• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLDNT3125
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Metodologia do Treino

Código: LLDNT3125    Sigla: MT
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 17 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 37,5 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,50
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,50
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,50
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,50
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,50
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   0,50
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como finalidade proporcionar aos alunos o conhecimento da teoria geral do treino associada ao desporto natureza e a sua forma de aplicação nas diferentes vertentes. Assim, tal como: I. compreender a importância da técnica no processo de ensino-aprendizagem; II. conhecer as fases de aquisição da técnica; III.  identificar dos conceitos estruturantes da carga de treino; IV. relacionar os objetivos do treino em desportos de natureza com a performance, V. reconhecer os princípios do treino no âmbito da resposta biológica e da intervenção mediante o exercício de treino; VI. compreender as várias estruturas que compõe o processo de treino.

Conteúdos programáticos

1) Introdução à Metodologia do Treino em Desportos de Natureza: - Modelo de Valor Físico- Claude Bouchard; 

2) Introdução ao Treino das Qualidades Físicas- Treino Técnico; Definição de Técnica; Fases de Aquisição da Técnica; Metodologia do Treino da Técnica; 
3) Treino da Resistência: Conceito de Resistência; Tipos de Resistência; Métodos de Treino da Resistência;
4)Treino da Força;Conceito de Força; Tipos de Força; Orientações metodológicas para o treino da Força: 
5) Introdução ao Planeamento do Treino; -Síndrome de Adaptação e Princípios de Treino - Estrutura do Processo de Treino.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando os objetivos da unidade curricular a coerência dos conteúdos acenta na necessidade do aluno selecionar e distribuir ao longo do tempo os conteúdos de treino mediante as condicionantes do âmbito de intervenção e reconhecer a especificidade da preparação desportiva em crianças e jovens e adequar, em consonância o processo de treino a curto, médio e longo prazo.

A metodologia aplicada deve ser focada no processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde todo o seu trabalho contribuirá muito para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas serão aplicas em aulas teóricas e teórico-práticas: 

Conteúdos 1. - Objetivos I.

Conteúdos 2  - Objetivos I e II.

Conteúdos 3  - Objetivos III e IV.
Conteúdos 4  - Objetivos III e IV.
Conteúdos 5  - Objetivos  V e VI.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino adotadas têm diferentes abordagens e princípios para facilitar a aprendizagem. Alguns dos métodos mais comuns incluem: Aprendizagem baseada em problemas (PBL) com foco na resolução de problemas específicos, onde os alunos investigam e resolvem os problemas; Aprendizagem cooperativa: Os alunos trabalham em grupos para atingir objetivos comuns, promover competências sociais, colaboração e responsabilidade partilhada,; Ensino individualizado: Observação, análise e experimentação de situações de exercício de treino.


Avaliação

Avaliação Contínua: O aluno deve cumprir 2/3 das presenças e informar qual a avaliação que pretende. Para o aluno ser aprovado, terá obrigatoriamente de obter classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada um dos domínios de avaliação continua. A classificação final terá de ser igual ou superior a 10 valores. Trabalho 1 (40%) Trabalho 2 (40%) e Apresentação e defesa dos trabalhos (20%). Avaliação em exame: Prova escrita (50%), e prova oral (50%). Para aceder à oral o aluno deverá obter a nota mínima de 8 valores e a classificação final terá de ser igual ou superior a 10 valores. Alunos em situação especial: Os alunos abrangidos poderão aceder à Época Normal sem cumprirem os 4/5 das presenças às aulas, mas apenas em regime de Exame Final. Os alunos e devem informar o docente acerca do processo de avaliação que pretendem integrar. Caso o aluno não informe na forma escrita a sua escolha, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua. Alunos em situações especiais: conforme estabelecido no artigo 19.º dos Regulamentos de Avaliação do Conhecimento e das Competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Foram definidas metodologias de ensino que são fundamentalmente baseadas em situações práticas reais, procurando abordar todos os conteúdos programáticos definidos e visam atingir os objetivos da unidade curricular.
A metodologia utilizada irá priorizar o ensino presencial, garantindo que a melhoria do conhecimento dos alunos é realizada comparando as dificuldades encontradas na resolução das tarefas propostas nas classes práticas teóricas com o conhecimento adquirido através do estudo da bibliografia fornecida e as discussões organizadas nas aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bompa, T., & Haff, G. (2009). Periodization: Theory and Methodology of Training. Champaign: Human Kinetics. Bompa, T. (2009). Entrenamiento de equipos deportivos. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Bompa, T. (1990). Theory and Methodology of Training, The Key to Athletic Performance. Lisboa: Edições Biodesporto.
Castelo, J. (1996). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH. Matveiev, L. (1991). Fundamentos do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH.
Canals, J.; Hernández, M. & Soulié, J. (1999). Entrenamiento para deportes de Montaña. Espanha, 2.ªed., Desnivel.
Hoffman, M. (1993). Manual de Escalada. Desnível; 3ª Edição.
Lawrence, M (2013). The Complete Guide to Outdoor Workouts, Bloomsbury Publishing PLC, London.
Steve, I (1989). The Outdoor Athlete: Total Training for Outdoor Performance Second Edition Johnson Printing Company.
Verkhoshansky, Y. (2012). Teorìa y metodología del entrenamiento deportivo. Barcelona: Editorial Paidotribo.