Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta UC deve preparar o aluno para ser capaz, por um lado, de adquirir os conhecimentos de índole técnico-científico, e ao mesmo tempo, criar uma capacidade de refletir a prática, para que lhe sejam ministrados instrumentos para uma segura intervenção técnica, e sejam potencializadas capacidades de adaptação e inovação que possibilitem o sucesso profissional futuro relativo à sua intervenção.
Conteúdos programáticos
As crianças e os jovens e a sua prática desportiva. Caracterização dos seus contextos, quadro legislativo, organização, conduta lúdica para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, os 10 e os 12 anos e os 13 e os 15 anos (diferentes escalões etários); Objetivos e benefícios da prática desportiva regular; Aspetos do desenvolvimento motor que poderão ter influência na prescrição da atividade desportiva; Metodologia da prática desportiva; A importância e adequação dos diferentes equipamentos, dos materiais, dos espaços e das várias atividades desportivas (conhecimento do corpo, jogos lúdicos, jogos pré-desportivos e jogos desportivos), na melhoria do desenvolvimento motor, cognição e socialização da criança; Conduta técnico-pedagógica do profissional na intervenção com crianças e jovens; Formas de implementação e promoção de projetos inovadores para a prática desportiva com crianças e jovens em diferentes mercados de trabalho.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Domínio dos conhecimentos dos princípios, dos pressupostos e dos conceitos associados à prática desportiva, das metas de aprendizagem definidas, bem como a conduta lúdica para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, os 10 e os 12 anos e os 13 e os 15 anos (diferentes escalões etários); Conhecer as características, as capacidades, as necessidades e os objetivos dos vários grupos das faixas etárias, no contexto da prática desportiva (jogos lúdicos e jogos pré-desportivos) e sua importância formativa; Conhecer o perfil adequado do profissional enquanto agente responsável pelo desenvolvimento das atividades lúdicas e desportivas; Identificar e caracterizar os diferentes contextos socioprofissionais existentes e iniciar o contacto com esses contextos; Conhecer os meios, material didático e segurança na intervenção prática; Desenvolver projetos/programas de implementação de atividade desportivas no âmbito escolar e no desportivo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas.
Avaliação
Avaliação contínua: aluno tem de frequentar 2/3 das aulas lecionadas ao longo do semestre: Intervenção teórico-prática nas aulas (ITP); Ficha de trabalho individual (FTI); Trabalho de grupo (TG); Frequência (F). Classificação final: (ITPx0.2) + (FTIx0.2) + (TGx0.2) + (Fx0.4). Nenhuma das partes poderá se inferior a 10 valores.
Avaliação final através de exame final: Avaliação Prática [AP] + Avaliação Teórica [AT] + Avaliação Oral [AO]. A classificação final: [(AP x 0,4) + (AE x 0,4) + (AO x 0,2)]; Nenhuma das partes poderá se inferior a 10 valores.
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem e recairá em aulas teórico-práticas, práticas e ensino à distância. Privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Dias, I; Sequeira, P. & Barroso, M. (2020). Sport, Education and Quality of Life. Edições CIEQV.
Farias, C. & Mesquita, I. (2022). Learner-Oriented Teaching and Assessment in Youth Sport. Routledge.
Pill, S. (2022). Perspectives on Game-Based Coaching. Routledge.
Vasconcelos Raposo, A. (2019). Preparar e Dirigir o Treino da Força com Jovens. Confederação Portuguesa de Treinadores: Cadernos do Treinador (3).
Vasconcelos Raposo, A. (2019). Planeamento do treino desportivo: fundamentos, organização e operacionalização. Visão e Contexto.