Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O estágio tem como finalidade o aprofundamento dos conhecimentos previamente adquiridos, preparando e desenvolvendo a capacidade do estudante para o desenvolvimento de competências e tarefas próprias da sua especialidade, com vista à sua habilitação para o exercício da atividade profissional através de:
Enriquecer a componente profissional da formação;
Proporcionar experiência da prática profissional em contexto organizacional;
Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade;
Aplicar os conhecimentos de formação, em situação real de intervenção no desporto;Desenvolver a necessidade de uma constante atualização nos domínios da investigação e do conhecimento científico, técnico e pedagógico e das novas tecnologias;
Possibilitar a reflexão crítica sobre a realidade e o desenvolvimento de um projeto de intervenção em contexto real de trabalho;
Facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Conteúdos programáticos
Os conhecimentos (saberes), as aptidões (saber-fazer) e as atitudes (saber-ser), considerados na realização dos estágios, concorrem para um perfil de competências dos futuros técnicos de DNTA, que desenvolvem atividades físicas e desportivas em contato com a natureza, e que dominam os conteúdos específicos, assim como os equipamentos e normas de segurança em atividades com objetivos de animação, recreação e lazer, formação ou treino.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos com vista à habilitação do aluno para o exercício da atividade profissional, foram definidos os conteúdos, organizados em fases, que visam o desenvolvimento destas competências e autonomia na realização das tarefas específicas da profissão.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A formação em estágio prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do estudante pelos orientadores.
Avaliação
As seguintes atividades obrigatórias, constituem-se como elementos de avaliação, detalhadamente descritos no documento orientador da UC: Fase de integração (20%) - Caracterizar/Avaliar a EA; Elaborar o PIF e respetivo calendário de estágio; Apresentar o PIF. Fase de integração (60%) - Operacionalizar as atividades do PIF; Propor ações em várias áreas relevantes para a EA; Fase de conclusão e avaliação (20%) - Participar no evento de encerramento dos estágios; Organizar e manter atualizado o Dossier; Participar em atividades de formação complementar; Atualização do Curriculum Vitae; Relatório final de Estágio. O regime de avaliação contínua será o único permitido para ser obtido sucesso nesta unidade curricular.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que constituem essencialmente situações de aplicação e cariz prático, buscando sempre a autonomia do aluno e que permitam assimilar os conteúdos programáticos definidos e alcançar os objetivos da unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Toda a bibliografia mencionada nas unidades curriculares ao longo da Licenciatura. Documento Orientador do Funcionamento do Estágio Curricular da Licenciatura em DNTA da ESDRM.