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Marketing do Desporto

Código: LLGO20171    Sigla: MARK DES
Área Científica: Ciências Empresariais

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LGOD - Ciências Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 33 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 7 90 175

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   2,00
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender os conceitos e aplicações do marketing às diferentes organizações do desporto e contextos desportivos; Recolher e selecionar dados e indicadores suscetíveis de caracterizar um mercado; Elaborar diagnóstico interno e externo da organização desportiva; Analisar a informação recolhida; Definir objetivos de marketing desportivo; Propor estratégias de marketing; Elaborar um plano de marketing para uma organização desportiva; Identificar os elementos do processo e as funções da comunicação de marketing;Compreender o papel da marca e criação de valor; Diagnosticar problemas de comunicação da organização desportiva; Definir objetivos de comunicação; Definir estratégia de comunicação e as ações de comunicação de marketing;Identificar os elementos do mix de comunicação e os seus objetivos; Elaborar um plano de comunicação para uma organização desportiva; Comunicar os principais elementos do plano de marketing e do plano de comunicação.

Conteúdos programáticos

Fundamentos do marketing do desporto; Mercado do desporto; Comportamento do consumidor de desporto; Segmentação do mercado de desporto e o posicionamento; Marketing de serviços de desporto; Qualidade dos serviços e a satisfação do consumidor; Marketing-mix do desporto; Elaboração da estratégia de marketing; Conceito de integrated marketing communications (imc); Processo de comunicação; Objetivos de comunicação; Marketing do desporto e a marca; elementos do mix de comunicação de marketing; Plano e matriz de comunicação para uma organização desportiva; Avaliação do plano de comunicação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conceitos teóricos, a recolha de informação de marketing permite atingir objetivos do diagnóstico da situação. A identificação de problemas, definição de objetivos e as ações e instrumentos de marketing permitem analisar a situação e definir a estratégia. A formulação do plano e a definição das métricas de avaliação permitem atingir objetivos de elaboração e avaliação dos planos. Procurou-se intervir com um grupo de conteúdos teóricos que possibilitem uma correspondência de aplicação prática às propostas fundamentadas de resolução dos problemas de marketing e de comunicação de detetados em organizações desportivas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

No contexto de gestão do desporto:
Exposição dos conteúdos com debate.
Leitura, análise e discussão de artigos, relatórios, manuais, livros e páginas de internet.
Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada em grupo.
Análise e discussão de situações relevantes em contexto real ou simulado.
Escrita reflexiva centrada nas experiências dos alunos, através da redação e produção de trabalhos.
Sessões de tutoria com equipas de trabalho.
Trabalho de campo.
Utilização de plataformas online.
Elaboração e defesa de um projeto/ trabalho para a área gestão do desporto.


Avaliação

Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A - um trabalho de grupo aplicado e apresentação X 35%;
B - duas provas de avaliação escrita individual (B1 e B2), (B1x35% + B2x65%) X 50%;
C - fichas de aplicação individual X 15%.
Exame final:
A - um trabalho individual - estudo caso X 35%;
B - uma prova de avaliação escrita individual X 50%;
C - uma prova oral individual X 15%.
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O trabalho de campo centrado no diagnóstico de problemas de marketing e de comunicação em organizações desportivas e a elaboração do plano de marketing (proposta fundamentada) são os métodos mais indicados para atingir os objetivos previstos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aaker, D. A. (2005). Strategic Market Management. New Jersey: John Willey & Sons, Inc; Belch, M. A. & Belch, G. E. (2003). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective. Europe: McGraw-Hill Education; Brochand, B. et al. (2010). Comunicação 360º online - offline. Lisboa: Publicações Dom Quixote;Irwin, R., Sutton, W. & McCarthy, L. (2008). Sport Promotion and Sales Management. Champaign: Human Kinetics; Lambin, J-J. (2000). Lindon, et al. (2004). Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote; Mediavilla, G. (2001). Comunicación corporativa en el deporte. Madrid: Ed. Gymnos; Parasuraman, A., Zeithaml, V. & Berry, L. (1988). SERVQUAL: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, 64, 1, 12-40; Salgado, S. (2000). O Marketing e a Qualidade. In Brito, C. M. & Lencastre, P. (Coords), Os Horizontes do Marketing, Lisboa: Ed. Verbo; Shilbury, D., Westerbeek, H., Quick, S., & Funk, D. (2009). Strategic Sport Marketing. Sydney: Allen & Unwin Ed.;Smith, A. (2008). Introduction to Sport Marketing. Oxford: Butterworth-Heinemann; Wood, M. B. (2011). The Marketing Plan Handbook. New Jersey: Pearson Education Inc.