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Sociologia do Desporto

Código: LLGO20106    Sigla: SD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 23 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   1,00
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   1,33
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Promover e desenvolver: interesse pelo significado social das práticas corporais e do desporto na sociedade; interesse e a compreensão da estrutura social, relações sociais os problemas sociais expressos através do corpo e do desporto; análise crítica sobre o corpo e o desporto na sociedade; indicar de que modo as teorias e métodos das ciências sociais, nos permitem compreender de melhor forma as práticas corporais/desporto; Domina conceitos básicos da antropologia e da sociologia. Manifestar capacidade de distinguir, avaliar e compreender as tendências inerentes ao corpo, às práticas corporais e ao fenómeno desportivo, e as comunidades e o quadro social em que decorrem. Conhecer e compreender o papel do simbolismo corporal e gestual na expressão das sub-culturas corporais. Conhecer e compreender fenómenos de contracultura através das práticas corporais. Respeitar as relações existentes entre os factos sócio-desportivos característicos da sociedade portuguesa e o universo desportivo.

Conteúdos programáticos

Módulo Antropologia do Corpo 1. Processos culturais, geografia e comércio desportivo; 2.Comodificação e rituais de práticas corporais, turismo ativo e atividade física; 3.Heteronormatividade e género nas organizações e práticas desportivas e corporais; 4.Identidade cultural e enculturação, Territorialização, Heterotopias, heterocronias; 5.Novas tendências nas práticas desportivas e corporais: deslocalização, zipping, zapping, happening, estilo de vida migratório; 6.Semiótica do espaço e do corpo nas organizações desportivas, nos eventos desportivos e nas práticas corporais; 7.Heterossexualidade, feminismo e mercado do desporto e das práticas corporais. Módulo de Sociologia do Desporto 1.Introdução do desporto, cultura e sociedade; 2.O Desporto como um Produto Social. A Oferta e Procura Desportiva. Emprego no Desporto; 3.Desporto,lazer, e ecologia; 4. Socialização no Desporto; 5.Jovens e Desporto; 6. Comportamentos Desviantes; 7. Globalização, Meios de Comunicação e Desporto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos e perspetivas (T) inerentes aos aspetos sociais. Todos os conteúdos programáticos estão em perfeita consonância com os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a sociedade, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado contexto social;A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas, finalizam o cumprimento dos objectivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Privilegiar a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. As reflexões dos alunos sobre as matérias são os guiões para desenrolar das aulas. O modelo de avaliação, é constituído por: a) Um trabalho de pesquisa/projeto sujeito à análise e discussão. Será elaborado um relatório (análise crítica) sujeito a apresentação; e b) Um teste de avaliação sobre a matéria desenvolvida nas aulas teóricas e teórico-práticas. 1.Nota final = 10%Apresentação+30%TP+60%TA. Se a nota final estiver entre o 8 e 9 será realizada oral. A classificação final é igual à média aritmética existindo nota mínima (Teste¿8 e trabalho¿10).Obrigatório 2/presença av. continua e normal. 2. Avaliação final (Exame)¿ Teste de Avaliação Escrito (60% do peso total) Oral (40% do peso total),Nota Final = 60% TA +40% OA nota do Teste de Avaliação Escrito não pode ser inferior a 8. A Nota final inferior a 10 valores implica a reprovação


Avaliação

O modelo de avaliação continua, é constituído por: 

a) Um trabalho de pesquisa/projeto sujeito à análise e discussão. Será elaborado um relatório (análise crítica) sujeito a apresentação; 
b) Um teste de avaliação sobre a matéria desenvolvida nas aulas teóricas e teórico-práticas. 

Nota final de avaliação continua = 10%Apresentação+30%TP+60%TA.

Para ter sucesso, apresentação e trabalho de pesquisa com classificação superior ou igual a 10 valores e Teste de avaliação superior ou igual a 8 valores. 

Classificação final de avaliação continua inferior a 10 valores corresponde a reprovação .

Avaliação final (Exame):  60% Teste de Avalição +40% Oral. Para aceder ao elemento de avaliação oral, é necessário o Teste de Avaliação ter classificação maior ou igual a 8 valores.  Classificação final de avaliação final inferior a 10 valores corresponde a reprovação

Para ter sucesso a classificação final tem que ter um valor superior ou igual a 10.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Privilegiar a relação Professor¿Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. As reflexões dos alunos sobre as matérias são os guiões para desenrolar das aulas. Colocar os alunos em contacto com a realidade social. Os diapositivos de todas as aulas, assim como o programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. Exposições teóricas, Discussão em grupo, Exercícios práticos e elaboração e realização de projetos de iniciação à investigaçãoO modelo de avaliação, é constituído por: Um trabalho de pesquisa sujeito à análise e discussão, no que se refere ao rigor científico e à qualidade formal do mesmo. Será elaborado um relatório (análise crítica) com rigor científico. Um teste de avaliação sobre a matéria desenvolvida nas aulas teóricas e teórico-práticas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anderson, J. (2014). Surfing between the local and the global: identifying spatial divisions in surfing practice. Transactions of the Institute of British Geographers, 39(2), 237-249Physical Activity and Quality of life, in Singer, R., Hausenblas, H. Bigell, W. (2014). Cultural Significations of Heterotopian Spaces of Nature.American Studies in Scandinavia, 39(2), 1-13. Coakley, J. & Dunning, E. (2000). Handbook of Sport Studies. London: Sage. Mulholland, E. (2008). True Sport . Canadian Centre for Ethics in Sport (Eds.) Vertinsky, P. & Bale, J. (2004). Sites of Sport.Space, Place, Experience. RutledgeWoods, Ron B. (2007). Social Issues in Sport. Champaign, IL: Human KineticsYannakis, A. & International Review for the Sociology of Sport.SSJ - Sociology of Sport Journal. Eurobarómetro (2019). Sport and Physical Activity.Spercial Eurobarometer, 334 Instituto do desporto de Portugal (2006). Emprego no Desporto.