Código: | LLGO20134 | Sigla: | GRHD | |
Área Científica: | Ciências Empresariais |
Área de Ensino: | LGOD - Ciências Empresariais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLGO1 | 26 | Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 | 2º | 7 | 90 | 175 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Compreender a gestão de pessoas no desporto e nas organizações desportivas: saber interpretar o mercado de trabalho; mudanças e tendências de funções nas organizações. 2. Identificar e distinguir a cultura organizacional e a mudança nas organizações. 3. Conhecer os diferentes papéis do gestor. 4. Saber definir objetivos da descrição e análise de funções. 5. Descrever objetivos e critérios do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações 7. Criar e aplicar um sistema de avaliação do desempenho de pessoas.8. Definir um sistema de recompensas; 9. Interpretar os determinantes da motivação.10. Entender e distinguir diferentes tipos de liderança. Saber programar uma intervenção. 11. Conhecer, escolher e simular formas de gestão de grupos e equipas de trabalho. 12. Interpretar e desenhar processos de tomada de decisão e negociação. 13. Interpretar a comunicação interpessoal na gestão de pessoas.
1 Mercado de trabalho: mudanças e tendências das profissões do desporto. 2 Cultura organizacional: determinantes, dimensões e diversidade. 3 Papéis do gestor: de decisão; interpessoais e de processamento de informação. 4 Descrição e análise de funções: processo, qualificação e desenho de funções. 5 Critérios do recrutamento e seleção: formas, fontes e métodos. 6 Integração de pessoas na organização, nos grupos e nas funções. 7 Sistemas e métodos de avaliação do desempenho. 8 Recompensas, finalidades, tipos e relação com os fatores motivacionais. 9 Motivação, ciclo motivacional; teorias na perspetiva do processo e do conteúdo. 10 Tipos de liderança, conceitos e evolução, na perspetiva dos traços, comportamental e contingencial. 11 Liderar pessoas. Métodos de gestão de grupos e equipas de trabalho: tipos, condições para a constituição e desenvolvimento. 12 Tomada de decisão e negociação: tipos, risco e incerteza. 13 Comunicação interpessoal: processo, linguagens, canais e barreiras.
Objetivo 1 concretizado através do conhecimento apropriado no Conteúdo 1, 2 e 12; Objetivo 2 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 1 e 2; Objetivo 3 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 3; Objetivo 4 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 11 e 12; Objetivo 5 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 4; Objetivo 6 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 5; Objetivo 7 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 6 e 8; Objetivo 8 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 6 e 7; Objetivo 9 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 7; Objetivo 10 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8 e 9; Objetivo 11 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8; Objetivo 12 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 11; Objetivo 10 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8 e 11.
Métodos de ensino a utilizar: 1 Exposição dos conteúdos com questionamento, em regime presencial, apoiada por meios escritos e audiovisuais; 2 Leitura, análise e discussão de suportes textuais; 3 Desenvolvimento de exercícios aplicados aos serviços de uma organização desportiva; 4 Estimular a perspetiva crítica aos modelos de gestão nas organizações desportivas.
Processos de avaliação disponíveis, o estudante pode optar pelo processo de Avaliação Contínua ou Avaliação Final/ Exame Final.
No sentido de alcançar os objetivos propostos, os principais métodos de ensino a utilizar são: Exposição dos conteúdos com ou questionamento, em regime presencial, apoiada por meios escritos e audiovisuais; Leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos, relatórios, páginas de internet. Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada, individualmente e em grupo, através de análise de estudos de caso, resolução de problemas tipo e realização de fichas de aplicação de conteúdos.
Cuskelly, G. et al. (1999). Diferences in Organisational Commitment Between Paid and Volunteer Administrators in Sport. European Journal for Sport Management, vol. 6, Special Issue. Dessler, G. (2004). A Framework for Human Resource Management. New Jersey: Pearson-Prentice Hall. Doherty, A., Chelladurai, P. (1999). Managing Cultural Diversity in Sport Organizations: A Theoretical Perspective. Journal of Sport Management, nº 13, pp. 280 ¿ 297. Human Kinetics Publishers, Inc. Gomes, J., Pina e Cunha, M., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Marques, C. (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo. Izquierdo, A. C. (2010). Dirección de Recursos Humanos en las Organizaciones de la Actividade Física y del Deporte. Madrid: Editorial Sintesis.Rettschlag, S. Q., & García, M. D. D. (2006). Direccíon de Centros Deportivos. Principales funciones y habilidades del directo deportivo. Editorial Paidotribo