Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Conhecer e compreender os conceitos básicos de economia; b) Perceber a tomada de decisão racional, na ótica do consumidor e o do produtor de bens/serviços, numa perspetiva microeconómica adaptada ao mercado do desporto; c) Ilustrar o impacto da intervenção estatal no mercado do desporto, recorrendo a conceitos de natureza microeconómica; d) Descrever o contributo do cluster do desporto para a economia nacional; e) Aplicar uma metodologia de avaliação de eventos desportivos internacionalmente aceite.
Conteúdos programáticos
1. Introdução 1.1 O conceito de economia 1.2 Microeconomia e macroeconomia 1.3 Conceitos de: curva da procura, curva da oferta, significado de ponto de equilíbrio 1.4 Teoria do consumidor 1.5 Teoria do produtor
3. Economia do desporto 3.1 O objeto de estudo da economia do desporto 3.2 Oferta e procura de desporto 3.2.1 Procura desportiva 3.2.2 Oferta desportiva
4. Avaliação de eventos desportivos
5. Valor económico do desporto 5.1Contributo do cluster para a economia nacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Economia do Desporto foram definidos em função dos objetivos e competências a adquirir pelos alunos. Assim, de uma forma mais detalhada: Os pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos concretizam o objetivo (a); o ponto 3 alinha com os objetivos (b) e (c); os pontos 4 e 5 materializam os objetivos (d) e (e).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas teóricas são utilizados os métodos expositivo-interrogativo, com o objetivo de apresentar os conceitos teóricos. Nas restantes aulas são resolvidos exercícios práticos e será também, proposta a realização de trabalhos, com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.
Avaliação
A avaliação contínua é constituída por: um mini teste (25%) trabalhos (25%) e uma frequência (50%). Considera-se que o aluno encontra-se em avaliação contínua a partir do momento em que participou em qualquer elemento de avaliação. Em avaliação contínua e exame de época normal é necessário o cumprimento do regime de frequência, isto é, 2/3 de presenças. Alunos que estejam matriculados noutros anos e haja sobreposição de aulas, não se aplica o regime de frequência.
O exame final é constituído por um exame escrito (60%) e uma prova oral (40%).
Condições de acesso ao exame de época normal: alunos que não tenham participado na avaliação contínua.
Não é permitida a utilização de calculadora gráfica, em qualquer momento de avaliação. Não é permitida a utilização de computador, na sala de aula, a não ser quando solicitado pelos docentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos teóricos e alguns exemplos práticos de aplicação. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos problemas práticos adequados e ajustados a cada conteúdo programático, o que permite aos alunos adquirirem as competências necessárias.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Andreff, W. and Szymanski, S. (2006). Handbook of the Economics of Sport. Edward Elgar, London. Comissão Europeia (2007). Livro Branco sobre o Desporto. Comissão Europeia (2012). Study on the Contribution of Sport to Economic Growth and Employment in the EU.Downward, P., Dawson, A.,Dejonghe, T. (2009). Sports Economics: Theory, Evidence and Policy, Elsevier, London. Neves, J. C. (2007). Introdução à Economia Editorial Verbo, Lisboa, 8ª edição Samuelson, P.A. e W.D. Nordhaus (2009), Economia, 19ª edição, Lisboa: McGraw-Hill. Sandy, R., Sloan, P., & Rosentraub, M. S. (2004). The economics of sports: An international perspective, Palgrave Press, London. Ucha I., (2007). Guia de Apoio à Introdução à Economia de J.C.Neves", Editorial Verbo, 4ª edição.