Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No âmbito das atividades de Escalada, Pedestrianismo, Canyoning, Cycling, Cordas, Campos de Férias, Canoagem, SUP, Surfing, pretende-se proporcionar uma prática desportiva regular e sistematizada; promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de uma formação desportiva de qualidade; Proporcionar uma formação sólida, consistente e aprofundada; Desenvolver a capacidade de intervenção técnica, pedagógica e profissional dos alunos, durante as fases de promoção, planeamento, enquadramento e avaliação das atividades específicas; Promover a aquisição de competências ao nível da responsabilidade e autonomia no desenvolvimento das respetivas atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança; Estimular a produção de conhecimento, numa perspetiva de valorização pessoal e profissional.
Os objetivos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN3).
Conteúdos programáticos
Conhecimentos e competências transversais: Contextualização profissional; Utilização, gestão e preservação de materiais, equipamentos e espaços de prática; Conhecimentos, competências e deontologia profissional; Segurança e gestão do risco em atividades de DNTA; Planeamento, organização e enquadramento de atividades de DNTA; Avaliação de atividades de DNTA; Produção e divulgação do conhecimento.
Os conteúdos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN3).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos visam a aquisição de conhecimentos, competências e atitudes definidas no PUC, numa lógica progressiva, desde a experiência de praticante até à competência de monitor, integrando os conteúdos específicos das diversas modalidades lecionadas (consultar PUC).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Presencial, com ênfase para o planeamento operacional, organização, enquadramento de atividades e resolução de problemas; Metodologias de formação reflexiva, aprendizagem ativas e aquisição de competências profissionais em contexto real.
Avaliação
Época Normal, Época de Recurso e Época Especial:
Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas, em cada módulo de formação.
Nota Final: Avaliação Contínua = [(0,5*F.Geral)+(1*F.Complementar)+(1*Workshop)+(1*Esc)+(1,5*Ped)+(1*Cany)+(1,5*Cycling)+(1*Cordas)+(3,0*C.Férias)+(1*Can)+(1*SUP)+(2,5*Surf)]/16. O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada um dos módulos de formação.
Avaliação Final: Exame final de acordo com o regulamento de avaliação da ESDRM em vigor.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, incluindo metodologias reflexivas centradas no desenvolvimento da capacidade critica, avaliação e resolução de problemas.
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas para a aquisição de competências de intervenção técnica e pedagógica específicas, podem ser consultadas em anexo (PUC).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
As referências bibliográficas de cada módulo de formação podem ser consultadas em documento anexo (PUC DN3).