Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer o modelo de análise do desporto de natureza e turismo ativo, nas suas principais dimensões, contextos, funções e competências profissionais; Conhecer e executar o processo de planeamento estratégico e operacional em DN, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento e satisfação dos praticantes/participantes; Desenvolver competências de intervenção pedagógica em DN: Técnicas de intervenção pedagógica, Avaliação de espaços e de condições de prática, Observação, análise e gestão da intervenção pedagógica; Adquirir conhecimentos e desenvolver competências que tornem eficaz a intervenção técnico-pedagógica, promovendo a discussão sobre as variáveis que implicam com o sucesso pedagógico e profissional; Conhecer e refletir sobre a importância da formação, da qualificação e da profissionalização dos TDN; Desenvolver o sentido crítico, no âmbito do desporto em geral, e em particular, nos desportos de natureza.
Conteúdos programáticos
Modelo de Análise do Desporto de Natureza e Turismo Ativo; Modelo de Análise da Intervenção Pedagógica em DN; Modelo de Análise da Relação Pedagógica em DN; As competências profissionais do TDN; A intervenção pedagógica nas dimensões da formação, da recreação e do rendimento; O Planeamento estratégico e operacional em DN; As principais funções pedagógicas do TDN; A segurança nos DN; Liderança, comunicação, gestão de grupos, tomada de decisão e resolução de problemas em DN; Avaliação de espaços de prática de DN: A sua importância no sucesso das atividades; Avaliação das condições de prática pedagógica em DN: recursos humanos, recursos materiais, recursos naturais, recursos logísticos; Observação, análise e gestão da intervenção pedagógica e das habilidades desportivas em DN; Técnicas, metodologias e estilos de ensino em DN; O comportamento reflexivo do TDN; Os códigos de conduta em DN; Os modelos de formação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, de modo a que os alunos entendam o contributo da pedagogia para melhorar as suas competências de intervenção técnica e pedagógica, em contextos condicionados próximos da realidade do setor DNTA. A capacidade crítica, de avaliação e de reflexão serão estimuladas durante o processo formativo dos alunos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Presencial, através da exposição e discussão de conteúdos programáticos; Presencial, através da análise de situações de prática profissional; Metodologias de formação reflexiva; Pesquisa individual e em grupo.
Metodologias de ensino e aprendizagem de micro-ensino e autoscopia, individual e em grupo.
Apresentação, comunicação oral e discussão de trabalhos.
Avaliação
Processos de avaliação:
a) Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final;
b) Época de Recurso; c) Época Especial.
Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas ministradas. Portefólio Reflexivo (50%); Intervenção Pedagógica (30%); Planeamento e Relatório Reflexivo da Intervenção Pedagógica (20%). A nota de cada parâmetro terá de ser igual ou superior a 10 valores
Exame final: Prova Escrita (50%) + Prova Oral (50%). Em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores.
O aluno deverá informar o Regente (por escrito), caso seja esta a sua opção, nos primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será aplicado também aos alunos em situação especial.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, com ênfase para as metodologias reflexivas, de avaliação e de autoscopia, que permitam melhorar a intervenção técnica e pedagógica dos alunos em situações futuras e em contexto real.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carvalhinho, L (2006). Os Técnicos e as Actividades de Desporto de Natureza. Análise da Formação, Funções e Competências Profissionais. Tese de Doutoramento não publicada. UTAD, Vila Real.
Carvalhinho, L. (2014). Desporto de Natureza e Turismo Ativo. Contextos e Desenvolvimento. Edições ESDRM-IPS, Rio Maior.
Carvalhinho, L. (2015) Lazer e Qualidade de Vida: Formação de Técnicos de Desporto de Natureza e Turismo Ativo. In, Resende, R., Albuquerque, A. & Gomes, A. (eds.). Formação e Saberes em Desporto, Educação Física e Lazer, 509-538. ISMAI, Maia.
Carvalhinho, L., Rosa, P., Rodrigues, L. & Nunes, G. (2015). Formação de Treinadores de Desportos de Natureza. Estudo da Auto-perceção das Competências Profissionais. Revista da UIIPS, 3(3), 195-210.
Priest, S., Gass, M. (1997). Effective Leadership in Adventure Programming. University of New Hampshire. Human Kinetics.