Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta UC objetiva fornecer uma preparação teórica e prática consistente e atualizada, com base na experiência prática e na investigação científica de referência, no que se refere às atividades de ginásio e aos participantes em programas de exercício físico, que sirva de base para a intervenção socioprofissional desde uma perspetiva da gestão do desporto.
Pretende-se que o estudante no final da unidade curricular seja capaz de:
1. Compreender a origem e a evolução dos desportos de ginásio
2. Conhecer, desde o ponto de vista prático e teórico, as caraterísticas dos principais desportos de ginásio
3. Delimitar concetualmente os conceitos básicos relacionados com os desportos de ginásio
4. Conhecer os principais materiais, equipamentos e regras básicas de segurança associados aos desportos de ginásio
5. Fazer a ligação entre a gestão do desporto, enquanto área de estudo, e os desportos de ginásio, enquanto contexto de intervenção socioprofissional.
Conteúdos programáticos
1. Introdução às atividades de Fitness:
a. Origem e evolução das atividades de Fitness
b. Instalações de exercício e saúde
2. Caraterísticas das principais atividades de Fitness:
a. Atividades de grupo (e.g., Aeróbica, Step, Hip-hop, Indoor Cycling, Localizada,Yoga)
b. Treino de força e Cardiofitness
3. Delimitação concetual das atividades de Fitness:
a. Conceito de Fitness
b. Condição Física e Saúde
c. Componentes da Condição Física
d. Componentes estruturais do treino
e. Estrutura das aulas
4. Equipamento, materiais e regras de higiene nas atividades de Fitness
5. A gestão do desporto no âmbito do mercado do Fitness:
a. Principais atividades e serviços no âmbito do mercado do Fitness
b. Principais empresas/Ginásios/Health Clubs nacionais
c. Principais funções no quadro de recursos humanos dos Ginásios/Health Clubs
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente:
O ponto 1 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 1º objetivo definido; O ponto 2 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 2º objetivo definido; O ponto 3 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 3º objetivo definido; O ponto 4 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 4º objetivo definido; O ponto 5 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 5º objetivo definido.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas teórico-práticas procura-se fazer a assimilação do conhecimento através de metodologias de ensino interativas que envolvam o treino de competências técnicas e de intervenção através da realização de exercícios práticos, de treino de prática pedagógica e da análise, reflexão e discussão de situações apresentadas nas aulas.
Avaliação
Avaliação Contínua: Trabalho temático (grupo) (50%); Apresentação e defesa do trabalho (25%); Relatório (25%). Serão dispensados de exame final os alunos que obtenham uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
Avaliação Final (Exame): Trabalho temático (individual) (50%); Apresentação e defesa do trabalho (individual) (25%); Exame escrito (individual) (25%). A classificação final da avaliação final será atribuída pela média aritmética ponderada dos diversos elementos de avaliação mencionados. Em nenhum dos elementos que constituem o exame de avaliação final os alunos poderão ter uma classificação inferior a 8 valores.
Os estudantes em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino utilizada nas aulas teórico-práticas fará a ligação à prática dos conceitos teóricos através de metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, todos os 5 objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma apresentação introdutória a que se seguirá a sua exploração mais aprofundada no âmbito das aulas teórico-práticas onde serão realizados os exercícios práticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Âmbito do exercício e saúde
ACE. (2016). Group Fitness Instructor Manual (3rd Ed.). San Diego, CA: American Council on Exercise.
ACE. (1993). Aerobic Instructor Manual. San Diego, CA: American Council on Exercise.
American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer.
Franco, S., & Santos, R. (Eds.). (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Serviço de edições da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
Kennedy, C. A. & Yoke, M. M. (2005). Methods of Group Exercise Instruction. Champaign, IL: Human Kinetics.
Page, P. (2005). Strength Band Training. Champaign, Il : Human Kinetics.
Yoke, M. M., & Armbruster, C. (2019). Methods of group exercise instruction. Human Kinetics Publishers.
Âmbito da gestão do desporto aplicada ao Fitness
Correia, A., Sacavém, A., & Colaço, C. (2006). Manual de Fitness e Marketing (1 ed.). Lisboa: Visão e Contextos. Âmbito das modalidades de Fitness.