Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Reconhecer os factos essenciais da gestão de projetos e da ação criativa centrada nas pessoas, incluindo terminologia, conceitos, princípios, temas, modelos de processo, fases e de ciclos de vida, práticas e papéis;
B. Compreender as características dos projetos desportivos, assim como de sua utilização no desenvolvimento de organizações desportivas;
C. Compreender os factos essenciais da gestão de projetos e da ação criativa centrada nas pessoas e explicar como estes são aplicados em situações ordenadas e complexas no âmbito de um projeto desportivo;
D. Conhecer e saber aplicar instrumentos de planeamento e gestão de projetos potenciadores de uma maior eficiência e eficácia das suas intervenções no campo desportivo, inclusive por meio de metodologias e framework ágeis;
E. Saber avaliar um projeto desportivo e apresentar propostas para melhoria.
Conteúdos programáticos
1. Projetos: conceitos, características e modelos num mundo complexo.
1.1 Noções gerais: Distinção entre programa e projeto no campo desportivo.
1.2 Ciclo de vida e etapas de um projeto.
1.3 Processo de planeamento; redação do projeto; submissão à aprovação final e principais parâmetros do projeto. 2. Gestão de projetos: estruturas e metodologias, práticas ágeis e preditivas.
2.1 Descrição das atividades e tarefas a realizar.
2.2 Recursos necessários.
2.3 Definição de responsabilidades. Programação das atividades e tarefas. Orçamento.
2.4 Utilização base de software para gestão de um projeto. 3. Processo de planeamento, tipologias de acontecimentos e definição de objetivos. 4. Ação criativa: estruturas e metodologias centradas nas pessoas, práticas de pesquisa, interpretação e ideação.
4.1 Análise de stakeholders.
4.2 A comunicação do projeto.
4.3 Métricas de desempenho e avaliação do projeto: Relatório final e elementos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conteúdos 1. - Objetivo A. Conteúdos 2. - Objetivo B. Conteúdos 3. - Objetivo B, C. Conteúdos 4. - Objetivo B, C.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A unidade curricular tera¿ aulas teo¿rico-pra¿ticas, com utilização do método do caso, promovendo a participac¿a¿o dos estudantes atrave¿s da (1) explorac¿a¿o de temas aplicados (Case Studies), (2) exposic¿a¿o e avaliac¿a¿o das parcelas (briefings) dos conteúdos discutidos em cada parte do conteúdo programático.
Avaliação
O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores. Avaliação contínua A - Prova escrita (45%) B - Apresentação individual de um projeto (25%) C - Trabalho (20%) D - Fichas práticas de aplicação (10%) Exame final A - Prova escrita (50%) B - Elaboração de um projeto e prova oral de apresentação e defesa individual (50%) Realizará a prova oral o aluno que obtenha nos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 9,5 valores. Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos relacionados com conhecimento de base (A e B) são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos alunos e avaliados através de teste escrito e de discussão em torno das apresentações realizadas. Os objetivos de integração e aplicação (B e C) são predominantemente desenvolvidos através dos próprios exercícios e avaliados através das apresentações.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carvalho, N.P. e M.R. Berbardo (2020), Gestão de Projetos - As práticas no contexto organizacional, Ed. Sílabo. Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos - Melhores Técnicas e Práticas, 8ª Edição, Ed. FCA Roberts, P. (2019). Absolute Essentials of Project Management, Ed. Taylor and Francis. Pederson, P. P. andThibault, L. Eds. (2018). Contemporary Sport Management, 6th ed. PMI®. (2017). PMBOK®: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Filadélfia, Pensilvânia (EUA). 6 ed: Project Management Institute. Sutherland J. (2016). Scrum. A arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo. Lussier, R. N., & Kimball, D. C. (2014). Applied Sport Management Skills. Champaign, IL: Human Kinetics. Kelley, T. & Kelley, D. (2013). Creative Confidence: Unleashing Roldão, V. (2010). Gestão de Projectos. Lisboa: Monitor. Highsmith, J. (2003). Agile project management: principles and tools. Agile Project Management Advisory Service Executive Report. Vol. 4, N.º 2.