Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Procura-se que nesta UC, os alunos: Assimilem a importância da componente psicologica no desenvolvimento e compreensão do Desporto e das Atividades Físicas; Conheçam a história da Psicologia do Desporto e Exercício, a sua natureza e organização, bem como as principais metodologias de intervenção; Estudem e promovam o desenvolvimento de competências do treinador com vista ao aumento da eficácia de todo o processo; Análise das características individuais dos praticantes, assim como a sua repercussão na prática desportiva e vice-versa; Analisar e compreender o papel do envolvimento nas suas diversas facetas e a sua repercussão na prática, em termos gerais, e no equilíbrio do praticante, em particular;
Finalmente analisaremos a interação entre os diferentes elementos intervenientes no processo desportivo e, fundamentalmente, as técnicas apropriadas para maximizar cada um dos elementos anteriores. Desenvolvam competências pessoais de comunicação e liderança.
Conteúdos programáticos
Natureza da Psicologia do Desporto e do Exercício: O Desporto e a Atividade Física como fenómeno Social e Cultural; A Psicologia do Desporto como ciência; Natureza da Psicologia do Desporto; História e Organização da Psicologia do Desporto; A Psicologia do Desporto em Portugal; Tendências da Investigação Atual. O Treinador: A Filosofia de treino; Comunicação; Liderança. O Praticante: Diferenças Individuais e Desporto; Avaliação em Psicologia do Desporto.
O Envolvimento: Aspetos Psicossociológicos; Dinâmica dos grupos; O envolvimento social; O envolvimento físico. A Interação: Treino Psicológico; Aconselhamento; Treino Mental; Definição de objetivos; Controle da Atenção e da Concentração; Técnicas de Ativação e Autocontrole; Os processos emocionais e sua regulação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os diferentes pontos dos conteúdos estão dispostos de forma a responder aos objetivos formulados, começando pela importância da Psicologia do desporto e sua evolução histórica, seguido da compreensão dos intervenientes no processo, do envolvimento e suas relações.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Numa primeira fase os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica.
Numa segunda fase deverão mobiliza-los para o desenvolvimento de trabalhos.
Estes trabalhos serão apresentados nas aulas, constituindo momentos de desenvolvimento de capacidade de liderança e comunicação em simultâneo com o domínio da restante matéria.
Avaliação
Avaliação contínua (obrigatório 2/3 de presenças):
- realização de 7 trabalhos de grupo, de domínio e inovação das matérias - (média = 50%) - Um teste de avaliação (50%) A classificação final será em função das percentagens, não podendo qualquer dos momentos de avaliação ter uma classificação inferior a 7,5 valores -Avaliação em exame final: - 1 teste de avaliação (40%), sobre a matéria constante no programa. - 1 trabalho de pesquisa (40%) - 1 Oral (20%) A classificação final será em função das percentagens, não podendo qualquer dos parâmetros de avaliação ter uma classificação inferior a 7,5 valores Regime específico para alunos em situação especial: É elaborado de forma individual após solicitação por parte dos alunos, conforme regulamento de avaliação
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa foi construído no pressuposto de que, numa primeira fase os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica e que numa segunda fase os deverão mobilizar para o desenvolvimento de um trabalho. Deverá privilegiar-se a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Os diapositivos de todas as aulas, assim como o programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, após cada aula. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teórico-práticas se privilegia a análise de documentos, textos e apresentação de trabalhos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Brito, A. P. (1994) - Psicologia do Desporto. Lisboa: Omniserviços;
Cruz, J. (1996) - Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais;
Cox, R. (2011). Sport Psychology: Concepts and applications. New York: The McGraw-Hill Companies, Inc.;
Dosil, J. (2005). The sport psychologist¿s handbook: A guide for sport-specific performance enhancement. New Jersey: Wiley & Sons;
Horn, T. (2017) - Advances in Sport Psychology. Champaign, IL.: Human Kinetics;
Martens, R. (1987) - Coaches Guide to Sport Psychology. Champaign, IL.: Human Kinetics;
Orlick, T. (2015). In pursuit of excellence. How to Win in Sport and Life Through Mental Training. Champaign, USA: Human Kinetics;
Tenebaum, G., & Eklund, R. C. (2019). Handbook of Sport Psychology. New Jersey: Wiley & Sons;
Weinberg, R. S., & Gould, D. (2019). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Champaign, IL: Human Kinetics.