Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da avaliação da aptidão física;
b)Conhecer protocolos de avaliação da aptidão física
c)Desenvolver conhecimentos de prescrição das atividades físicas;
d)Conhecer metodologias de investigação em avaliação e prescrição das atividades físicas;
e)Conhecer especificidades de resposta à atividade física em grupos especiais.
f)Promover a aquisição de competências ao nível da avaliação da aptidão física dos sujeitos, para a realização das atividades;
g)Capacidade para interpretar os resultados da avaliação da aptidão física e saber aplicá-los na prescrição do exercício;
h)Capacidade de prescrição do modo e quantidade de atividade física;
i)Conhecer metodologias de treino nas diferentes modalidades do desporto de natureza
Conteúdos programáticos
a) Benefícios e riscos associados à atividade física
b)Estratificação do Risco e despiste de problemas de saúde
c)Avaliação da Aptidão Física (AF) - Testes de avaliação da AF e interpretação de resultados
d)Prescrição da Atividade Física: Prescrição da condição cardiorrespiratória, enquadrando os diferentes métodos de treino de resistência: tolerância ao ácido lático; consumo máximo de oxigénio; limiar anaeróbio; sistema fosfato; limiar aeróbio; Prescrição do treino cardiorrespiratório utilizando diferentes velocidades de execução em diferentes ergómetros; Prescrição da condição muscular (força e flexibilidade), enquadrando força resistente, força máxima e força hipertrófica
e)Prescrição metodologias de treino nas diferentes modalidades do desporto de natureza
f)Estudo de caso: Identificação dos fatores de risco de doença cardíaca; Estratificação de risco, Avaliação subjetiva e objetiva do praticante; Prescrição do Exercício
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidirecional para metodologias ditas bidirecionais. Estas potenciam o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências incentivando o trabalho autónomo, como por exemplo, na resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, por exemplo, o conhecimento das componentes da prescrição das atividades físicas permite ajustar uma prescrição física a pessoas com determinadas características especificas individuais. As atividades nas aulas de tipologia prática laboratorial ampliam a prática instrumental e a aplicação dos conhecimentos desenvolvendo a competência técnico-científica. A organização dos conteúdos como forma de atividades de ensino e aprendizagem favorece a compreensão da multiplicidade de aspetos que compõe a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos conhecimentos, correspondendo desta forma a um processo de produção e conhecimento (investigação).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões de informação e exposição de conteúdos; Sessões de aplicação dos instrumentos, metodologia e procedimentos apresentados; Sessões de aplicação em ambiente experimental de intervenção. Os tópicos a serem tratados ao longo da UC serão examinados através de exposição teórica e de atividades de natureza prática. As abordagens metodológicas serão baseadas nas necessidades comunicativas dos alunos e adequadas às suas características como futuros profissionais de exercício físico: exposição direta ao uso das competências e a situações problema enunciados oralmente e em textos selecionados; participação direta em interação comunicativa e em tarefas especialmente concebidas; combinação de apresentações, explicações e atividades de exploração. Os alunos terão tarefas de leitura em cada um dos tópicos do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em sala de aula.
No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação.
Avaliação
Avaliação contínua - Destina-se a quem apresente uma frequência de 2/3 de presenças; Classificação média superior a 9,5 valores com classificação mínima de 9,5 valores em cada momento de avaliação: 1 teste escrito, 1 apresentação e 1 discussão oral de trabalho. Classificação Final = média aritmética das 3 avaliações.
Avaliação Final - Destina-se a quem desistiu da avaliação contínua ou não teve aproveitamento em algum dos momentos da mesma.
O exame final é composto por 1 teste escrito e uma prova oral. A nota mínima de acesso à prova oral prática é de 9,5 valores.
A classificação final é a média aritmética das duas provas.
Alunos em situação especial: todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular decorre no 2º semestre do ano letivo através da lecionação de aulas teóricas (1 aula por semana) e de prática laboratorial (1 aula semana). Na UC as aulas teóricas visam a lecionação de matérias fundamentais do curso de licenciatura em Desporto Natureza e Turismo Ativo. As aulas teórico-práticas têm como finalidade a transmissão de conteúdos de natureza aplicada e permitir aos estudantes a utilização dos conteúdos em situações de prática laboratorial e de campo relacionada com os conteúdos programáticos. As aulas são constituídas por:
i.Sessões de informação e exposição de conteúdos
ii.Sessões de utilização dos instrumentos apresentados e de debate dos temas abordados
iii.Sessões de aplicação em ambiente experimental/laboratorial e de campo
A unidade curricular (UC) de Avaliação e Prescrição das Atividades Físicas está integrada no 1º ciclo dos cursos de licenciatura em Desporto de Natureza e Turismo Ativo. É lecionada no 2º ano das licenciaturas. A UC está integrada na unidade científico-pedagógica das Ciências Biológicas. A UC de Avaliação e Prescrição das Atividades Físicas apresenta uma estrutura baseada na transmissão e aquisição de conteúdos com uma forte componente teórico-prática e de práticas laboratoriais. De forma a corresponder ao paradigma do Processo de Bolonha, quanto aos modelos pedagógicos, os conteúdos da UC constituem-se como um suporte em termos de conhecimento no qual se alicerça o conhecimento teórico-prático e consequentemente as competências do saber-fazer e do fazer. Para tal a UC aborda os conteúdos da avaliação e prescrição de programas de atividade física de acordo com as recomendações do A.C.S.M. (American College of Sports Medicine), acerca da quantidade de atividade física suficiente para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida (ACSM, 2013).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
American College of Sports Medicine (2013). ACSM¿s Guidelines for exercise testing and prescription (9th ed). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
American College of Sports Medicine (2005). ACSM¿s guideline for exercise testing and prescription. 7th, American College of Spots Medicine. Philadelphia. USA. Lippincott Williams & Wilkins.
American College of Sports Medicine (2005). ACSM¿s Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 5 Ed. Williams and Wilkins, Baltimore.
Fragoso, I. & Vieira, F. (2005). Cinantropometria. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana: FMH edições.
Heyward, V. (1991). Advanced fitness assessment & exercise prescription. Champaign, IL. Human Kinetics.
Ruivo, R. (2015). Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício. Self ¿ Desenvolvimento Pessoal, 2ª edição;
Ilg, S. (2000) The Outdoor Athlete: Total Training for Outdoor Performance. Cordillera Press (ISBN13: 9780917895173)