• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD10108
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Modalidade Desportiva II

Código: LLTD10108    Sigla: MD II
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2024/25 - A

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 102 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 14 150 350

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-2-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-KICKBO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-VOLEIBO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-GINASTI

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-NATAÇÃO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-ANDEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-TENIS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-SURF

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-FUTSAL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-CICLISM

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-2-T3-BASKET

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Mauro da Conceição Miguel - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   2,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,00
Fernando Manuel da Silva Paulo   2,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   2,00
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   1,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   2,50
Luis Alberto Moura Lopes - ESD   2,00
Manuel Firmino Simões de Almeida - ESD   2,00
Mauro da Conceição Miguel - ESD   1,20
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   2,50
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   0,00
Tânia Alexandra Costa Carapeta - ESD   1,50
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   2,50
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   1,29
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 6,00
Mauro da Conceição Miguel - ESD   4,00
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC deve continuar a preparar o aluno para ser capaz, por um lado de adquirir os conhecimentos de índole técnico-científicos, e ao mesmo tempo, criar uma capacidade de refletir a prática, de forma a que lhe sejam ministrados instrumentos para uma segura intervenção técnica, e sejam potencializadas capacidades de adaptação e inovação que possibilitem o sucesso profissional futuro relativos à modalidade desportiva escolhida pelo próprio. Progressivamente, ao longo da sua formação, o aluno é estimulado a estabelecer contatos com o seu contexto profissional de intervenção futura.

Conteúdos programáticos

Derivado da especificidade desta UC que é composta por várias modalidades desportivas, os conteúdos programáticos a serem desenvolvidos por cada modalidade são apresentados e desenvolvidos no programa específico de cada especialização, visando assim, respeitar as caraterísticas de cada contexto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Mais especificamente, pretende-se que os alunos possuam os seguintes conhecimentos e competências: Conhecimento teórico e prático dos conteúdos técnicos da modalidade; Conhecimento teórico e prático de processos de planeamento, intervenção e controlo relativos à modalidade; Conhecimento das tendências evolutivas da modalidade; Capacidade de análise crítica de situações de treino em contexto real de diferentes escalões etários e níveis competitivos; Capacidade para identificar as tendências evolutivas da modalidade em situações de competição; Capacidade de planeamento de um conjunto de treinos com e sem competição (microciclo competitivo e não competitivo); Observação de processos de avaliação e controlo do treino em contextos reais; Capacidade para intervir autonomamente em situações de treino simuladas; Aumentar o contacto com o contexto socioprofissional da modalidade através da colaboração no processo de planeamento e/ou de intervenção no processo de treino de um atleta ou equipa.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia aplicada está centrada no processo de ensino-aprendizagem promovida através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e desenvolvimento de tarefas específicas de trabalho não presencial. O modelo de avaliação da UC é específico a cada modalidade desportiva. Assim, cada docente pode adaptar a metodologia de ensino relativa a cada uma das unidades de formação propostas.


Avaliação

 A avaliação tem dois processos disponíveis: avaliação contínua e exame. Na avaliação contínua o aluno tem de frequentar, pelo menos, 2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar as atividades de avaliação que são de âmbito teórico (30%) e de âmbito teórico-prático (70%). O exame de época normal e/ou de recurso deve contemplar um exame teórico (40%), um exame teórico-prático (40%) e um exame oral (20%). Destaca-se, ainda, que o funcionamento da MD em regime tutorial tem uma adequação metodológica que será definida no seu programa específico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia aplicada será centrada no processo ensino aprendizagem. Através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e ensino à distância. E, privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida, e das discussões organizadas nas aulas e no fórum de discussão (ensino mediatizado à distância). O modelo de avaliação é específico a cada modalidade desportiva, respeitando o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM. Destacamos que nesta UC teremos um conjunto de modalidades desportivas que funcionarão em regime tutorial, sendo que nestes casos, os alunos cumprirão o estipulado pelo programa específico da mesma, sempre em total sintonia com o programa geral.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Derivado da especificidade desta UC que é composta por várias modalidades desportivas, a Bibliografia é apresentada dentro do programa de cada uma delas.