Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer os fundamentos teóricos de nutrição e suplementação no desporto e exercício; 2. reconhecer a importância de uma correta abordagem nutricional para a maximização do rendimento desportivo, prevenção e recuperação de lesões, assim como para a melhoria da composição corporal; 3. distinguir os diferentes suplementos alimentares e substâncias ergogénicas; 4. identificar as necessidades nutricionais específicas de diferentes modalidades desportivas e tipos de esforço físico e adaptações desejadas; 5. Analisar artigos científicos com espírito crítico e formar opiniões assentes em evidência científica.
Conteúdos programáticos
1) Necessidades energéticas; 2) Macronutrientes (Hidratos de carbono, lípidos e proteínas) e micronutrientes (vitaminas e minerais): caracterização, metabolismo e recomendações para atletas; 3) Necessidades hídricas e equilíbrio hidroeletrolítico; 4) Suplementos alimentares e substâncias ergogénicas: evidência científica, mecanismos de ação, riscos e efeitos secundários; 5) Recomendações nutricionais para perda e aumento de peso; 6) Recomendações nutricionais para desportos de endurance; 7) Recomendações nutricionais para desportos de potência; 8) Estratégias nutricionais para prevenção e recuperação de lesões; 9) Debate sobre tópicos atuais na área da nutrição desportiva.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se preparar os estudantes para a intervenção profissional futura, pela promoção da aquisição de conhecimentos e competências relativamente a esta área de conhecimento.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esta UC é eminentemente aplicada.
Será realizada exposição teórica de conteúdos; análise, reflexão e discussão de situações (boas e más práticas; rótulos de produtos e suplementos nutricionais, entre outros) apresentadas na aula de modo aplicado.
Avaliação
1 - Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
Avaliação contínua: Nota final = [Prova escrita (individual) x 0,5] + [Trabalho de grupo x 0,3] + [Apresentação de trabalho x 0,2]
Avaliação final: Nota final = [Prova escrita (individual) x 0,4] + [apresentação de trabalho x 0,2] + [prova oral x 0,4]
2 - Épocas de avaliação:
Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
Época de recurso - Disponível para todos os alunos que tenham reprovado na época normal ou que pretendam realizar melhoria de nota.
Época especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.
Alunos em situação especial devem contactar formalmente o regente até ao fim de 6ª semana do respetivo semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas teóricas são mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas práticas o desenvolvimento de fichas, a realização de trabalhos, apresentações orais, permite ao aluno aplicar conhecimentos associados à competência de promoção de mudança dos hábitos alimentares.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Jeukendrup, A. E., & Gleeson, M. (2019). Sport Nutrition-3rd Edition (3rd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
Burke, L., & Deakin, V. (2015). Clinical Sports Nutrition (5 edition). North Ryde, NSW: McGraw-Hill Education / Australia.
Paschoal, V. e Naves, A. (2014). Tratado de Nutrição Esportiva Funcional,. SP, Brasil: ROCA
McArdle, W. D., Katch, F. I., & Katch, V. L. (2014). Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance (8th edition). Philadelphia: LWW.
Williams, M. H. (2010). Nutrition for Health, Fitness, & Sport (Ninth Edition). New York: McGraw Hill.
Silva, A. M., Fields, D. A., Heymsfield, S. B., & Sardinha, L. B. (2010). Body Composition and Power Changes in Elite Judo Athletes. Int J Sports Med, 31, 1-5.
Observações
Em situação de emergência/pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).