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Contabilidade I

Código: LLGO20119    Sigla: CONT I
Área Científica: Ciências Empresariais

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LGOD - Ciências Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 42 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os principais objetivos da unidade curricular de Contabilidade I são: a) Conhecer a importância da contabilidade dentro dos sistemas de informação e gestão das organizações; b) Enquadrar a Contabilidade Financeira e o Sistema de Normalização Contabilística de entidades com e sem fins lucrativos; c) Estudar e compreender os conceitos fundamentais da Contabilidade, nomeadamente o método e os princípios contabilísticos; d) Adquirir uma estrutura teórica adequada que permita a compreensão da problemática contabilística e as suas implicações no âmbito da análise financeira; e) Estudar e analisar as classes 1 e 2.

Conteúdos programáticos

1. Introdução 1.1 A função da Contabilidade nos vários tipos de organizações 1.2 A Contabilidade como instrumento de gestão. 1.3 A normalização contabilística 2. Principais conceitos contabilísticos 2.1 O método contabilístico: equação fundamental de contabilidade, a digrafia, as regras de movimentação 2.2 O Balanço (Ativo, Passivo, Capital Próprio), a Demonstração de Resultados (Rendimento/Ganhos, Gastos/Perdas e Resultados). 3. Estudo detalhado das contas de acordo com o SNC 3.1 - Classe 1 -  Meios Financeiros Líquidos - conceitos fundamentais e movimentação 3.2 - Classe 2 - Contas a Receber e a Pagar - Conta 21 - clientes;- Conta 22 - fornecedores; Conta 23 - pessoal, processamento e contabilização de remunerações.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Contabilidade I foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos alunos. Assim, de uma forma mais detalhada: Os pontos 1.1 e 1.2 dos conteúdos programáticos concretizam o objetivo a);O ponto 1.3 dos conteúdos programáticos concretizam o objetivo b);O ponto 2 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo c);O ponto 3 dos conteúdos programáticos concretizam o objetivo e);O objetivo d) é concretizado em todos os pontos dos conteúdos programáticos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas teóricas serão lecionados os conceitos teórico e dado o devido enquadramento de acordo com o Sistema de Normalização Contabilístico. Nas restantes aulas serão resolvidos exercícios de aplicação, de modo a fundamentar e consolidar os conhecimentos lecionados nas aulas teóricas.




Avaliação

A avaliação contínua é constituída por: 1º mini-teste (20%) 2º mini teste (30%) e uma frequência (50%). Considera-se que o aluno encontra-se em avaliação contínua a partir do momento em que participou em qualquer elemento de avaliação. Em avaliação contínua e exame de época normal é necessário o cumprimento do regime de frequência, isto é, 2/3 de presenças. Alunos que estejam matriculados noutros anos e haja sobreposição de aulas, não se aplica o regime de frequência. 
O exame final é constituído por um exame escrito (60%) e uma prova oral (40%).  
Condições de acesso ao exame de época normal: alunos que não tenham participado na avaliação contínua. 
Não é permitida a utilização de calculadora gráfica, em qualquer momento de avaliação. Não é permitida a utilização de computador nem outro dispositivo eletrónico, a não ser quando solicitado pela docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A partir dos métodos expositivo-interrogativo é possível dar resposta aos objetivos relativos ao enquadramento do Sistema de Normalização Contabilístico. São utilizadas metodologias ativas como, realização de exercícios práticos, para apoiar na clarificação dos conceitos base da contabilidade financeira, serão ainda, resolvidos problemas práticos adequados e ajustados a cada conteúdo programático, o que permite, de uma forma gradual, que os alunos adquiram as competências necessárias.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Borges, A. et al. (2021), Elementos de Contabilidade Geral, 27ª Edição, Áreas Editora. 
Gonçalves, C., Santos, D., Rodrigo, J., e Fernandes, S. (2020). Contabilidade Financeira Explicada ¿ Manual Prático (4.ª ed.). Porto: Vida Económica.
Rodrigues, J. (2019), SNC - Sistema de Normalização Contabilística Explicado (7ªEdição), Porto Editora. 
Sistema de Normalização Contabilística (SNC) - http://www.cnc.minfinancas.pt/snc.html