Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender o âmbito do rendimento desportivo e da alta-competição nas modalidades desportivas;
Conhecer a forma como as modalidades estão inseridas num contexto de espetáculo;
Os modelos competitivos nacionais e internacionais no alta-competição nas modalidades desportivas;
Compreender as diferentes formas de organização das modalidades ao nível do rendimento desportivo;
Identificar a legislação e principais regulamentos aplicáveis ao contexto do rendimento desportivo;
Reconhecer e caraterizar os principais materiais e equipamentos específicos da modalidade;
Conhecer clubes, federações e organizações desportivas que representam boas práticas no desporto de rendimento;
Identificar funções e tarefas dos gestores desportivos no dia-a-dia do rendimento desportivo e da alta-competição nas modalidades desportivas;
Conteúdos programáticos
Os conteúdos programáticos são abordados em diferentes módulos (cada módulo inclui uma modalidade) com as suas especificidades. No entanto, a abordagem tem os seguintes pontos comuns:
1. Conceito de Rendimento;
2. Conceito de Espetáculo Desportivo;
3. Conhecer a organização da modalidade na área do rendimento desportivo (Seleções, competições profissionais, competições internacionais de clubes e seleções);
4. Definição de alta-competição e seu estatuto face à especificidade da modalidade;
5. As atividades dos gestores desportivos na alta-competição, e as particularidades da modalidade;
6. Relação entre as diferentes instituições (SEJD, IPDJ, COP, federação e clube) no que se refere ao rendimento desportivo e à alta-competição;
7. Relação entre formação e rendimento face à especificidade da modalidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Identificação e análise de contextos organizacionais, objetivos, formas e organização das modalidades, ao nível do rendimento e espetáculo desportivo. Compreender a origem e desenvolvimento das modalidades e formas organizativas de ensino, treino e competição no rendimento desportivo, interpretar os principais indicadores demográficos e geográficos das modalidades a nível nacional e internacional, identificar fatores críticos e tendências de desenvolvimento das modalidades e adquirir bases para a gestão no rendimento desportivo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os principais métodos de ensino a utilizar são expositivos e interrogativos para apresentação e exposição dos conteúdos com questionamento, em regime presencial, apoiada por meios escritos e audiovisuais. O desenvolvimento, em aula, de tarefas individuais e/ou de grupo que possibilitem a "descoberta" da própria informação e, consequentemente, a partilha dessa com a turma. No respetivo módulo, a utilização de relatórios recentes sobre o rendimento desportivo e a alta-competição de competições nacionais e internacionais, apelando constantemente ao posicionamento do aluno perante a realidade da modalidade.
Avaliação
A avaliação realiza-se segundo o modelo de avaliação contínua ou de exame final, para a época normal de avaliação.
O aluno que não cumpra os requisitos do regime de avaliação normal terá de integrar-se no modelo de avaliação de época de recurso e especial.
Avaliação Contínua:
Cumpre o regime de frequência (2/3 de presenças em por módulo) e completa todos os relatórios são os requisitos para participar neste modelo de avaliação;
Realiza um relatório por módulo e apresenta-o em aula; A classificação final é constituída pela seguinte fórmula: Classificação Final = [(Relatório por módulo) 75% + (Apresentação ) 25%) x n.º de módulos]/100;
No conjunto dos relatórios, o aluno apenas poderá ter uma classificação inferior a 9.50 valores;
Exame Final:
Incidindo sobre todos os módulos, é constituído por uma prova escrita, seguido de uma prova oral. A aprovação no exame requer que a média aritmética do somatório da nota da prova escrita e da prova oral seja igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Identificação e análise de contextos organizacionais, objetivos, formas e organização das modalidades, ao nível do rendimento e dos espetáculo desportivo. Compreender a origem e desenvolvimento das modalidades e formas organizativas de ensino, treino e competição no rendimento desportivo, interpretar os principais indicadores demográficos e geográficos das modalidades a nível nacional e internacional, identificar fatores críticos e tendências de desenvolvimento das modalidades e adquirir bases para a gestão no rendimento desportivo. Observação, análise e reflexão acerca das funções e tarefas dos gestores desportivos no âmbito de eventos desportivos/competições de rendimento e alta-competição.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Araújo, J. (2010) Equipas de Alto Rendimento ¿ Factores críticos de sucesso. Team Work Consultores.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização e Dinâmica de Jogo. Edições Universitárias Lusófonas. Universidade Lusófona.
Chappelet, J & and Bayle, E, (2004). Strategic and Performance Management of Olympic Sport Organisations. Champaigne: Human Kinetics.
FIFA (2023). FIFA Forward. Global Report on Development Activities 2016-2022.
Garcia, J. (1994). Balonmano: Metodología y alto rendimento. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Garcia, J. (2000). Balonmano. Perfeccionamento e investigacion. Barcelona: INDE.
Gomes, A. & Souza, J. (2008) Futebol - treinamento desportivo de alto rendimento. Artmed.
Mombaerts, Érick. (1991) Football - De l'analyse du jeu à la formation du joueur. Éditions Actio. Joinville-le-Pont.
Pacheco, Rui. (2000). O Ensino do Futebol: Futebol de 7 - Um jogo de iniciação ao Futebol de 11. Edição do Autor.