Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular de Gestão Financeira pretende dotar os seus alunos de instrumentos e métodos que permitam intervir na gestão financeira das organizações desportivas. Desta forma, pretende-se: a) compreender os conceitos base de gestão financeira; b) analisar e estudar a situação financeira das organizações desportivas; c) analisar e estudar a rendibilidade de exploração e dos capitais investidos d) conhecer as fontes de financiamento e) saber como gerir a tesouraria nas organizações desportivas.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos base
1.1. Função financeira e a gestão financeira
1.2. Balanço contabilístico e balanço financeiro
1.3. Balanço financeiro e estrutura de capital da empresa
2. Estudo da situação financeira das organizações
2.1. A estrutura financeira
2.1.1 Equilíbrio financeiro exigibilidade e liquidez
2.1.2 Regra de equilíbrio mínimo. O fundo de maneio
2.2. Equilíbrio financeiro de curto prazo
2.2.1 As necessidades e os recursos financeiros
2.2.2 O fundo maneio necessário
2.2.3 Equação fundamental de tesouraria
2.2.4 O equilíbrio estrutural de tesouraria e o balanço funcional
2.3 O método dos rácios
3. A análise da rendibilidade das organizações
3.1. A rendibilidade de exploração
3.2. A rendibilidade dos capitais investidos: o efeito económico de alavanca, o grau financeiro de alavanca, o risco financeiro
4. Financiamento
4.1 Fontes de financiamento
5. Gestão financeira de curto prazo
5.1. A gestão do ativo corrente
5.2. A gestão do exigível a curto prazo
5.3. As fontes de financiamento a curto prazo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Gestão Financeira foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos alunos. Assim, de uma forma mais detalhada: O ponto 1 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo a);O ponto 2 dos conteúdos programáticos concretiza os objetivos b);O ponto 3 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo c);O ponto 4 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo d);O ponto 5 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo e).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas
aulas teóricas serão ensinados conceitos teóricos e serão
apresentados/discutidos pequenos exemplos de aplicação, para uma melhor
compreensão dos conteúdos teóricos. Nas restantes aulas serão resolvidos
exercícios de aplicação, de forma a fundamentar e consolidar os conhecimentos
lecionados nas aulas teóricas.
Avaliação
A avaliação contínua é constituída por: um mini teste (30%) um trabalho (25%) e uma frequência (45%). Considera-se que o aluno encontra-se em avaliação contínua a partir do momento em que participou em qualquer elemento de avaliação. Em avaliação contínua e exame de época normal é necessário o cumprimento do regime de frequência, isto é, 2/3 de presenças. Alunos que estejam matriculados noutros anos e haja sobreposição de aulas, não se aplica o regime de frequência.
O exame final é constituído por um exame escrito (60%) e uma prova oral (40%).
Condições de acesso ao exame de época normal: alunos que não tenham participado na avaliação contínua.
Não é permitida a utilização de calculadora gráfica, em qualquer momento de avaliação. Não é permitida a utilização de computador, na sala de aula, a não ser quando solicitado pela docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas aulas teóricas e nas teórico-práticas são apresentados os conceitos teóricos e alguns exemplos práticos de aplicação. Nas aulas são resolvidos problemas práticos adequados e ajustados a cada conteúdo programático, o que permite aos alunos adquirirem as competências necessárias. O trabalho prático desenvolvido pelos alunos com o acompanhamento do professor concretiza a aplicabilidade dos conceitos à realidade das organizações desportivas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Brealey, Myers e Allen (2020), Principles of Corporate Finance , McGraw-Hill, 13th edition. Menezes, H. C. (2001), Princípios de Gestão Financeira, 11ª Edição, Editorial Presença. Mota, A.; Nunes, J.; Oliveira, L.; Inácio, P.; Ferreira, M.; Barroso, C. (2015); Finanças da Empresa - Teoria e Prática , 5ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa. Silva, E. (2013) Gestão Financeira - Análise de Fluxos Financeiros, 5ª Edição, Vida Económica. Silva, J., Ferreira, P. (2018) Princípios de Gestão Financeira, 2ª Edição, Rei dos Livros.