Código: | LLTD10237 | Sigla: | TFUNC | |
Área Científica: | Ciencias Técnicas e Pedagógicas |
Área de Ensino: | LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLTD | 32 | Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 | 2º | 3 | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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- 1. Treino Funcional
- 1.1. Definição
- 1.2. Objetivos e benefícios
- 1.3. Fatores condicionantes da capacidade de produção de força
- 1.4. Análise Cinesiológica e técnica de execução de exercícios funcionais por região anatómica ¿ Membro inferior, Tronco e Membro Superior. Abordagem de rácios de força muscular ideais.
-1.4.1. Peso corporal
- 1.4.2. Máquinas de musculação e pesos livres
1.5. Materiais e benefícios, vantagens, limitações e aplicações práticas.
- 1.5.3.1. BOSU
- 1.5.3.2. Bolas medicinais
-1.5.3.3. Treino em suspensão
- 1.5.3.4. Bolas suíças
- 1.5.3.5. Plataformas de instabilidade
- 1.6. Princípios e pressupostos na construção de programas de treino
- 1.6.1. Teoria geral da adaptação
- 1.6.2. Princípios do treino
1.7. Metodologia da prescrição de exercício
1.7.1. Força
1.7.2. Construção sessão treino
1.7.3. Mobilidade e estabilidade
1.7.4. Periodização do treino funcional
Os conteúdos programáticos integram-se no sentido de dotar o estudante de conhecimento nas tarefas de Prescrição de Exercício nas populações-alvo do Treino Desportivo.
Os conteúdos programáticos veiculados desde o tópico 1.1 até 1.3 vão permitir identificar o que é o treino funcional e conhecer e saber aplicar exercícios de treino funcional numa sala de exercício ou em outdoor. A posterior aprendizagem de análise Cinesiológica e técnica de execução de exercícios funcionais por região anatómica (conteúdo 1.4) assim como o conhecimento dos princípios e pressupostos na construção de programas de treino (conteúdo 1.6) permitir-lhes-á aos formandos ser capaz de prescrever, orientar e supervisionar sessões de treino funcional. Por último, através do conhecimento dos diferentes materiais, seus benefícios, vantagens, limitações e aplicações práticas (conteúdo 1.5) o aluno aprenderá a utilizar com eficácia e segurança os diversos equipamentos e acessórios de Treino Funcional.
A metodologia aplicada deverá ser centrada no processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde todo o seu trabalho contribuirá fortemente para a sua aprendizagem. Procurar-se-á sempre favorecer uma papel ativo do estudante na criação do processo de ensino-aprendizagem. As metodologias utilizadas recairão em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas laboratoriais, desenvolvimento de trabalhos, produção de relatórios. Utilizar-se-ão equipamentos como máquinas de musculação e cardiofitness, plataformas instáveis, BOSU e halteres entre outros.
Procurar-se-á que a melhoria de conhecimento dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas teóricas e teórico-práticas que, simultaneamente, se relacionarão com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida, de pesquisa individual e das discussões organizadas nas aulas e nos fóruns de discussão.
- I) aulas teóricas; II) aulas teórico-práticas, iii) realização de observações, iv) desenvolvimento de trabalhos
Modelo de avaliação
Processos de avaliação disponíveis
Avaliação continua
Exame final
Avaliação Contínua: mínimo de 9,5 valores em cada parâmetro de avaliação.
Deverá estar presente em 2/3 das aulas dadas ao longo do ano.
Parâmetros de Avaliação:
a) Avaliação Teórica (AT)
Teste teórico (55%)
b) Avaliação Prática (AP)
Oral teórico-prática (40%)
c) Participação e desempenho (PDES) (5%)
Avaliação final
a) Avaliação teórica (AT) - realização de exame escrito, 60%
b)Avaliação oral (AO) - realização de exame oral, 40%
Em todas as avaliações, o aluno terá de obter a classificação mínima de 9,5 valores.
Regime específico para alunos em situação especial
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM
A divisão em aulas teóricas, expositivas, e teórico-práticas, em que há discussão de estudos-caso e aplicação na prática dos protocolos de prescrição de treino funcional e com utilização de diferentes materiais de treino objectivou a criação de uma metodologia de ensino que proporcionasse espaços de discussão, prática e de envolvimento do aluno nos conteúdos programáticos.
A avaliação baseada em fichas de avaliação permitirá uma aferição de cariz não só avaliativo, mas também formativo, pela sua resolução e posterior análise das questões com maior evidência de fracasso por parte das turmas. Para além disso, este modelo pressupõe um estudo aprofundado, que deverá ser realizado transversalmente a toda a unidade, e por consequente, a todo o semestre.
- Baechle, T. R., & Earle, R. W. (Eds.). (2008). Essentials of Strength Training and Conditioning. National Strength and Conditioning Association. Champaign, IL: Human Kinetics.
- Kraemer, W. J., & Ratamess, N. A. (2004). Fundamentals of Resistance Training: Progression and Exercise Prescription. Medicine & Science in Sports & Exercise, 36(4), 674-688.
- Mil-Homens, P.; Correia, P. P. & Mendonça, G. V. (Eds) (2015). Treino da Força: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Volume I. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana.
- Rippetoe, M., Kilgore, L., & Pendlay, G. (2006). Practical Programming for Strength Training. Texas: Aasgard Company.
- Ruivo, R. (2018). Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício (4.ª Ed.). Lisboa: Editora Self.
Caso necessário transição para aulas totalmente à distância:
Aulas realizar-se-ão em zoom, procurando-se potenciar a máxima interatividade possível e aplicabilidade prática dos conteúdos lecionados, recorrendo, sempre que possível, a visionamento de vídeos e imagens, à criação de grupos de trabalho em salas simultâneas e à resolução de estudos-caso via zoom