Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos e competências múltiplas, no domínio do saber, saber-fazer e saber-estar, relacionadas com: a) segurança das pessoas; b) ambiente; c) materiais e património; Conhecimentos e competências de prevenção e gestão do risco, tendo por referência: a) planeamento; b) legislação específica; c) características dos materiais; d) contextos de prática; e) condições meteorológicas; f) qualificação dos técnicos; g) análise de matrizes de risco para acautelar os acidentes; Atitudes de promoção e desenvolvimento de boas práticas profissionais; Competências para produzir e divulgar o conhecimento técnico-científico.
Conteúdos programáticos
Segurança e gestão do risco em atividades de desporto de natureza; Conceitos e terminologia Legislação específica; Fases da gestão do risco (NP 4520:2013; Normas ISO 31000: 2018); Causas de acidentes; Perceção do risco e sua aceitação; Fatores de Risco: Recursos Humanos (monitores, praticantes, outros), Recursos Materiais (normas, categorias e certificações dos EPC¿s e EPI¿S) e Meio Ambiente (Meteorologia, características dos locais de prática); Análise de casos de boas (e menos boas) práticas profissionais; Metodologias aplicadas na segurança e gestão do risco: Planeamento, controlo e avaliação da segurança; Técnicas de avaliação do risco (Normas ISO 31010:2009); Planos de emergência, contingência e prevenção; Questionários de saúde; Produção e divulgação do conhecimento específico; Preparação para a emergência e socorro (formação do staff).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, numa lógica progressiva de aprendizagem, desde a aquisição de conhecimentos sobre as normas nacionais e internacionais, fatores de risco e casos de boas práticas. Na fase seguinte, os alunos devem desenvolver a capacidade crítica e de avaliação do risco, para tomar decisões adequadas na perspetiva da segurança e gestão do risco.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
E-learning e b-learning; Presencial, através da exposição e discussão de conteúdos programáticos; Presencial, através da análise de situações de prática profissional; Metodologias de formação reflexiva; Pesquisa individual e em grupo. Aulas Ativa de Aprendizagem: Envolvimento dos alunos de forma ativa, com situações de estudos caso, projetos práticos, debate e reflexão durante o processo de aprendizagem.
Aulas Expositivas: Com a apresentação de informações e conceitos teóricos de forma direta. Aprendizagem Baseada em Problemas: Serão colocados aos alunos problemas reais para resolverem em grupo, com aplicação do conhecimento adquirido.
Avaliação
Processos de avaliação: a) Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final; b) Época de Recurso; c) Época Especial.
Avaliação
contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas ministradas. Teste
escrito = 30%; Trabalho de Grupo = 30%, Trabalho de pesquisa científica =
40%. A nota de cada parâmetro terá de ser igual ou superior a 10
valores.
Exame final: Prova Escrita (50%) + Prova Oral (50%). Em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10
valores. O aluno deverá informar o Regente (por escrito), caso seja esta
a sua opção, nos primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será
aplicado também aos alunos em situação especial. Na ausência dessa
informação, considera-se que o aluno se encontra em avaliação contínua.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, com destaque para as metodologias reflexivas, de avaliação e tomada de decisão, sobre os aspetos da segurança nas atividades.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carvalhinho, L. , Mata, C., Rosa, P. (2018) técnicas de avaliação do risco em atividades com cordas e cabos de aço: estudo exploratório, Journal of Sport Pedagogy & Research Volume 4, Nº. 2.
Carvalhinho, L. , Mata, C., Rosa, P. (2018) segurança em desportos de montanha: perceção dos fatores de risco na escalada, Journal of Sport Pedagogy & Research ¿ Volume 4, Nº. 2.
Gama, A. & Carvalhinho, L. (2014). Prevenção e gestão do risco em surf. In, Carvalhinho, L. (2014). Desporto de Natureza e Turismo Ativo. Contextos e Desenvolvimento. Edições ESDRM.
ISO (2018). ISO 31000 - Risk management - Guidelines on principles and implementation of risk management. ISO/TMB WG on Risk management.
Mata, C. & Carvalhinho, L. (2020). Security and risk management in outdoor sports. An exploratory systematic review. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, vol. 8, n.º 2 (Supl. 1) / Págs. 59-64