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Atividades de Natureza e de Turismo Ativo

Código: LLGO20173    Sigla: ANTA
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 19 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   2,00
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,53
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,53
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,53
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar uma vivência diversificada nas atividades de deportos natureza de modo a contribuir para a aprendizagem dos conteúdos específicos
Promover a aquisição de competências ao nível da especificidade dos equipamentos e normas de segurança
Desenvolver capacidades básicas de domínio técnico.
Paralelamente aos objetivos anteriormente apresentados, os alunos serão orientados para o desenvolvimento de atividades individuais e coletivas conducentes à aquisição de:
- Conhecimentos gerais acerca das principais empresas / associações de desporto de natureza / atividades de outdoor
- Conhecimentos gerais sobre a estrutura de RH¿s que as organizações apresentam, destacando as principais funções
- Conhecimentos gerais sobre as diversas burocracias / legislação inerentes à realização das atividades de desporto de natureza / atividades de outdoor, nos diversos contextos institucionais, bem como, os principais problemas e implicações causados na gestão e organização destas atividades

Conteúdos programáticos

Para cada atividade serão abordados os seguintes conteúdos:1. Contextualização, caracterização e enquadramento da atividade (história, contexto federativo); 2. Especificidade dos locais de prática; 3. Especificidade dos materiais e equipamentos (marcas e locais de venda); 4. Principais regras, técnicas, tipos de atividade; 5. Organização de eventos competitivos e de lazer; 6. Gestão/manutenção de materiais e equipamentos; 7. Atividades recreativas; 8. Noções de segurança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os alunos serão orientados para o desenvolvimento de atividades individuais e coletivas conducentes à aquisição de: Conhecimentos gerais acerca das principais empresas / associações de desporto de natureza / atividades de outdoor do quadro nacional; Conhecimentos gerais sobre a estrutura de recursos humanos que as organizações apresentam, destacando as principais funções; Conhecimentos gerais sobre as diversas burocracias / legislação inerentes à realização das atividades de desporto de natureza / atividades de outdoor, nos diversos contextos institucionais, bem como, os principais problemas e implicações causados na gestão e organização destas atividades, no sentido de alcançar os objetivos da UC.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino Presencial
Método de exposição pelo professor e aluno
Método de trabalho independente
Método de elaboração conjunta.

Exposição teórica dos conteúdos;
Atividades de discussão organizada;
Prática especifica de cada módulo


Avaliação

Avaliação:
Época Normal o aluno deve cumprir 75% de presenças. Deverá, até à 4ª aula, informar por escrito a avaliação a integrar. Caso não informe, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua.
1) Época Normal
Avaliação contínua
1 Trabalho/relatório em grupo (40%): 1 trabalho/relatório de grupo relativo a temas a designar pelo docente
Componente Prática (30%): Competência técnica
Participação e disponibilidade (30%): Avaliação da qualidade da participação e intervenção do
aluno em aula, aspetos de disponibilidade e relacionamento com o docente e os colegas.
Obrigatório 9,5 em cada parâmetro
1.2. Exame final
1 Teste escrito individual (35%), 1 Apresentação de trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 prova oral (30%)
Obrigatório 9,5 em cada parâmetro
2) Época de Recurso
1 Teste escrito individual (35%), 1 trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 prova oral (30%)
3) Alunos em situação especial devem contatar o regente

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam fundamentalmente em situações reais de prática, exposição oral e pesquisa, procurando abordar desta forma todos conteúdos programáticos definidos e que visam alcançar os objetivos da unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abbott, R. & Baker, M. (1980). Start Surfing. Tradução 1989 Editorial Presença.; Cervantes, E. (1997) Iniciación al Piragüismo, Madrid, Gymnos Editorial Deportiva, S.L., Ford, K. (1995) Whitewater and Sea Kayaking, Champaign, Outdoor Pursuit Series, Human Kinetics Publishers.; Gullion, L. (1994) Canoeing, Human Kinetics Publishers, USA.; Hepp, T. (1997) La Escalada Deportiva, un libro didáctico de teoria y prática. Editorial Paidotribo, Barcelona; Hoffman, M. (1993) Manual de Escalada. Desnível; 3ª Edição; Jackson, E. (1999) Whitewater Paddling, Strokes & Concepts, Mechanicsburg, Stackpole Books.; Owen, P. (1998) Manual de Nudos. Ed.Coronel Tapiocca; Krauzer, S. (1995) Whitewater and Touring Basics, United States, W. W. Norton & Company.; Strobl, T. & Zeller, M. (1997) Freeclimbing ¿ A Complete Guide to RocK Climbing. Ed. Ward Lock; Abbott, R. & Baker, M. (1980). Start Surfing. Tradução 1989 Editorial Presença.; Moreira, M. (2009). Surf: Da Ciência à Prática. Edições da Faculdade de Motricidade Humana ¿ Universidade Técnica de Lisboa.

Observações

O modelo de avaliação poderá sofer alterações devido ao COVID