Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos seus alunos competências essenciais para a fundamentação das decisões de investimento sob o ponto de vista microeconómico e financeiro, designadamente: a) fundamentar a utilidade da avaliação de projetos; b) compreender cada uma das etapas do ciclo do projeto; c) distinguir e caracterizar cada um dos diferentes tipos de avaliação de projetos; d) fundamentar a escolha de critérios de avaliação baseados no cash-flow; e) aprender a determinar o cash-flow na ótica do projeto e na ótica do investidor; f) fundamentar as decisões de investimento com base nos critérios de avaliação de projetos.
Conteúdos programáticos
1.Conceitos base de projetos de investimento
1.1 Conceito de projeto de investimento
1.2As principais etapas de um projeto
1.3 Classificação dos projetos de investimento
2.Avaliação económica e financeira de projetos de investimento.
2.1Elementos de cálculo financeiro.
2.2 O conceito de cash-flow.
2.3 O cash-flow e o lucro contabilístico.
2.4 O escalonamento no tempo dos cash-flows.
2.5 O valor residual do investimento
2.6 O cash-flow na ótica do projeto e na ótica do investidor.
2.7 A taxa de atualização.
2.8 Critérios de avaliação baseados no cash-flow: VAL, TIR, TIRM, Pay-Back, Índice de Rendibilidade
2.9 Avaliação a preços constantes e preços correntes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Análise de Projetos de Investimento foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos alunos. Assim, de uma forma mais detalhada: O ponto 1 dos conteúdos programáticos concretizam os objetivos a), b) e c);O ponto 2 dos conteúdos programáticos concretizam os objetivos d), e) e f).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas teóricas são utilizados os métodos expositivo e interrogativo, com o objetivo de apresentar os conceitos teóricos, com apresentação de pequenos exemplos, para que seja possível um melhor entendimento dos conceitos. Nas restantes aulas são resolvidos exercícios práticos. Elaboração de um plano de negócios para promover a pesquisa, a estimativa e a elaboração de toda a informação para avaliar a um projeto de investimento.
Avaliação
A avaliação contínua é constituída por: um mini teste (30%) um trabalho (25%) e uma frequência (45%). Considera-se que o aluno encontra-se em avaliação contínua a partir do momento em que participou em qualquer elemento de avaliação. Em avaliação contínua e exame de época normal é necessário o cumprimento do regime de frequência, isto é, 2/3 de presenças. Alunos que estejam matriculados noutros anos e haja sobreposição de aulas, não se aplica o regime de frequência.
O exame final é constituído por um exame escrito (60%) e uma prova oral (40%).
Condições de acesso ao exame de época normal: alunos que não tenham participado na avaliação contínua. Não é permitida a utilização de computador, na sala de aula, a não ser quando solicitado pela docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos teóricos e alguns exemplos práticos de aplicação. Nas restantes aulas são resolvidos problemas práticos adequados e ajustados a cada conteúdo programático, o que permite, de uma forma proporcionada e gradual, que os alunos adquiram as competências necessárias. Os objetivos da unidade curricular têm subjacente a apresentação teórico-prática dos conceitos e depois a concretização através de resolução de casos práticos
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barros, H. (2014) Análise de Projetos de Investimento, Edições Sílabo, Lisboa.
Brealey, R., Myers, S. & Allen, F. (2020). Principals of Corporate Finance, 13th Edition, McGraw-Hill.
Lisboa, J. & Augusto, m. (2019) Cálculo Financeiro, Vida Económica.
Megre, L. (2018) Análise de Projetos de Investimento - uma perspetiva económica, Edições Sílabo.
Pereira, N. (2006) Manual de Avaliação Financeira de Projetos, 1.ª Edição, Amibússola, Santarém.
Soares, I., Moreira, J., Pinho, C., Couto, J. (2012) Decisões de Investimento? Análise Financeira de Projetos, Edições Sílabo.