Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os alunos:
1- entendam o papel da investigação científica na produção de conhecimento.
2 - adquiram conhecimentos consistentes nas diferentes metodologias de pesquisa utilizadas no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, quer sejam de cariz quantitativo ou qualitativo.
3 - sejam capazes de produzir Investigação, adequando metodologias aos problemas a resolver.
4 - tenham capacidade crítica relativamente à investigação colocada à sua disposição.
5 - comuniquem eficazmente os resultados da investigação produzida.
Conteúdos programáticos
1 - A necessidade de fazer investigação. A observação e dificuldades associadas. Dificuldades ligadas à perceção. Influência da situação de observação nos sujeitos observados e no contexto. Influências culturais.
2 - O relatório da investigação: 2.1 A introdução. 2.2 A revisão de literatura. 2.3 A pesquisa bibliográfica : biblioteca e b.on. Critérios de seleção e análise de artigos científicos. A revisão sistemática de literatura. Metanálises. A organização da Bibliografia . Normas APA. 2.4 A definição do problema. 2.5 A definição de hipóteses.2.6 A metodologia. Metodologias Qualitativas e Quantitativas. Designs experimentais, quasi-experimentais e não-experimentais. Ameaças à validade interna de uma pesquisa. Ameaças à validade externa de uma pesquisa. A caracterização da amostra. A definição de variáveis. Os instrumentos. Os procedimentos. O tratamento de dados. 2.7 A apresentação e discussão dos resultados.2.8 As conclusões. 2.9As limitações.
3 - O processo de comunicação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para atingir o objetivo 1 consideram-se os conteúdos 1
Para atingir o objetivo 2 consideram-se os conteúdos 1,2,3
Para atingir o objetivo 3 consideram-se os conteúdos 1,2,3
Para atingir o objetivo 4 consideram-se os conteúdos 2
Para atingir o objetivo 5 consideram-se os conteúdos 2 e 3
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
1 -Nas sessões teóricas são expostos e debatidos os conteúdos programáticos.
2- Nas sessões teórico-práticas é dada aplicação prática a esses conteúdos e demonstrado o funcionamento de diversas ferramentas de apoio à investigação (por ex: software para gestão bibliográfica, consulta de bases de dados on-line)..
A avaliação desta unidade curricular é feita exclusivamente em regime de avaliação final que implica, em época normal, a presença a 2/3 das aulas. A avaliação consiste na elaboração, apresentação e defesa de um projeto de pesquisa. Este trabalho deverá ser individual. A Classificação final é a média aritmética dos três elementos de avaliação
Aos alunos em Regime Especial aplica-se o disposto no Regulamento de Conhecimentos e Competências.
Avaliação
A avaliação desta unidade curricular é feita exclusivamente em regime de avaliação final que implica, em época normal, a presença a 2/3 das aulas. A avaliação consiste na elaboração, apresentação e defesa de um projeto de pesquisa. Este trabalho deverá ser individual. A Classificação final é a média aritmética dos três elementos de avaliação
Aos alunos em Regime Especial aplica-se o disposto no Regulamento de Conhecimentos e Competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para atingir o objetivo 1 consideram-se as metodologias 1
Para atingir o objetivo 2 consideram-se as metodologias 1 e 2
Para atingir o objetivo 3 consideram-se as metodologias 1 e 2
Para atingir o objetivo 4 consideram-se as metodologias 1 e 2
Para atingir o objetivo 5 consideram-se as metodologias 1 e 2
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Blankenship, D. (2010). Applied Research and Evaluation Methods in Recreation. Human Kinetics.
Hennink, M. M., Hutter, I., & Bailey, A. (2011). Qualitative research methods. London, England: Sage
Hill, M. M. & Hill, A. (2008) Investigação por Questionário. Edições Sí¿labo, Lisboa.
McManee, M. (2005). Philosophy and the sciences of Exercise, health and sports: Critical perspectives on Research methods. New York: Routledge
Morrow, J.; Jackson, A.; Disch, J.; Mood, D. (2016) Measurement and Evaluation in Human
Performance with web study Guide -5th Edition; Human Kinetics, Champaign Illinois
O'Leary, Z. (2014). The essential guide to doing your research project. Los Angeles, CA: Sage.
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage.
Thomas, J. R., Nelson, J. K., & Silverman, S. J. (2015). Research methods in physical activity (Seventh edition). Human Kinetics.