Código: | LLGO20121 | Sigla: | IGD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LGOD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLGO1 | 41 | Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 | 1º | 6 | 60 | 150 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A. Saber caracterizar os principais aspetos influentes da origem e evolução da Gestão do Desporto; B. Identificar e caracterizar os diferentes contextos e setores de intervenção das organizações desportivas a partir da análise e compreensão do sistema desportivo português; C. Reconhecer a estrutura, a cultura e os valores predominantes em diferentes organizações desportivas; D. Distinguir modelos de gestão adequados às características de cada organização desportiva; E. Compreender, definir e caracterizar a indústria do desporto e os seus segmentos; F. Interpretar as diferentes funções do gestor de desporto; G. Adquirir noções conceptuais do processo de desenvolvimento desportivo; H. Identificar os principais agentes promotores de conhecimento na área da gestão do desporto, nos planos académico e socioprofissional, quer no plano nacional como internacional; I. Conhecer e compreender a composição básica da estrutura organizacional e os fatores condicionadores do design, bem como os mecanismos de coordenação do trabalho e os diferentes tipos de estrutura; J. Adquirir conhecimento e referências socio-históricas da gestão ao longo dos tempos em consonância com a identificação das várias abordagens da teoria geral da administração.
A.1. A gestão do desporto na américa do norte e a gestão do desporto na europa ¿ perspetivas e modelos de desporto; B.1. Setores da prática desportiva (turismo, ambiente, educação, território, federado, universitário, olímpico, paralímpico, autárquico); B.2. O sistema desportivo português; B.3. A Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto; C.1. Análise de casos de referência de organizações representativas de vários setores do desporto; D.1. Princípios orientadores da ação do estado no desporto; D.2. Gestão pública e gestão privada; D.3. O associativismo desportivo; D.4. A finalidade lucrativa; E.1. A indústria do desporto: definição e tendências; E.2. Segmentos e atividades da indústria do desporto; F.1. As funções da gestão: F.2. A ação do gestor do desporto: perspetiva interna e externa da atividade da organização; F.3. Funções na gestão do desporto e competências associadas; G.1. Nível desportivo e situação desportiva: elementos e quadros de análise; G.2. Análise estratégica SWOT da situação desportiva; G.3. Desenvolvimento e crescimento: fatores de desenvolvimento desportivo; G.4. Política desportiva e sua estruturação (planos, programas, projetos e atividades); H.1. Organizações de representação nacional e internacional da gestão do desporto (APOGESD, EASM e NASSM); H.2. Perspetiva internacional do ensino da gestão do desporto; I.1. A teoria organizacional e o comportamento organizacional; I.2. Partes básicas constituintes da estrutura (VE, LH, TC, PA e CO); I.3. Mecanismos de coordenação do trabalho (AM; SD; SQ; SR; SPT); I.4. Tipos de estruturas a partir da pressão das várias partes básicas (ES, ED, BM, BP, AD); I.5. Fatores de contingência das estrutura; J.1. Referências cronológicas da história da gestão; J.2. Abordagens da teoria geral da administração: clássica; comportamental; estruturalista; sistémica e contingencial.
Objetivo A: Conteúdo A.1.; Objetivo B: Conteúdos B.1.; B.2. e B.3.; Objetivo C: Conteúdo C.1.; Objetivo D: Conteúdos D.1.; D.2.; D.3. e D.4.; Objetivo E: Conteúdos E.1.e E.2. Objetivo F: Conteúdos F.1.; F.2. e F.3.; Objetivo G: Conteúdo G.1.; G.2.; G.3.e G.4.; Objetivo H: Conteúdos H.1. e H.2.; Objetivo I: Conteúdos I.1.; I.2.; I.3.; I.4. e I.5.; Objetivo J: Conteúdos J.1. e J.2.
São utilizados: Métodos expositivos e interrogativos e Metodologias activas, com recurso à resolução de problemas tipo.
Existem dois modelos de aval.: Aval. contínua e Aval. por exame final.
Em aval. contínua, os alunos realizam uma participação ativa, através de fichas de trabalho, cumprem uma assiduidade de 75% das aulas TP, realizam um relatório individual e uma prova escrita.
Class. final na aval. contínua = fichas de aplicação individual (20%) + trabalho de grupo e apresentação (30%) + prova escrita individual (50%). Se obtiver uma Class. inferior a 8 valores sairá do processo de aval. contínua e deverá realizar o exame final.
Exame final, consiste numa prova de exame escrito e outra oral. Class. final na aval. contínua = prova de aval. escrita individual (60%) + prova oral individual (40%). Só realizará a prova oral o aluno que obtenha na aval. escrita um resultado igual ou superior a 8 valores.
Em qualquer modelo, o aluno deve obter uma Class. final não inferior a 10 valores.
Objetivo A; B; C; D; E; F; G; H e I. Métodos 1 e 2.
Correia, A. e Biscaia, R (2019). Gestão do Desporto: Compreender para Gerir. Cruz Quebrada: FMH Edi. ISBN 972 972 735 236 Chelladurai, P. (1999). Human Resources Management in Sport and Recreation. USA: Human Kinetics. Chiavenato, I. (1998). Recursos Humanos. São Paulo:Ed. Atlas. Davis, K. (1994). Sport Management-Successful Private Sector Business Strategies. Dubuque: Ed. Wm. C. Brown Communications, Inc., pp 3-38. L-GD0030 10228.Mintzberg, H. (1999). Estrutura e Dinâmica das Organizações Desportivas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2ª EdiçãoParks, J. et. al. (1998). Contemporary Sport Management. Champaign: Human Kinetics. L-GD0025 00913. Slack, T. (1991). ""Understanding Change in National Sport Organizations: An Integration of Theoretical Perspectives"". In Journal of Sport Management, 7, pp. 114-132.Slack, T. (1997). Understanding Sport Organizations - The Application of Organizational Theory. Champaign: Human Kinetics.
Devem ser consideradas as orientações institucionais para o efeito, aprovadas nos órgãos competentes, e, a cada momento, atualizadas de acordo com o que definem para a especificidade exigida da situação de pandemia.