Código: | LLGO20160 | Sigla: | PID | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LGOD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLGO1 | 28 | Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 | 3º | 5 | 45 | 125 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Conhecer diversas técnicas e metodologias utilizadas no processo de investigação aplicado à gestão do desporto;
Tipos de conhecimento; Método científico; Características do processo de investigação; Identificação do problema; Revisão da literatura; Questões de investigação; Finalidade e objetivos da investigação; Construção do modelo conceptual; Metodologia e métodos de investigação; Amostragem; Recolha dos dados; Análise e interpretação; Relatório e avaliação; Elaboração do relatório da investigação.
Os conteúdos estão congruentes com os objetivos de conhecimento das metodologias aplicáveis ao estudo dos problemas da gestão do desporto. A leitura de artigos científicos assegura a exploração do desenho dos estudos e metodologias. A análise crítica é assegurada pela leitura dos artigos e relatórios de revisão breve da literatura. A redação e apresentação do projeto de investigação são asseguradas com o guia de apoio que estrutura os elementos do projeto.
Expositivas e interrogativas. Levantamento de questões de pesquisa para exploração de um projeto de investigação. Ativas com recurso à exploração de problemas; Fichas de aplicação; Pesquisa apoiada e autónoma em bases de dados; Tutoria individualizada;
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A - Uma revisão da literatura de 3 artigos X 30%;
B - Um trabalho, elaboração de um projeto de investigação e desenvolvimento (PID) X 50%;
C - Uma apresentação oral individual do projeto X 20%.
Exame:
A - Uma prova escrita individual X 30%;
B - Um trabalho, elaboração de um PID X 50%;
C - Uma prova oral X 20%.
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores.
Os métodos expositivos e interrogativos para apresentação e exposição dos conteúdos, a pesquisa apoiada e autónoma em bases de dados online e a tutoria individualizada para delimitação do problema e conceitos a investigar evidenciam robustez e coerência bastante para assegurar a concretização dos objetivos de aprendizagem fixados: conhecer diversas técnicas e metodologias, identificar um problema numa organização, propor a realização de investigação, selecionando fundamentadamente as metodologias adequadas, redigir um projeto de investigação e apresentar aos destinatários um projeto de investigação.
Bastos, L. R., Paixão, L., Fernandes, L. M. & Deluiz, N. (1995). Manual para a Elaboração de Projectos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações e Monografias. Rio de Janeiro: Ed. LTC.
COTEC Portugal (2008). Manual para Identificação e Classificação de Actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Porto: COTEC;
Fortin, M. F. (1999). O Processo de Investigação: Da Concepção à Realização. Loures: Lusociência Ed.
Frada, J. (2005). Novo Guia Prático para Pesquisa, Elaboração e Apresentação de Trabalhos. Lisboa: Sete Caminhos.
Hill, M. M. & Hill, A. (2000). Investigação por Questionário. Edições Sílabo, Lisboa.
Quivy, Raymond., & Campenhoudt, Luc. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva Pub.
Skinner, Edwards & Corbett (2015), Research Methods for Sport Management. London: Routledge.
Sreejesh, S., Mohapatra, S., & Anusree, M. (2014). Business Research Methods. An Applied Orientation. New York: Springer.