• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLGO20136
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão de Projetos em Desporto

Código: LLGO20136    Sigla: GPD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 36 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 7 75 175

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   0,13
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD   1,87
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Reconhecer os factos essenciais da gestão de projetos e da ação criativa centrada nas pessoas, incluindo terminologia, conceitos, princípios, temas, modelos de processo, fases e de ciclos de vida, práticas e papéis;
B. Compreender as características dos projetos desportivos, assim como de sua utilização no desenvolvimento de organizações desportivas;
C. Compreender os factos essenciais da gestão de projetos e da ação criativa centrada nas pessoas e explicar como estes são aplicados em situações ordenadas e complexas no âmbito de um projeto desportivo;
D. Conhecer e saber aplicar instrumentos de planeamento e gestão de projetos potenciadores de uma maior eficiência e eficácia das suas intervenções no campo desportivo, inclusive por meio de metodologias e framework ágeis;
E. Saber avaliar um projeto desportivo e apresentar propostas para melhoria.

Conteúdos programáticos

1. Projetos: conceitos, características e modelos num mundo complexo. 

1.1 Noções gerais: Distinção entre programa e projeto no campo desportivo. 
1.2 Ciclo de vida e etapas de um projeto. 
1.3 Processo de planeamento; redação do projeto; submissão à aprovação final e principais parâmetros do projeto.
2. Gestão de projetos: estruturas e metodologias, práticas ágeis e preditivas. 
2.1 Descrição das atividades e tarefas a realizar. 
2.2 Recursos necessários. 
2.3 Definição de responsabilidades. Programação das atividades e tarefas. Orçamento. 
2.4 Utilização base de software para gestão de um projeto.
3. Processo de planeamento, tipologias de acontecimentos e definição de objetivos.  
4. Ação criativa: estruturas e metodologias centradas nas pessoas, práticas de pesquisa, interpretação e ideação. 
4.1 Análise de stakeholders. 
4.2 A comunicação do projeto. 
4.3 Métricas de desempenho e avaliação do projeto: Relatório final e elementos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conteúdos 1. - Objetivo A. Conteúdos 2. - Objetivo B. Conteúdos 3. - Objetivo B, C. Conteúdos 4. - Objetivo B, C.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular tera¿ aulas teo¿rico-pra¿ticas, com utilização do método do caso, promovendo a participac¿a¿o dos estudantes atrave¿s da (1) explorac¿a¿o de temas aplicados (Case Studies), (2) exposic¿a¿o e avaliac¿a¿o das parcelas (briefings) dos conteúdos discutidos em cada parte do conteúdo programático.



Avaliação

O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua
A - Prova escrita (45%)
B - Apresentação individual de um projeto (25%)
C - Trabalho (20%)
D - Fichas práticas de aplicação (10%)
Exame final
A - Prova escrita (50%)
B - Elaboração de um projeto e prova oral de apresentação e defesa individual (50%)
Realizará a prova oral o aluno que obtenha nos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 9,5 valores.
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos relacionados com conhecimento de base (A e B) são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos alunos e avaliados através de teste escrito e de discussão em torno das apresentações realizadas. Os objetivos de integração e aplicação (B e C) são predominantemente desenvolvidos através dos próprios exercícios e avaliados através das apresentações.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, N.P. e M.R. Berbardo (2020), Gestão de Projetos - As práticas no contexto organizacional, Ed. Sílabo.
Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos - Melhores Técnicas e Práticas, 8ª Edição, Ed. FCA
Roberts, P. (2019). Absolute Essentials of Project Management, Ed. Taylor and Francis.
Pederson, P. P. andThibault, L. Eds. (2018). Contemporary Sport Management, 6th ed.
PMI®. (2017). PMBOK®: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Filadélfia, Pensilvânia (EUA). 6 ed: Project Management Institute.
Sutherland J. (2016). Scrum. A arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo.
Lussier, R. N., & Kimball, D. C. (2014). Applied Sport Management Skills. Champaign, IL: Human Kinetics.
Kelley, T. & Kelley, D. (2013). Creative Confidence: Unleashing
Roldão, V. (2010). Gestão de Projectos. Lisboa: Monitor.
Highsmith, J. (2003). Agile project management: principles and tools. Agile Project Management Advisory Service Executive Report. Vol. 4, N.º 2.