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Nutrição e Suplementação no Desporto

Código: LLCFS3232    Sigla: NSD
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 27 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer os fundamentos teóricos de nutrição e suplementação no desporto e exercício;
2. reconhecer a importância de uma correta abordagem nutricional para a maximização do rendimento desportivo, prevenção e recuperação de lesões, assim como para a melhoria da composição corporal;
3. distinguir os diferentes suplementos alimentares e substâncias ergogénicas;
4.  identificar as necessidades nutricionais específicas de diferentes modalidades desportivas e tipos de esforço físico e adaptações desejadas;
5. Analisar artigos científicos com espírito crítico e formar opiniões assentes em evidência científica.

Conteúdos programáticos

1) Necessidades energéticas;
2) Macronutrientes (Hidratos de carbono, lípidos e proteínas) e micronutrientes (vitaminas e minerais): caracterização, metabolismo e recomendações para atletas;
3) Necessidades hídricas e equilíbrio hidroeletrolítico;
4) Suplementos alimentares e substâncias ergogénicas: evidência científica, mecanismos de ação, riscos e efeitos secundários;
5) Recomendações nutricionais para perda e aumento de peso;
6) Recomendações nutricionais para desportos de endurance;
7) Recomendações nutricionais para desportos de potência;
8) Estratégias nutricionais para prevenção e recuperação de lesões;
9) Debate sobre tópicos atuais na área da nutrição desportiva.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se preparar os estudantes para a intervenção profissional futura, pela promoção da aquisição de conhecimentos e competências relativamente a esta área de conhecimento.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Esta UC é eminentemente aplicada. 

Será realizada exposição teórica de conteúdos; análise, reflexão e discussão de situações (boas  e más práticas; rótulos de produtos e suplementos nutricionais, entre outros) apresentadas na aula de modo aplicado. 



Avaliação

1 - Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):

  • Avaliação contínua: Nota final = [Prova escrita (individual) x 0,5] + [Trabalho de grupo x 0,3] + [Apresentação de trabalho x 0,2]
  • Avaliação final: Nota final = [Prova escrita (individual) x 0,4] + [apresentação de trabalho x 0,2] + [prova oral x 0,4]

2 - Épocas de avaliação:
  • Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC. 
  • Época de recurso - Disponível para todos os alunos que tenham reprovado na época normal ou que pretendam realizar melhoria de nota.
  • Época especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.
Alunos em situação especial devem contactar formalmente o regente até ao fim de 6ª semana do respetivo semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas teóricas são mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas práticas o desenvolvimento de fichas, a realização de trabalhos, apresentações orais, permite ao aluno aplicar conhecimentos associados à competência de promoção de mudança dos hábitos alimentares.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Jeukendrup, A. E., & Gleeson, M. (2019). Sport Nutrition-3rd Edition (3rd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
  • Burke, L., & Deakin, V. (2015). Clinical Sports Nutrition (5 edition). North Ryde, NSW: McGraw-Hill Education / Australia.
  • Paschoal, V. e Naves, A. (2014). Tratado de Nutrição Esportiva Funcional,. SP, Brasil: ROCA
  • McArdle, W. D., Katch, F. I., & Katch, V. L. (2014). Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance (8th edition). Philadelphia: LWW.
  • Williams, M. H. (2010). Nutrition for Health, Fitness, & Sport (Ninth Edition). New York: McGraw Hill.
  • Silva, A. M., Fields, D. A., Heymsfield, S. B., & Sardinha, L. B. (2010). Body Composition and Power Changes in Elite Judo Athletes. Int J Sports Med, 31, 1-5.

Observações

Em situação de emergência/pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).