• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS3234
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Crosstraining

Código: LLCFS3234    Sigla: CT
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 29 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 0 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,00
Artur Pereira Sayal - ESD   0,00
Isabel dos Santos Vieira   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel dos Santos Vieira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 - Conhecer a atividade e a sua origem; 
OA2 - Conhecer os objetivos e efeitos deste tipo de treino, juntamente com os benefícios para a saúde e para a performance; 
OA3 - Conhecer os métodos e diretrizes;
OA4 - Conhecer como integrar nos treinos; 
OA5 - Conhecer e saber executar os movimentos e exercícios fundamentais de Crosstraining, considerando as regras de segurança e as sequências didáticas de aquisição das técnicas;
OA6 - Conhecer como prescrever um treino e elaborar um planeamento; 
OA7 - Conhecer e saber aplicar diferentes métodos de aula na atividade, planeando e utilizando uma adequada intervenção pedagógica.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos inserem-se na resposta às seguintes questões:
CP1 - O que é o Crosstraining e qual a sua origem;
CP2 - Objetivos e benefícios;
CP3 - Métodos e diretrizes;
CP4 - Integração do Crosstraining no treino;
CP5 - Movimentos fundamentais e exercícios;
CP6 - Regras de segurança;
CP7 - Plano de treino e planeamento;
CP8 - Intervenção pedagógica em Crosstraining.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

OA1 - CP1
OA2 - CP2
OA3 - CP3
OA4 - CP4
OA5 - CP5 e 6
OA6 - CP7
OA7 - CP8

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento III. Realização de aulas práticas IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto de intervenção profissional.


Avaliação

A unidade curricular adota a avaliação contínua sob a forma de testes e da realização e apresentação de trabalhos/exercícios. A não indicação da opção de frequência é assumida como avaliação contínua PRESENCIAL. Regime de frequência PRESENCIAL (avaliação contínua): frequência no mínimo de 2/3 das aulas teórico-prática, classificação > 9,5 valores em cada prova: 1 teste escrito (35%) + 1 apresentação (35%) + participação nas aulas (30%). Regime NÃO PRESENCIAL (avaliação final - época normal, de recurso ou especial) é composto por: 1 prova oral (apresentação) e 1 prova escrita (exame época normal), com nota mínima em cada prova de 9,5 valores. Classificação final=[ prova oral + prova escrita] /2. Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barranco-Ruiz, Y., Villa-González, E., Martínez-Amat, A., & Da Silva-Grigoletto, M. E. (2020). Prevalence of Injuries in Exercise Programs Based on Crossfit®, Cross Training and High-Intensity Functional Training Methodologies: A Systematic Review. Journal of human kinetics, 73, 251¿265. https://doi.org/10.2478/hukin-2020-0006 
Fisker FY, Kildegaard S, Thygesen M, Grosen K, Pfeiffer-Jensen M. (2016). Acute tendon changes in intense CrossFit workout: an observational cohort study. Scand J Med Sci Sports. https://doi.org/10.1111/sms.12781. 
Mehrab, M., de Vos, R-J, Kraan, G.A., Mathijssen, N.M.C. (2017). Injury incidence and patterns among Dutch CrossFit athletes. Orthop J Sport Med, 5(12), 2325967117745263. 
Sprey, J.W.C., Ferreira, T., de Lima, M.V., Duarte, A., Jorge, P.B., Santili, C. (2016). An epidemiological profile of crossfit athletes in Brazil. Orthop J Sport Med, 4, 1¿6.