporto. Porto. Publindustria. Yuste, F. (2011). Herramientas de Coaching Personal (2ª Ed). Bilbao: Desclée de BrouwerCatalão, J.A.; Penim, A.T.; (2010). Ferramentas de Coaching. Lisboa: Lidel.Gavin, J.; Mcbrearty, M. (2013) Lifestyle wellness Coaching (2nd Ed). Champaign: Human Kinetics. Gutiérrez. D. (2013) Coaching Deportivo ¿ Juega y gana el partido de tu vida dentro y fuera de la cancha. Barcelona. Fútbol de libro. João, M. (2011) 101 Perguntas sobre Coaching. Carnaxide. SmartbookJones, G.; Moorhouse, A.; (2008) Developing Mental Toughness ¿ Gold medal strategies for transforming your business performance. Oxford. Spring Hill. Bertolotto Vallés, G. (2011). Programação Neurolinguística. Lisboa. Estampa.Curro, A. (2009). Libera todo tu Potencial. Malaga. Sirio