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Pedagogia do Treino Desportivo

Código: LLTD10228    Sigla: PTD
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LTD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 107 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50
Trabalho de Campo: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   4,50
Trabalho de Campo Totais 3 3,00
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos 
Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica em desporto, de modo a otimizar o desempenho nas funções profissionais dos treinadores de desporto
Conhecer e discutir o processo de planeamento estratégico e operacional dos treinadores de desporto, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento dos atletas; 
Adquirir conhecimentos e refletir sobre as competências que tornam eficaz a intervenção técnico-pedagógica; 
Conhecer as competências pedagógicas e de intervenção pedagógica em desporto e desenvolver o sentido de análise e crítica, através da observação de prática de atividade física.
Competências 
Pesquisar e interpretar a investigação em Pedagogia do Treino Desportivo;
Planear e intervir com atividade física para diferentes grupos em contextos simulados e reais;
Desenvolver a autoanálise acerca da sua intervenção pedagógica em treino desportivo;
Apresentar o relatório da autoanálise;

Conteúdos programáticos

A relação pedagógica em Treino Desportivo; As competências profissionais do treinador de desporto; O processo de ensino e a aprendizagem no treino de jovens nas modalidades desportivas; O planeamento em Treino Desportivo: Definição e operacionalização dos objetivos; O planeamento dos ciclos de treinos (meso e micro ciclos); O plano do treino; O plano da competição; A gestão temporal do treino nas modalidades desportivas: análise do tempo da sessão; As principais funções pedagógicas : caminho para o sucesso; A instrução e o feedback pedagógico: sua importância na aprendizagem e na motivação; A disciplina e o clima relacional no treino desportivo nas modalidades desportivas; As implicações pedagógicas dos estilos de liderança e de comunicação; A satisfação, a motivação e a adesão dos atletas ao treino desportivo; Observação sistemática e análise da intervenção pedagógica em Treino Desportivo; A investigação em Pedagogia do Desporto;

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Existem conteúdos de temas que estão relacionados com os objetivos de desenvolvimento do conhecimento e das atitudes referentes ao ato pedagógico em treino desportivo. Outros temas tratam conhecimentos e competências direcionados para a intervenção pedagógica do treinador, visando o desenvolvimento das técnicas e decisões pedagógicas no treino e na competição. E ainda há um tema que desenvolve conhecimentos e competências no âmbito do treino do treinador, procurando fornecer ferramentas para a observação comportamental. O desenvolvimento das atitudes percorre todos os temas e será uma constante na abordagem com os alunos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os alunos são informados nas aulas anteriores sobre os conteúdos a abordar nas aulas seguintes para que estes sejam lecionados em regime de debate;
Utilização do fórum de debate (online e/ou presencial) da Unidade Curricular para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos;
Incentivo aos alunos na criação de novos tópicos de debate;
Utilização de vídeos para análises ¿in loco¿ de determinados conteúdos;
Aplicação de sistemas de observação para potenciar análises e debates nas aulas e nos fóruns;
Alguns elementos de avaliação são construídos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes;
Aplicação de fichas de avaliação sectoriais em funções de temas de conteúdo;
Os alunos realizam prática pedagógica em contexto simulado, no âmbito de uma modalidade desportiva;
Os alunos devem elaborar e apresentar um relatório de análise da observação realizada à sua própria prática pedagógica como treinador;
Aplicação de teste de avaliação de conhecimentos no final de blocos de conteúdos.


Avaliação

Processos de avaliação disponíveis
Avaliação Contínua e Exame Final
Condições de acesso e critérios de adesão a cada processo de avaliação
Os alunos terão de cumprir o regime de frequência, conforme previsto no artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM, uma vez que se define neste programa, para o aluno ter avaliação contínua deverá cumprir 80% de presenças (no mínimo) às aulas (teóricas, teórico-práticas e trabalho de campo).
Os alunos podem optar formalmente por não efetuar a avaliação contínua, optando pelo exame final, devendo dirigir informação escrita ao regente.
Elementos de avaliação exigidos, métodos utilizados e critérios de ponderação
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através da elaboração de quatro fichas de avaliação (individuais), intervenção prática (individual), relatório (individual), apresentação do relatório (individual) que refletem o processo de formação a que vão estando sujeitos.
Cada elemento de avaliação deverá ter uma classificação mínima de 9,5 valores, para aprovação final.
As fichas de avaliação comportam a matéria leccionada num determinado bloco de conteúdo.
O teste de avaliação de conhecimentos é realizado sobre toda a matéria lecionada.
Os planos de microciclo e de treino referem-se ao planeamento da intervenção prática.
A intervenção prática corresponde à prestação individual, numa modalidade desportiva  (aula-treino), nas sessões de intervenção (treinador), em contexto condicionado, sendo avaliada nas principais dimensões da intervenção pedagógica do comportamento do treinador.
O relatório trata da autoanálise e autoscopia da intervenção como treinador, incluirá também o plano de treino e a análise do mesmo, sendo avaliadas pela qualidade da análise efetuada, da argumentação e da redação, considerando as principais dimensões da intervenção pedagógica.
A apresentação do relatório será uma actividade individual para que o alunos exponha as linhas de força do seu trabalho e defenda as suas conclusões, baseando-se na matéria lecionada.
A Avaliação Final corresponde ao exame final, com uma prova escrita e uma prova oral. A classificação final corresponde à média das duas provas, sendo que para acesso à prova oral é necessário obter 9,5 valores na prova escrita.
Cálculo da avaliação final em cada processo de avaliação 
Avaliação Contínua - Nota Final = (0,30 * 3 Fichas de Avaliação) + (0,20 * Plano de Microciclo e de Treino) + (0,20 * Intervenção) + (0,30 * Relatório e Apresentação)
Exame Final ¿ Nota Final = (0.50 * Prova Escrita) + (0.50 * Prova Oral)
Regime específico para alunos em situação especial
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conhecimentos serão desenvolvidos por métodos de exposição e de discussão de grupo nas aulas teóricas e teórico-práticas. Alguns conhecimentos e competências serão desenvolvidos nas aulas aplicadas, teórico-práticas e trabalho de campo, promovendo a discussão de cenários e de simulações da intervenção do treinador. Será também utilizado a metodologia de fórum de debate e ainda o visionamento vídeo de situações reais e simuladas. Algumas competências de intervenção pedagógica serão desenvolvidas por via da prática em contexto simulado da intervenção do treinador. As competências de observação e autoanálise serão desenvolvidas por via do trabalho autónomo do estudante e das aulas de trabalho de campo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Pearson Education Limited.
Coelho, O. (2004). Pedagogia do Desporto. Contributos para uma compreensão do desporto. Livros Horizonte.
Lyle, J. (2002). Sports Coaching Concepts: A Framework for Coaches¿ Behaviour. Routledge.
Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV.
Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Ed. Visão e Contextos.
Rosado, A., Mesquita, I. (2009). Pedagogia do Desporto. Edições FMH.
Sarmento, P., Rosado, A, Rodrigues, J. (2000), A Formação de Treinadores Desportivos. Edições ESDRM.
Salmela, J. (1996). Great Job Coach! (Getting the edge from proven winners). Potentium.
Siedentop, D. & Mars, H. (2011). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. McGraw-Hill Education.