Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer a dinâmica do turismo a nível mundial e nacional e principais linhas estratégicas;
2. Conhecer os conceitos de mercado turístico, procura e oferta, assim como as principais tendências de consumo do turismo ativo/de aventura
3. Dominar ferramentas de análise estratégica, adaptando-as à realidade do ambiente externo e interno que caracteriza o setor do turismo e as suas organizações
4. Adquirir competências necessárias para o desenvolvimento em autonomia de projetos de turismo ativo, fundamentadas em fontes de informação adequadas e dirigidas a uma lógica de intervenção sustentada nas melhores práticas.
5. Conhecer os vários segmentos de mercado e estratégias de marketing para os alcançar com especial ênfase na utilização das tecnologias de informação e comunicação.
6. Saber desenvolver produtos turísticos, de forma crítica e enquadrada em pressupostos estratégicos e de mercado
Conteúdos programáticos
1. Turismo em portugal e no mundo: Abordagem aos principais dados estatísticos do setor
2. Conceitos iniciais da economia do turismo
3.Mercado turístico: Procura, oferta e tendências de consumo associadas ao turismo aitivo/aventura
4.Procura turística: posicionamento, segmentação e targeting
5. Perpsetivas estratégicas para o turismo em Portugal
6. Ferramentas de análise estratégica
7. A conceção e desenvolvimento de produtos de turismo ativo/aventura
8. Introdução ao marketing turístico
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conteúdo 1:contribuir para os objetivos 1, 2
Conteúdo 2: contribui para os objetivos 2
Conteúdo 3: contribui para os objetivos 2,5,4,6
Conteúdo 4: contribui para os objetivos 2,5,6,4
Conteúdo 5: contribui para os objetivos 4,5,6,3
Conteúdo 6: contribui para os objetivos 3,4,6
Conteúdo 7: contribui para os objetivos 4,6
Conteúdo 8: contribui para os objetivos4,5,6
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Exposição de conteúdos; Leitura, análise e discussão de suportes textuais, fenómenos ou casos reais, realizados individualmente ou em grupo.
Avaliação
Época Normal: o aluno deve cumprir 2/3 de presença às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação.
Avaliação Contínua: Portfólio (60%) + Apresentações orais das várias fases do Portfólio (30%) + Apresentação e defesa finais (10%)
Avaliação Final: Prova escrita de avaliação teórica individual (40%) trabalho de pesquisa (30%) e prova oral de avaliação (30%). Nota mínima obrigatória em cada parâmetro de avaliação em todas as épocas de 8 valores. Alunos em situação especial: De acordo com o regulamento da ESDRM em vigor.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que alternam entre situações mais expositivas, com outras de aplicação e cariz mais prático, buscando sempre a autonomia do aluno e que permitam assimilar os conteúdos programáticos definidos e alcançar os objetivos da UC. Recorrer-se-á ao desenvolvimento de um portfólio, cujas tarefas são centradas num caso real. Desta forma, pretende-se que os alunos desenvolvam capacidade de reflexão e tomada de decisão, num contexto simulado e de forma contínua ao longo de toda a UC. As tarefas constantes do portfólio respondem aos objetivos de aprendizagem 3 a 6 (inclusive). Os objetivos de aprendizagem 1 e 2 serão alcançados com base em trabalhos realizado em sala de aula, quer numa perspetiva expositiva quer ativa por parte do alunos (análise de documentação, apresentação de conteúdos e debate).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ritchie;B. & Adair, D. (2004) Sport Tourism Interrelationships, Impacts and Issues. CVP; Rosa, P., Bento, P., & Teotónio, T. (2022). The internal competitive advantage of adventure tourism operators: An exploratory approach. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, 39, 100555.; Rosa, P., Carvalhinho, L., & Soares, J. (2018). Developing a destination image through the perceptions of stakeholders: A case study. International Journal of Tourism Research, 20(1), 60¿71. https://doi.org/10.1002/jtr.2153
Swarbrooke, J. (2005) Adventure Tourism: the new frontier. Elsevier Science Editor; Allied Market Research. (2021). Adventure Tourism Market-2022 (p. 300). Allied Market Research.; Buckley, R. (2010). Adventure Tourism Management. Elsevier; Rocha, Á., Abreu, A., de Carvalho, J. V., Liberato, D., González, E. A., & Liberato, P. (Eds.). (2020). Advances in Tourism, Technology and Smart Systems: Proceedings of ICOTTS 2019 (Vol. 171). Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-2024-2