Código: | LLGO20138 | Sigla: | GSI | |
Área Científica: | Ciências Informáticas |
Área de Ensino: | LGOD - Ciências Informáticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLGO1 | 19 | Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 | 2º | 7 | 90 | 175 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Os objetivos estão relacionados com:(1) saber desenvolver a contextualização na realidade da organização (contexto organizacional) e a compreensão dos seus objetivos, para articular sistemas de informação e realizar melhorias na organização; (2) Compreender a importância da informação enquanto recurso estratégico da organização;(3) Saber articular o trabalho no contexto da gestão de sistemas de informação e de acordo com o contexto de negócio; (4) Saber utilizar terminologia e conceitos da Gestão de Sistemas de Informação; (5) Conhecer os tipos de soluções para Gestão de Sistemas de Informação; (6) Utilizar uma folha de cálculo para a apoiar gestão; (7)Saber utilizar um ERP para a gestão das organizações desportivas;
(1) Introdução à Gestão de Sistemas de Informação: Conceitos e Tipos de Sistemas de Informação; (2) Folha de cálculo para gestão: (i) Excel datamodel, (ii) tabelas e gráficos dinâmicos, (iii) construção de indicadores de negócio e (iv) análise e gestão de dados; (3) Informação como recurso estratégico da organização e a Importância da Gestão da Informação; (4) Desenvolver uma aproximação para compreender o contexto de negócio da organização e identificar as áreas prioritárias a melhorar; (5) Modelar um processo para criar valor para a organização; (6) Base de dados: conceitos; tabelas e consultas; formulários e relatórios; (7) Utilização de um ERP para a Gestão das Organizações Desportivas."
Nos objetivos estão definidos elementos que se pretende cumprir e que são operacionalizados nos conteúdos, e.g. O objetivo saber desenvolver a contextualização na realidade da organização (contexto organizacional) e a compreensão dos seus objetivos, para articular sistemas de informação e realizar melhorias na organização, é materializado no conteúdo .Desenvolver uma aproximação para compreender o contexto de negócio da organização e identificar as áreas prioritárias a melhorar
Nas aulas teóricas são desenvolvidas a exposição de conteúdos dos temas dos conteúdos programáticos, através da utilização de meios escritos e audiovisuais, em regime presencial. As aulas TP desenvolvem uma aplicação dos conteúdos a um contexto de intervenção numa organização ou desenvolvimento de um negócio.
Os alunos no modelo de avaliação contínua têm que ter uma assiduidade de 2/3 das aulas TP e teóricas e cumprirem com os parâmetros de avaliação. Os parâmetros são classificados de 0 a 20 valores, prova escrita incide sobre a matéria lecionada, os trabalhos individuais são desenvolvidos nas aulas práticas e o trabalho final e é realizado em grupo. A avaliação final é constituída por duas provas uma escrita e outra oral. Para ser aprovado, o aluno deverá ter uma média aritmética simples igual ou superior a 9,5 valores. Nota Final Avaliação Contínua = 0,5 x NotaProvaEscrita + 0,4 x TrabalhoFinal+0,1 x ApresentacaoTrabalho; Nota Final Avaliação Final = (NotaProvaEscrita+Oral)/2
As metodologias foram definidas face aos recursos existentes tendo em conta os objetivos estipulados para a unidade curricular, e.g. utiliza-se ferramentas nos recursos informáticos existentes de forma a serem utilizadas soluções para cumprir os objetivos pretendidos. Procurou-se o desenvolvimento de metodologias de ensino que permitissem operacionalizar os objetivos de acordo com os recursos existentes. Os objetivos são concretizados através de exposição, estudo autónomo e atividades desenvolvidas de exposição e discussão em sala de aula.
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Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2010). Management Information Systems: Managing the Digital Firm (11th ed). Upper Saddle River, NJ: Pearson/Prentice Hall.
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Sharp, A., & McDermott, P. (2008). Workflow Modeling: Tools for Process Improvement and Application Development, 2nd Edition (2nd ed.). Artech House.