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Gestão de Sistemas de Informação

Código: LLGO20138    Sigla: GSI
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LGOD - Ciências Informáticas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 19 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 7 90 175

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,00
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD / ESGT   3,00
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD / ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD / ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos estão relacionados com:(1) saber desenvolver a contextualização na realidade da organização (contexto organizacional) e a compreensão dos seus objetivos, para articular sistemas de informação e realizar melhorias na organização; (2) Compreender a importância da informação enquanto recurso estratégico da organização;(3) Saber articular o trabalho no contexto da gestão de sistemas de informação e de acordo com o contexto de negócio; (4) Saber utilizar terminologia e conceitos da Gestão de Sistemas de Informação; (5) Conhecer os tipos de soluções para Gestão de Sistemas de Informação; (6) Utilizar uma folha de cálculo para a apoiar gestão; (7)Saber utilizar um ERP para a gestão das organizações desportivas;

Conteúdos programáticos

(1) Introdução à Gestão de Sistemas de Informação: Conceitos e Tipos de Sistemas de Informação; (2) Folha de cálculo para gestão: (i) Excel datamodel, (ii) tabelas e gráficos dinâmicos, (iii) construção de indicadores de negócio e (iv) análise e gestão de dados; (3) Informação como recurso estratégico da organização e a Importância da Gestão da Informação; (4) Desenvolver uma aproximação para compreender o contexto de negócio da organização e identificar as áreas prioritárias a melhorar; (5) Modelar um processo para criar valor para a organização; (6) Base de dados: conceitos; tabelas e consultas; formulários e relatórios; (7) Utilização de um ERP para a Gestão das Organizações Desportivas."

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nos objetivos estão definidos elementos que se pretende cumprir e que são operacionalizados nos conteúdos, e.g. O objetivo saber desenvolver a contextualização na realidade da organização (contexto organizacional) e a compreensão dos seus objetivos, para articular sistemas de informação e realizar melhorias na organização, é materializado no conteúdo .Desenvolver uma aproximação para compreender o contexto de negócio da organização e identificar as áreas prioritárias a melhorar

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas teóricas são desenvolvidas a exposição de conteúdos dos temas dos conteúdos programáticos, através da utilização de meios escritos e audiovisuais, em regime presencial. As aulas TP desenvolvem uma aplicação dos conteúdos a um contexto de intervenção numa organização ou desenvolvimento de um negócio. 


Avaliação

Os alunos no modelo de avaliação contínua têm que ter uma assiduidade de 2/3 das aulas TP e teóricas e cumprirem com os parâmetros de avaliação. Os parâmetros são classificados de 0 a 20 valores, prova escrita incide sobre a matéria lecionada, os trabalhos individuais são desenvolvidos nas aulas práticas e o trabalho final e é realizado em grupo. A avaliação final é constituída por duas provas uma escrita e outra oral. Para ser aprovado, o aluno deverá ter uma média aritmética simples igual ou superior a 9,5 valores. Nota Final Avaliação Contínua = 0,5 x NotaProvaEscrita + 0,4 x TrabalhoFinal+0,1 x ApresentacaoTrabalho; Nota Final Avaliação Final = (NotaProvaEscrita+Oral)/2

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias foram definidas face aos recursos existentes tendo em conta os objetivos estipulados para a unidade curricular, e.g. utiliza-se ferramentas nos recursos informáticos existentes de forma a serem utilizadas soluções para cumprir os objetivos pretendidos. Procurou-se o desenvolvimento de metodologias de ensino que permitissem operacionalizar os objetivos de acordo com os recursos existentes. Os objetivos são concretizados através de exposição, estudo autónomo e atividades desenvolvidas de exposição e discussão em sala de aula.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Porter, M. E., & Millar, V. E. (1985). How information gives you competitive advantage. Harvard Business Review, Reprint Service.
Rummler, G. A., & Ramias, A. J. (2010). A Framework for Defining and Designing the Structure of Work. In J. vom Brocke & M. Rosemann (Eds.), Handbook on Business Process Management 1 (pp. 83¿106). Springer Berlin Heidelberg.
Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2010). Management Information Systems: Managing the Digital Firm (11th ed). Upper Saddle River, NJ: Pearson/Prentice Hall.
Sobreiro, P., Bento, T., & Claudino, R. (2013). Operacionalização da estratégia das organizações desportivas através da definição de axiomas, para um contexto de melhoria. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 3(0), 83¿95.
Sharp, A., & McDermott, P. (2008). Workflow Modeling: Tools for Process Improvement and Application Development, 2nd Edition (2nd ed.). Artech House.

Observações