Código: | LLGO20159 | Sigla: | EOD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LGOD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLGO1 | 31 | Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 | 3º | 8 | 180 | 200 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Escolher e utilizar soluções técnicas e metodológicas adequadas a cada situação. Fundamentar as suas opções e decisões em informação factual de qualidade, evitando argumentos estritamente especulativos. Enquadrar adequadamente cada situação suportando as suas opções e decisões em argumentos bem estruturados e que façam sentido, quer em termos teóricos quer em termos práticos. Executar o trabalho inerente aos compromissos assumidos, procurando ultrapassar os eventuais obstáculos ou impedimentos. Implementar sistemas de monitorização e avaliação e alavancar a informação gerada em benefício da melhoria contínua da organização. Agir com vista a ter um impacto positivo na organização. Preparar, estruturar e comunicar adequadamente as suas propostas e pontos de vista. Assumir responsabilidades de forma proactiva, inovadora e com sentido de oportunidade. Trabalhar bem em equipa e demonstrar capacidade de liderança. Autoavaliar-se e investir na melhoria contínua da sua capacidade.
O Plano Individual de Formação (PIF) tem de estar ajustado, por um lado, aos objetivos de aprendizagem e ao esforço estipulado para o estágio, e por outro, tem de ser útil para a entidade de acolhimento. Como referido anteriormente, os conteúdos programáticos são selecionados em função do PIF (componentes, atividades e tarefas de estágio), podendo variar de estagiário para estagiário, conforme o contexto e os interesses da entidade de acolhimento.
O estágio tem 4 fases: ARRANQUE: estabelece-se a relação entre estagiário (E), Orientador Académico (OA) e Orientador da Entidade de Acolhimento (OEA), numa 1ª reunião a 2 (OA+E) e depois numa 2ª reunião a 3 (OA+OEA+E), que resulta num Plano de Integração (PI); INTEGRAÇÃO: o estagiário é integrado na entidade de acolhimento (EA) e elabora o Plano Individual de Formação (PIF); DESENVOLVIMENTO: o estagiário executa o PIF, o OEA apoia o estagiário e o OA orienta a sua intervenção; e FECHO: o estagiário realiza uma apresentação pública e produz um relatório, a partir do Portefólio. O processo de estágio tem um Documento Orientador de Estágio (DOE).
A avaliação incide na apreciação do portefólio e relatório de estágio, é realizada a meio e no final do estágio. Há uma autoavaliação e auscultação do OEA. O portefólio é estruturado em 5 critérios de acordo com os objetivos de aprendizagem. A Classificação Final é: CF= [((C1x30+C2x30+C3x10+C4x10+C5x20/100)x2]x0.9+[relatorio x 0.1]. Estão aprovados, alunos com Classificação Final >= 10.
Os métodos de ensino propostos privilegiam uma relação muito personalizada entre estagiário e orientadores, como é característico no estágio, para além de que colocam gradualmente o estagiário em situações que exigem a mobilização das competências inerentes aos objetivos de aprendizagem. Do ponto de vista dos métodos de avaliação, a coerência é verificada de forma direta, uma vez que o próprio Portefólio está organizado de acordo com os objetivos de aprendizagem.