Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a organização do corpo humano do ponto de vista do funcionamento celular nos seus aspetos bioquímicos, biológicos e histológicos.
Conhecer as principais estruturas que compõem os órgãos e sistemas que compõem o Corpo Humano.
Contribuir para a compreeensão dos benefícios atribuídos à prática do Desporto encontram justificação nos aspecto biológicos.
O programa completo deve ser consultado no Moodle da Cadeira
Conteúdos programáticos
Organização tecidual. Organização geral dos sistemas e aparelhos. Terminologia anatómica e planos corporais. Anatomia óssea da cabeça, coluna vertebral e tórax. Anatomia óssea do membro superior e inferior Sistema osteo-articular. Tipos de articulações. Constituição geral da articulação móvel. Classificação morfológica e funcional das articulações móveis. Movimentos articulares. Fisiologia do músculo esquelético. Anatomia muscular do tronco. Anatomia muscular do membro superior e inferior. Organização geral do sistema nervoso. Organização estrutural e funcional do sistema nervoso central. Organização estrutural e funcional do sistema nervoso periférico. Recetores e vias da sensibilidade. Mecanismos de coordenação neuromuscular. Desenvolvimento Motor, perídos sensíveis Sistema nervoso autónomo. Sistema endócrino. Aparelho cardiovascular. Aparelho respiratório. Aparelho digestivo. Aparelho urinário.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio
abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o
qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha
dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso
inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de
reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade
Curricular.
Desta forma, recusamos veementemente a redução da
relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e
simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a
aprendizagem a uma espécie de troca de serviços.
Todos os conteúdos
programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração
própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido
pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e
competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.
A
coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do
programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se
demonstre em 1000 ou 3000 caracteres.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas Teóricas e Teórico-práticas. E-learning. Preferencialmente
promovendo a utilização de plataformas de gestão de aprendizagens,
nomeadamente do Moodle da Cadeira. Avaliação Contínua. Questionamento e estimulação dos estudantes para a escuta ativa. Tarefas: Os estudantes deverão participar com entusiasmo nas tarefas propsotas durante as aulas.
Avaliação
Avaliação Os alunos deverão no início da cadeira assinalar se pretendem o regime de avaliação contínua ou final, ou se tiverem acesso a contratualização para o regime especial de frequência.
A avaliação contínua:
Para ter acesso à avaliação contínua os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas. A avaliação contínua consistirá na realização duas frequências escritas, e de uma prova oral. Durante a lecionação das aulas práticas os docentes poderão usar estratégias de aprendizagem ativa, nomeadamente a realização de fichas de trabalho, apresentações orais e/ou trabalhos individuais ou em grupo, bem como o recurso ao questionamento.
Para a realização de cada frequência (e manutenção da continuidade da avaliação contínua) os alunos terão de satisfazer a realização de 75% das tarefas propostas pelo docente.
Para ter sucesso na cadeira os alunos deverão ter uma nota mínima de 9,5 valores em cada frequência e 9,5 valores na prova oral.
A Classificação da Cadeira corresponderá à média ponderada da avaliação escrita (média das duas frequencias) e da prova oral, sendo as ponderações de 30 e 70%, respetivamente.
A avaliação Final:
Para ter acesso ao exame da época normal os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas.
A avaliação final constará de uma prova oral e de uma prova escrita. Os alunos terão de ter nota superior a 9,5 em ambas as provas.
A classificação final será o resultado da média ponderada da classificação obtida em cada prova, com a ponderação de 70% para a prova oral e 30% para a prova escrita. Os alunos só são admitidos à prova escrita se tiverem nota igual ou superior a 9,5 valores na prova oral.
A amplitude das estratégias e a expertise pedagógica do regente, bem
como as reuniões de trabalho entre os colaboradores na leccionação da
cadeira de forma a escolher para cada situação e população as
estratégias mais eficazes a adoptar no sentido de promover o progresso
das competências e conhecimentos dos estudantes garantem a coerência.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Obrigatória
Seeley, Rod R. Philip Tate / Stephens, Trent D. Anatomy and Physiology, 2011, Lusoscience (Ed.)
De Extensão
Correa, P.; Spain, M. (2010). Apparatus Locomotor ¿ Volume 1. Anatomophysiology of nervous, osteoarticular, and muscle systems. Lisbon FMH. Correa, P.; Spain, M. (2012). Apparatus Locomotor ¿ Volume 2. Neuromuscular functions and adaptations to physical activity. Lisbon FMH Correa, P.; Spain, M.; Oliveira, R; Pascoal, A.; Freitas, S. (2011). Locomotor apparatus. Exercises and Practical Studies. Lisbon FMH.