• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLGO20166
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Atividades de Formação Desportiva

Código: LLGO20166    Sigla: AFD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 33 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 7 75 175

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Trabalho de Campo: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,33
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,34
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   0,34
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   0,34
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,34
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,34
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,33
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,33
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   0,33
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   0,33
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,33
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,33
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,20
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,13
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   0,20
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,13
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC de Atividades de Formação Desportiva (AFD) pretende proporcionar aos alunos a vivência de um conjunto de situações motoras próprias de diversas modalidades de formação (atletismo, ciclismo, natação, futebol, futsal e ténis). Identificação e análise de contextos organizacionais, objetivos, formas e organização das modalidades, ao nível da formação de praticantes. Compreender a origem e desenvolvimento das modalidades e formas organizativas de ensino, treino e competição, interpretar os principais indicadores demográficos e geográficos das modalidades, identificar fatores críticos e tendências de desenvolvimento das modalidades e adquirir bases para a gestão da oferta da atividade motora.


Conteúdos programáticos

Em cada modalidade desportiva são abordados os seguintes conteúdos, sempre numa perspetiva da formação desportiva:
1. Fundamentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos predominantes,  da iniciação à especialização;
2. Contextualização, caracterização e enquadramento da modalidade e variantes de prática (contexto de aprendizagem, formação e desenvolvimento dos praticantes - escolas de formação, academias, etc);
3. Especificidade dos locais, materiais e equipamentos de prática;
4. Noções de segurança;
5. Principais regras (as especificidades para contexto de aprendizagem, formação e desenvolvimento dos praticantes;
6. Os principais eventos, atividades ou competições;
7. Fatores determinantes para o sucesso do desenvolvimento dos praticantes Long-Term Athlete Development (LTAD).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Identificar fatores críticos de organização das modalidades, em situações de ensino, treino e competição nos escalões de formação; Conhecer as principais funções dos diferentes agentes envolvidos: treinadores, árbitros, dirigentes, público, média, patrocinadores, forças de segurança, proprietário da instalação e indústria associada; Identificar a legislação e principais regulamentos aplicáveis ao contexto de prática da modalidade; Reconhecer e caracterizar os principais materiais e equipamentos específicos da modalidade; Identificar os principais procedimentos de montagem e desmontagem de espaços e equipamentos afetos à prática da modalidade; Interpretar os principais aspetos de risco relacionados com segurança das pessoas e do património na organização de treinos e competições; Identificar sistemas de observação e de análise da prestação desportiva; Reconhecer as capacidades físicas e psicológicas mais utilizadas na modalidade; Compreender os fundamentos técnicos e táticos elementares predominantes nas modalidades;  Adquirir bases para a gestão da oferta da atividade motora ao longo da vida.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

No sentido de alcançar os objetivos propostos, os principais métodos de ensino a utilizar são: i) Expositivos e interrogativos para apresentação e exposição dos conteúdos com questionamento, em regime presencial, apoiada por meios escritos e audiovisuais; ii) Ativos com recurso à realização de exercícios físicos e situações práticas das modalidades, preenchimento de fichas de aplicação, realização e apresentação relatórios de observação. 


Avaliação

A avaliação pode decorrer segundo o modelo de avaliação contínua ou de exame final. Caso o aluno opte pelo modelo de Avaliação Contínua: O aluno deverá cumprir o regime de frequência estipulado como requisito para participar neste modelo de avaliação; Realizar um teste escrito individual por bloco temático; Realizar um relatório de observação de um evento desportivo para escalões de formação; Realizar a apresentação do relatório de observação.
Cálculo da Classificação Final em Avaliação Continua = Teste escrito, média obtida nos blocos temáticos (50%) + Relatório de observação (35%) + Apresentação do relatório (15%) | Todos os parâmetros em avaliação atrás mencionados têm de ter nota igual ou superior a 9,5 valores.
Caso o aluno opte pelo modelo de Exame Final, este é constituído por: 1. Prova escrita - teste, com média ponderada aos diferentes blocos temáticos (60%); 2. Prova oral, composta por: i) Entrega e defesa de um mapa de ocupação de uma instalação desportiva de uma modalidade desportiva à escolha (20%); ii) Entrega e defesa de um relatório de observação de um evento desportivo para escalões de formação, numa modalidade desportiva à escolha (20%). Todos os parâmetros em avaliação atrás mencionados têm de ter nota igual ou superior a 9,5 valores. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Seguindo a metodologia de ensino descrita, preveligia-se o ensino presencial, onde os alunos devem participar ativamente nas tarefas propostas de forma a atingir os objetivos propostos, com os estímulos adequados para o contacto com a realidade e posterior reflexão sobre a mesma. O estudante que opte pelo modelo de avaliação contínua pode dar uma (1) falta não justificada em cada um dos blocos temáticos previstos. Constituem exceções os alunos em situação especial, conforme disposto no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM de 21 de julho de 2021. A aplicação deste regime de frequência incidirá exclusivamente na época normal de avaliação.  O aluno que não cumpra os requisitos do regime de avaliação normal terá de integrar-se no modelo de avaliação de época de recurso e/ou especial.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bravo, J., Garcia, M., Gil, F., Landa L.,Marín, J., Pascua, M. (1996) ¿Atletismo (I) ¿ Carreras y Marcha¿, Ed. Real Federacion Española de Atletismo.
Alonso, J. (1999) Manual de Cicloturismo. Ediciones Desnível. Madrid.
Catteau, R. & Garrof, G.(1990) - O Ensino da Natação. São Paulo Manole
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização e Dinâmica de Jogo. Edições Universitárias Lusófonas. Universidade Lusófona.
Braz, J. (2013) Futsal, Jogo Desportivo Coletivo - Caraterização das exigências do Jogo, Conteúdos de Formação para Professores do Desporto Escolar
Mediero, L. (2001). Iniciación al Tenis. Tutor. 

Observações

Regime de frequência
O estudante que opte pelo modelo de avaliação contínua pode dar uma (1) falta não justificada em cada um dos blocos temáticos previstos. Constituem exceções os alunos em situação especial, conforme disposto no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM de 21 de julho de 2021. A aplicação deste regime de frequência incidirá exclusivamente na época normal de avaliação. O aluno que não cumpra os requisitos do regime de avaliação normal terá de integrar-se no modelo de avaliação de época de recurso e/ou especial.