• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLGO20160
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projeto de Investigação e Desenvolvimento

Código: LLGO20160    Sigla: PID
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 28 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Trabalho de Campo: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 3,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   1,80
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD   0,60
Pedro Duarte da Silva Fonseca Gandara Raposo - ESD   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer diversas técnicas e metodologias utilizadas no processo de investigação aplicado à gestão do desporto; 

Identificar um problema numa organização desportiva associado à gestão do desporto; 
Propor a realização de investigação, selecionando fundamentadamente as metodologias adequadas aos problemas a resolver; Analisar e discutir criticamente a investigação colocada à sua disposição; 
Redigir um projeto de investigação e desenvolvimento no âmbito de estudo aplicado a uma organização desportiva; 
Apresentar aos destinatários um projeto de investigação e desenvolvimento no âmbito de estudo aplicado a uma organização desportiva.

Conteúdos programáticos

Tipos de conhecimento; Método científico; Características do processo de investigação; Identificação do problema; Revisão da literatura; Questões de investigação; Finalidade e objetivos da investigação; Construção do modelo conceptual; Metodologia e métodos de investigação; Amostragem; Recolha dos dados; Análise e interpretação; Relatório e avaliação; Elaboração do relatório da investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos estão congruentes com os objetivos de conhecimento das metodologias aplicáveis ao estudo dos problemas da gestão do desporto. A leitura de artigos científicos assegura a exploração do desenho dos estudos e metodologias. A análise crítica é assegurada pela leitura dos artigos e relatórios de revisão breve da literatura. A redação e apresentação do projeto de investigação são asseguradas com o guia de apoio que estrutura os elementos do projeto.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Expositivas e interrogativas. Levantamento de questões de pesquisa para exploração de um projeto de investigação. Ativas com recurso à exploração de problemas; Fichas de aplicação; Pesquisa apoiada e autónoma em bases de dados; Tutoria individualizada;


Avaliação

Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A - Uma revisão da literatura de 3 artigos X 30%;
B - Um trabalho, elaboração de um projeto de investigação e desenvolvimento (PID) X 50%;
C - Uma apresentação oral individual do projeto X 20%.
Exame:
A - Uma prova escrita individual X 30%;
B - Um trabalho, elaboração de um PID X 50%;
C - Uma prova oral X 20%.
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os métodos expositivos e interrogativos para apresentação e exposição dos conteúdos, a pesquisa apoiada e autónoma em bases de dados online e a tutoria individualizada para delimitação do problema e conceitos a investigar evidenciam robustez e coerência bastante para assegurar a concretização dos objetivos de aprendizagem fixados: conhecer diversas técnicas e metodologias, identificar um problema numa organização, propor a realização de investigação, selecionando fundamentadamente as metodologias adequadas, redigir um projeto de investigação e apresentar aos destinatários um projeto de investigação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bastos, L. R., Paixão, L., Fernandes, L. M. & Deluiz, N. (1995). Manual para a Elaboração de Projectos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações e Monografias. Rio de Janeiro: Ed. LTC.
COTEC Portugal (2008). Manual para Identificação e Classificação de Actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Porto: COTEC;
Fortin, M. F. (1999). O Processo de Investigação: Da Concepção à Realização. Loures: Lusociência Ed.
Frada, J. (2005). Novo Guia Prático para Pesquisa, Elaboração e Apresentação de Trabalhos. Lisboa: Sete Caminhos.
Hill, M. M. & Hill, A. (2000). Investigação por Questionário. Edições Sílabo, Lisboa.
Quivy, Raymond., & Campenhoudt, Luc. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva Pub.
Skinner, Edwards & Corbett (2015), Research Methods for Sport Management. London: Routledge.
Sreejesh, S., Mohapatra, S., & Anusree, M. (2014). Business Research Methods. An Applied Orientation. New York: Springer.

Observações