Código: | LLGO20171 | Sigla: | MARK DES | |
Área Científica: | Ciências Empresariais |
Área de Ensino: | LGOD - Ciências Empresariais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLGO1 | 33 | Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 | 3º | 7 | 90 | 175 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Compreender os conceitos e aplicações do marketing às diferentes organizações do desporto e contextos desportivos; Recolher e selecionar dados e indicadores suscetíveis de caracterizar um mercado; Elaborar diagnóstico interno e externo da organização desportiva; Analisar a informação recolhida; Definir objetivos de marketing desportivo; Propor estratégias de marketing; Elaborar um plano de marketing para uma organização desportiva; Identificar os elementos do processo e as funções da comunicação de marketing;Compreender o papel da marca e criação de valor; Diagnosticar problemas de comunicação da organização desportiva; Definir objetivos de comunicação; Definir estratégia de comunicação e as ações de comunicação de marketing;Identificar os elementos do mix de comunicação e os seus objetivos; Elaborar um plano de comunicação para uma organização desportiva; Comunicar os principais elementos do plano de marketing e do plano de comunicação.
Fundamentos do marketing do desporto; Mercado do desporto; Comportamento do consumidor de desporto; Segmentação do mercado de desporto e o posicionamento; Marketing de serviços de desporto; Qualidade dos serviços e a satisfação do consumidor; Marketing-mix do desporto; Elaboração da estratégia de marketing; Conceito de integrated marketing communications (imc); Processo de comunicação; Objetivos de comunicação; Marketing do desporto e a marca; elementos do mix de comunicação de marketing; Plano e matriz de comunicação para uma organização desportiva; Avaliação do plano de comunicação.
Os conceitos teóricos, a recolha de informação de marketing permite atingir objetivos do diagnóstico da situação. A identificação de problemas, definição de objetivos e as ações e instrumentos de marketing permitem analisar a situação e definir a estratégia. A formulação do plano e a definição das métricas de avaliação permitem atingir objetivos de elaboração e avaliação dos planos. Procurou-se intervir com um grupo de conteúdos teóricos que possibilitem uma correspondência de aplicação prática às propostas fundamentadas de resolução dos problemas de marketing e de comunicação de detetados em organizações desportivas.
No contexto de gestão do desporto:
Exposição dos conteúdos com debate.
Leitura, análise e discussão de artigos, relatórios, manuais, livros e páginas de internet.
Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada em grupo.
Análise e discussão de situações relevantes em contexto real ou simulado.
Escrita reflexiva centrada nas experiências dos alunos, através da redação e produção de trabalhos.
Sessões de tutoria com equipas de trabalho.
Trabalho de campo.
Utilização de plataformas online.
Elaboração e defesa de um projeto/ trabalho para a área gestão do desporto.
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A - um trabalho de grupo aplicado e apresentação X 35%;
B - duas provas de avaliação escrita individual (B1 e B2), (B1x35% + B2x65%) X 50%;
C - fichas de aplicação individual X 15%.
Exame final:
A - um trabalho individual - estudo caso X 35%;
B - uma prova de avaliação escrita individual X 50%;
C - uma prova oral individual X 15%.
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores.
O trabalho de campo centrado no diagnóstico de problemas de marketing e de comunicação em organizações desportivas e a elaboração do plano de marketing (proposta fundamentada) são os métodos mais indicados para atingir os objetivos previstos.
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