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Sistemática do Desporto I

Código: LLTD30101    Sigla: SD I
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 150 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 45 75

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 4 12,00
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   6,00
Tobias da Costa Portela   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta disciplina deve preparar o aluno para ser capaz de adquirir os conhecimentos de índole técnica e criar uma capacidade de refletir a prática, de forma a que lhe sejam ministrados instrumentos para uma segura intervenção técnica, e sejam potencializadas capacidades de adaptação e inovação que possibilitem o sucesso profissional futuro. I -. Intervenção co crianças num processo de AMA; II - Intervenção de nível básico sobre a aprendizagem das técnicas de nado; III - Intervenção prática multidisciplinar integrando conteúdos das diversas disciplinas abordadas.



Conteúdos programáticos

1. A Adaptação ao Meio Aquático: a) O comportamento do ser humano na água e suas características ; b) Fundamentos da Adaptação ao Meio Aquático ; c) Habilidades motoras aquáticas básicas; d) As Diversas Etapas do Processo de Adaptação ao Meio Aquático. (AMA); e) Proposta metodológica para a Adaptação ao Meio Aquático, suas progressões e avaliação para as diversas habilidades motoras aquáticas básicas da Natação. 2. As Técnicas da Natação Pura Desportiva: o ensino das técnicas alternadas e simultâneas (técnica de  crol, técnica de costas, técnica de bruços, técnica de mariposa): Condicionantes RegulamentaresPosição do corpo Alinhamento e Rolamento do corpo Respiração Ação dos membros superiores Ação dos membros inferiores Sincronização membros superiores/membros inferiores Sincronização dos membros superiores com o ciclo respiratório 3. Iniciação à Natação Artística; 4. Iniciação ao Polo Aquático; 5. Iniciação à Natação de Salvamento; 6. Iniciação aos Saltos para a água 


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia aplicada deverá ser centrada no processo ensino aprendizagem do aluno onde todo o seu trabalho contribuirá fortemente para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas poderão recair em aulas teóricas, aulas teórico-práticas ou práticas laboratoriais.

Conteúdos 1. - Objetivos I

Conteúdos 2. - Objetivos II

Conteúdos 3, 4, 5 e 6. - Objetivos III

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino adoptadas detém abordagens e princípios distintos para facilitar a aprendizagem. Alguns dos métodos mais comuns incluem: Aprendizagem baseada em problemas (PBL - Problem-Based Learning) com foco na resolução de problemas específicos, onde os alunos investigam e resolvem as questões; Aprendizagem cooperativa: Os alunos trabalham em grupo para alcançar objetivos comuns, promovendo habilidades sociais, colaboração e responsabilidade compartilhada; Ensino individualizado: adaptando a instrução de acordo com as necessidades e estilos de aprendizagem de cada aluno, permitindo um ritmo personalizado; Aprendizagem baseada em competências, concentrando-se no desenvolvimento de habilidades e competências específicas em vez de apenas na transmissão de informações; Ensino por descoberta, onde os alunos aprendem nas aulas práticas, explorando, investigando e descobrindo conceitos por conta própria, muitas vezes através de experimentação.







Avaliação

Avaliação contínua  - para aprovação na disciplina é condição que os alunos tenham a nota das avaliações realizadas A CADA UM DOS PARÂMETROS que compõe a nota final igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: 
Nota Final = T*0.4+ I*0.4+ PP*0.2  onde T = nota teste;  I = nota intervenção e PP = nota prova prática, que engloba a realização de 50 metros em duas técnicas de nado à escolha e reconhecidas nas suas componentes (ação dos MI, ação dos MS, respiração, sincronização). O aluno que cumpra os parâmetros a serem avaliados em avaliação contínua fica dispensado de ir a exame final. Caso não cumpra os referidos parâmetros terá que realizar exame a todo ou parte das componentes, mediante decisão do docente. Exame final - será constituído por componente prática, componente escrita e componente oral, com ponderação de 0,33 cada, onde para aprovação terá de obter a classificação de 9,5 valores a cada componente. 
Alunos em situação especial  - conforme disposto no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia utilizada privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida e das discussões organizadas nas aulas.



Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barbosa et al. (2022). manual de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento em natação: um modelo multidisciplinar. 2ª edição. FPN. ISBN: 978-989-54231-5-6. | Murcia et al. (2021). Recursos pedagógicos en las actividades acuáticas. ISBN digital: 978-987-8384-35-1 | Conceição, A., Garrido, N., Marinho, D., Costa, A., Barbosa, T., Louro, H., Reis, V., Ferraz, C., & Silva, A., (2011). As Técnicas Alternadas em Natação Pura Desportiva: Modelo Biomecânico, Modelo Técnico e Modelo de Ensino. Editor UTAD. ISBN: 978-972-669 |
Barbosa TM, Costa MJ, Marinho DA, Garrido ND, Silva AJ, Queirós, TM (2011). Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas simultâneas de nado. Educación Física y Deportes. 156. www. efdeportes.com