Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos: 1) conhecer as recomendações para a atividade física para a população adulta aparentemente saudável e outras populações; 2) compreender a função da atividade física como instrumento de saúde pública para a população em geral e determinadas populações especiais; 3) conhecer as linhas orientadoras da avaliação pré-exercício, avaliação da condição física e prescrição do exercício; 4) conhecer as principais fontes de informação baseada em evidência que sustentam o efeito salutogénico da atividade física.
Competências: 5) Planear o desenvolvimento de projetos de promoção da atividade física ou exercício baseados em intervenções comunitárias ou no contexto laboral, dirigidos a diferentes populações, independentemente da idade e dos níveis de saúde e condição física; 6) Desenvolver competências de pesquisa de informação e avaliação crítica das evidências científicas e políticas de saúde relacionadas com determinadas áreas das ciências do exercício e saúde pública.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos associados à Atividade Física, Exercício Físico, Condição Física e Saúde. 2. Principais orientações para a promoção da atividade física da OMS para a Europa, e de outras organizações nacionais (ex. DGS, IPDJ) e internacionais (ex. ACSM, CSEP, NICE). 3. Benefícios e riscos associados à atividade física. 4. A função da atividade física e do Exercício como forma de intervenção primária e secundária em Saúde Pública e sua relação com um Estilo de Vida Saudável (nutrição, tabagismo, consumo de álcool e stress), na população adulta aparentemente saudável e populações especiais (fases especiais da vida e doenças crónicas). 5. Elaboração de projetos e programas de atividade física, exercício físico, desporto e estilo de vida que visem a promoção, educação ou intervenção em Atividade Física e Saúde Pública.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Existe ampla evidência científica sobre o papel da atividade física, informal ou sistematizada, no contexto da intervenção primária e secundária em saúde pública, relativamente à diversidade de características da população-alvo e das formas de atividade física e exercício físico. Torna-se necessário compreender a multidisciplinaridade da intervenção em Saúde Pública e Atividade Física, conhecer os conceitos que lhe estão associados, conhecer as bases do planeamento e os objetivos da implementação de programas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, bem como as fontes de informação de suporte. Por outro lado, o conhecimento das determinantes da Saúde e dos comportamentos de Saúde implicam o levantamento de dados epidemiológicos e a compreensão sobre as técnicas que permitem o acesso aos mesmos, para uma ação mais planeada e sustentada.
Esta UC inserida na Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas da ESDRM, está organizada num paradigma de aprendizagem continuada com vista a aquisição de conhecimentos e competências para o planeamento e desenvolvimento de programas de promoção da atividade física e de exercício físico para a população adulta aparentemente saudável e introdução às fases especiais da vida. Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos (O)de aprendizagem e os conteúdos (C) desta UC: O1 » C1, C2 e C5 O2 » C2 a C4 O3 » C4 e C5 O4 » C4 O5 » C4 e C5 O6 » C4 e C5
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões teóricas e teórico-práticas: exposição e discussão dos conteúdos; pesquisa e análise de artigos científicos; desenvolvimento de projeto; estudo independente; realização de trabalhos individuais e/ou de grupo.
Avaliação
Obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das aulas para que o aluno esteja abrangido pela avaliação contínua.
Avaliação contínua/exame final:
1. Projeto SPAF (40%) elaboração de uma proposta de implementação de um programa de promoção da atividade física e saúde (pode ser realizado em grupo);
2. Apresentação do projeto (10%) = avaliação individual
3. Recurso educativo decorrente do tema do projeto (ex. guia ou manual prático) OU estudo de revisão sistemática breve OU estudo de revisão narrativa sobre o tópico do projeto (incluindo infográfico) (40%);
4. TEASER (10%) apresentação de conteúdo media de curta duração subordinado ao tópico do projeto.
Nota mínima de cada elemento de avaliação: 8 valores.
Dispensa de exame: média igual ou superior a 10 valores. Estudantes em situação especial realizam os mesmos elementos de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM. ACSMs Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 7ed. LWW. 2013 ACSM. ACSMs Resources for the Personal Trainer. Wolters Kluwer. 2017 ACSM. ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer. 2018 ACSM. Health/Fitness Facility Standards and Guidelines.5ed. Human Kinetics. 2018 ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription .11ed. Wolters Kluwer. 2021 Bouchard C, Blair SN, Haskell WL. Physical Activity and Health.2 ed. Human Kinetics. 2012 Hardman AE, Stensel DJ, Gill J. Physical Activity and Health: The Evidence Explained.3ed. Routledge. 2018