Código: | LLGO20166 | Sigla: | AFD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | LGOD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLGO1 | 33 | Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 | 1º | 7 | 75 | 175 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
A UC de Atividades de Formação Desportiva (AFD) pretende proporcionar aos alunos a vivência de um conjunto de situações motoras próprias de diversas modalidades de formação (atletismo, ciclismo, natação, futebol, futsal e ténis). Identificação e análise de contextos organizacionais, objetivos, formas e organização das modalidades, ao nível da formação de praticantes. Compreender a origem e desenvolvimento das modalidades e formas organizativas de ensino, treino e competição, interpretar os principais indicadores demográficos e geográficos das modalidades, identificar fatores críticos e tendências de desenvolvimento das modalidades e adquirir bases para a gestão da oferta da atividade motora.
A avaliação pode decorrer segundo o modelo de avaliação contínua ou de exame final. Caso o aluno opte pelo modelo de Avaliação Contínua: O aluno deverá cumprir o regime de frequência estipulado como requisito para participar neste modelo de avaliação; Realizar um teste escrito individual por bloco temático; Realizar um relatório de observação de um evento desportivo para escalões de formação; Realizar a apresentação do relatório de observação.
Cálculo da Classificação Final em Avaliação Continua = Teste escrito, média obtida nos blocos temáticos (50%) + Relatório de observação (35%) + Apresentação do relatório (15%) | Todos os parâmetros em avaliação atrás mencionados têm de ter nota igual ou superior a 9,5 valores.
Caso o aluno opte pelo modelo de Exame Final, este é constituído por: 1. Prova escrita - teste, com média ponderada aos diferentes blocos temáticos (60%); 2. Prova oral, composta por: i) Entrega e defesa de um mapa de ocupação de uma instalação desportiva de uma modalidade desportiva à escolha (20%); ii) Entrega e defesa de um relatório de observação de um evento desportivo para escalões de formação, numa modalidade desportiva à escolha (20%). Todos os parâmetros em avaliação atrás mencionados têm de ter nota igual ou superior a 9,5 valores.
Seguindo a metodologia de ensino descrita, preveligia-se o ensino presencial, onde os alunos devem participar ativamente nas tarefas propostas de forma a atingir os objetivos propostos, com os estímulos adequados para o contacto com a realidade e posterior reflexão sobre a mesma. O estudante que opte pelo modelo de avaliação contínua pode dar uma (1) falta não justificada em cada um dos blocos temáticos previstos. Constituem exceções os alunos em situação especial, conforme disposto no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM de 21 de julho de 2021. A aplicação deste regime de frequência incidirá exclusivamente na época normal de avaliação. O aluno que não cumpra os requisitos do regime de avaliação normal terá de integrar-se no modelo de avaliação de época de recurso e/ou especial.
Bravo, J., Garcia, M., Gil, F., Landa L.,Marín, J., Pascua, M. (1996) ¿Atletismo (I) ¿ Carreras y Marcha¿, Ed. Real Federacion Española de Atletismo.
Alonso, J. (1999) Manual de Cicloturismo. Ediciones Desnível. Madrid.
Catteau, R. & Garrof, G.(1990) - O Ensino da Natação. São Paulo Manole
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização e Dinâmica de Jogo. Edições Universitárias Lusófonas. Universidade Lusófona.
Braz, J. (2013) Futsal, Jogo Desportivo Coletivo - Caraterização das exigências do Jogo, Conteúdos de Formação para Professores do Desporto Escolar
Mediero, L. (2001). Iniciación al Tenis. Tutor.
Regime de frequência
O estudante que opte pelo modelo de avaliação contínua pode dar uma (1) falta não justificada em cada um dos blocos temáticos previstos. Constituem exceções os alunos em situação especial, conforme disposto no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM de 21 de julho de 2021. A aplicação deste regime de frequência incidirá exclusivamente na época normal de avaliação. O aluno que não cumpra os requisitos do regime de avaliação normal terá de integrar-se no modelo de avaliação de época de recurso e/ou especial.