• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD10158
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Teoria e Metodologia do Treino I

Código: LLTD10158    Sigla: TMT I
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 118 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-2-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-2-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-2-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   1,00
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   1,00
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   2,00
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta Unidade Curricular abrange transversalmente os aspetos técnicos, metodológicos e científicos do Treino Desportivo tendo por objetivo a construção do conhecimento de base que permita ao aluno entender o processo de treino nomeadamente no que se refere aos seus aspetos mais gerais, princípios orientadores, bem como os seus fatores fundamentais.

Conteúdos programáticos

1. Fundamentos do processo de treino
2. Princípios do treino
3. Introdução às capacidades motoras
4. A unidade de treino
5. Fundamentos da carga de treino
6. Fator técnico-tático no treino
7. Introdução ao planeamento e periodização do treino

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Domínio dos fundamentos do processo e princípios do treino. Conhecer e compreender as capacidades de motoras implícitas no processo de treino. Dominar os princípios da unidade de treino, relacionado com os fundamentos da carga de treino e com o fator técnico-tático. Dominar o planeamento e a periodização do treino. Construção de um planeamento tendo em conta todos os principios e fundamentos do treino, da carga de treino e da unidade de treino.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas teórico-práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas.


Avaliação

Avaliação contínua: aluno tem de frequentar 2/3 das aulas lecionadas ao longo do semestre; Trabalho individual 1 (TI1); Trabalho individual 2 (TI2); Trabalho de grupo (TG). Classificação final: (TI1=25%) + (TI2=25%) + (TG=50%) = 100%. O somatório das partes não poderá se inferior a 10 valores.
Avaliação final através de exame final: Avaliação Prática (AP) + Avaliação Teórica (AT) + Avaliação Oral (AO). A classificação final: (AP=40%) + (AE=40%) + (AO=20%); Nenhuma das partes poderá se inferior a 10 valores.
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem e recairá em aulas teóricas e teórico-práticas. Privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas, individuais e em grupos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bompa, T. & Buzzichelli, C. (2019). Periodization: Theory and Methodology of Training. Human Kinetics.
Farias, C. & Mesquita, I. (2022). Learner-Oriented Teaching and Assessment in Youth Sport. Routledge.
Pill, S. (2022). Perspectives on Game-Based Coaching. Routledge.
Vasconcelos Raposo, A. (2019). Preparar e Dirigir o Treino da Força com Jovens. Confederação Portuguesa de Treinadores: Cadernos do Treinador (3).
Vasconcelos Raposo, A. (2019). Planeamento do treino desportivo: fundamentos, organização e operacionalização. Visão e Contexto.