Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular de Contabilidade de Gestão pretende dotar os alunos tem os seguintes objetivos: a)compreender as insuficiências da Contabilidade Financeira; b)compreender o âmbito e objetivos da contabilidade de gestão; c)proporcionar os conhecimentos para apuramento do custo de produção d)compreender os métodos relativos ao apuramento de custos; e)fornecer competências para a conceção e implementação de um sistema de contabilidade de gestão f)compreender a aplicabilidade da Contabilidade de gestão às organizações desportivas.
Conteúdos programáticos
1 Introdução
1.1 Os constrangimentos da Contabilidade Financeira
1.2 Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão
1.3 Requisitos da Contabilidade de Gestão
2 Conceitos fundamentais da Contabilidade de Gestão
2.1 Gastos e rendimentos
2.2 Os gastos e o seu controlo
2.3 Os gastos e a tomada de decisões
3 Apuramento do custo de produção
3.1 Componentes do custo de produção
3.2 Imputação dos gastos gerais
3.3 Sistemas de custeio: total, variável e racional
4 Métodos de Apuramento dos custos
4.1 Método direto
4.2 Método indireto
5 Centros de custo
5.1 Métodos das secções
5.2 Apuramento dos custos pelo método das secções
6 Conceção e implementação de sistemas de Contabilidade de Gestão
6.1Principais etapas para implementação de uma contabilidade interna
6.2 Definição do subsistema de contabilidade interna
6.3 Principais contas da contabilidade analítica: articulação da contabilidade geral e analítica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Contabilidade de Gestão foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos alunos. Assim, de uma forma mais detalhada: O ponto 1 e 2 dos conteúdos programáticos concretizam os objetivos a), b); O ponto 3 dos conteúdos programáticos concretizam o objetivo c); Os pontos 4 e 5 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo d); O ponto 6 dos conteúdos programáticos concretizam o objetivo e); O objetivo f) é concretizado em todos os pontos dos conteúdos programáticos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas teóricas são utilizados os métodos expositivo-interrogativo, com o objetivo de explicar os conceitos teóricos. Nas restantes aulas são resolvidos exercícios práticos de forma a contextualizar os conceitos teóricos à realidade das organizações.
Avaliação
A avaliação contínua é constituída por: dois mini-testes (20%/cada) e uma frequência (60%). Considera-se que o aluno encontra-se em avaliação contínua a partir do momento em que participou em qualquer elemento de avaliação. Em avaliação contínua e exame de época normal é necessário o cumprimento do regime de frequência, isto é, 2/3 de presenças. Alunos que estejam matriculados noutros anos e haja sobreposição de aulas, não se aplica o regime de frequência.
O exame final é constituído por um exame escrito (60%) e uma prova oral (40%).
Condições de acesso ao exame de época normal: alunos que não tenham participado na avaliação contínua.
Não é permitida a utilização de calculadora gráfica, em qualquer momento de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas aulas teóricas e nas teórico-práticas são apresentados os conceitos teóricos e alguns exemplos práticos de aplicação. Nas restantes aulas são resolvidos problemas práticos adequados e ajustados a cada conteúdo programático, o que permite, de uma forma proporcionada e gradual, que os alunos adquiram as competências necessárias.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Caiado, A. (2020), Contabilidade Analítica e de Gestão, (9ªEdição), Lisboa, Áreas Editora.
Coelho, M. (2012), Contabilidade Analítica e de Gestão, Edições Almedina.
Drury, C. & Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition. South-Western: Cengage Learning.
Nabais, F., Nabais, C. (2016), Prática de Contabilidade Analítica e de Gestão ¿ Manual Prático, Lidel