• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD10119
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Anatomofisiologia I

Código: LLTD10119    Sigla: ANAT I
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 195 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 20,00

TD-1-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 22,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
António Manuel da Silva Moreira - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 4 8,00
António Manuel Vitória Vences de Brito - ESD   5,00
Pedro Miguel Ramos Reis - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel da Silva Moreira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a organização do corpo humano do ponto de vista do funcionamento celular nos seus aspetos bioquímicos, biológicos e histológicos.
Conhecer as principais estruturas que compõem o Sistema Nervoso, Músculo Esquelético, o Sistema Cardiorrespiratório.
Compreender de forma integrada o funcionamento dos diferentes órgãos e sistemas, nomeadamente do Sistema Nervoso Músculo Esquelético e Cardiorrespiratório.

Todos os interessados deverão consultar o programa completo da cadeira disponível aqui

Conteúdos programáticos


História da anatomia e fisiologia ¿ o propósito desta ciência, A Química da Vida, processos biológicos básicos, a Célula e a sua fisiologia ¿ conceito de Homeostasia, Tipos de Tecidos
Organização do corpo humano, Taxonomias anatómicas, Principais noções da terminologia anatómica
O Sistema Músculo-esquelético, Esqueleto Ósseo, Fisiologia do osso: formação e reabsorção ósseas
Propriedades da célula muscular ¿ Contracção muscular, potencial de acção. Ossos, e Músculos do tronco e da cabeça
Ossos e Músculos do MS. Ossos e Músculos do MI. Articulações e tipos de movimentos
O Sistema Nervoso introdução, o nervo, anatomia e fisiologia geral, sistema nervoso central, mecanismos de coordenação neuromuscular.
O Sistema Nervoso Autónomo, receptores e vias sensoriais, arco reflexo
O Sistema Cardiovascular ¿ O Sangue. Célula muscular cardíaca, anatomia do coração e o seu sistema eléctrico, electrocardiograma, vasos sanguíneos e dinâmica da circulação e fluxo, Regulação da pressão arterial

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade Curricular.
Desta forma, recusamos veementemente a redução da relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a aprendizagem a uma espécie de troca de serviços.
Todos os conteúdos programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.
A coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se demonstre em 1000 ou 3000 caracteres.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas Teóricas e Teórico-práticas. E-learning. Preferencialmente promovendo a utilização de plataformas de gestão de aprendizagens, nomeadamente do Moodle da Cadeira.
Avaliação Contínua. Questionamento e estimulação dos estudantes para a escuta ativa.
Tarefas: Os estudantes deverão participar com entusiasmo nas tarefas propsotas durante as aulas.


Avaliação


Avaliação
Os alunos deverão no início da cadeira assinalar se pretendem o regime de avaliação contínua ou final, ou se tiverem acesso a contratualização para o regime especial de frequência.
A avaliação contínua:
Para ter acesso à avaliação contínua os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas. A avaliação contínua consistirá na realização de um teste escrito para cada módulo, e a seguir ao último módulo, de uma prova oral. Durante a lecionação das aulas práticas os docentes poderão usar estratégias de aprendizagem ativa, nomeadamente a realização de fichas de trabalho, apresentações orais e/ou trabalhos individuais ou em grupo, bem como o recurso ao questionamento. Para a realização da frequência de cada módulo  (e manutenção da continuidade da avaliação contínua) os alunos terão de satisfazer a realização de 75% das tarefas propostas pelo docente.
Para ter sucesso na cadeira os alunos deverão ter uma nota mínima de 9,5 valores em cada módulo    e 9,5 valores na prova Oral.
A Classificação da Cadeira corresponderá à média ponderada da avaliação escrita e da prova oral, sendo as ponderações de 30 e 70%, respetivamente.
A avaliação Final:
Para ter acesso ao exame da época normal os alunos terão de ter no mínimo 80% de presenças nas aulas   . A avaliação final constará de uma prova oral e de uma prova escrita. Os alunos terão de ter nota superior a 9,5 em ambas as provas. A classificação final será o resultado da média ponderada da classificação obtida em cada prova, com a ponderação de 70% para a prova oral e 30% para a prova escrita. Os alunos só são admitidos à prova escrita se tiverem nota igual ou superior a 9,5 valores na prova oral.
Alunos em regime especial de frequência:
Os alunos que tenham acesso a um regime especial de frequência, deverão contratualizar com o regente da cadeira, nas duas primeiras semanas do semestre, o modo de realizar a aquisição de conhecimentos e competências, bem como as datas e formas de avaliação. Os alunos que não contratualizem o regime especial, no prazo atrás mencionado, terão de frequentar a cadeira num dos regimes previstos para os alunos sem regime especial.
A Avaliação da época de recurso, será idêntica à avaliação final, com exceção da exigência da assiduidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A amplitude das estratégias e a expertise pedagógica do regente, bem como as reuniões de trabalho entre os colaboradores na leccionação da cadeira de forma a escolher para cada situação e população as estratégias mais eficazes a adoptar no sentido de promover o progresso das competências e conhecimentos dos estudantes garantem a coerência

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Obrigatória

Seeley, Rod R. Philip Tate / Stephens, Trent D.  Anatomia e Fisiologia, 2011, Lusociência (Ed.)


De extensão

Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor ¿ Volume 1. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Lisboa FMH.
Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor ¿ Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à actividade física. Lisboa FMH
Correia, P.; Espanha, M.; Oliveira, R; Pascoal, A.; Freitas, S. (2011). Aparelho Locomotor. Exercícios e Estudos Práticos. Lisboa FMH.

Observações