Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se apresentar uma introdução aos princípios gerais da Estatística, fornecendo um conjunto de métodos de interpretação matemática, aplicada a factos ou a fenómenos para os quais um estudo exaustivo de todos os elementos ou de todos os factos é impossível devido à sua complexidade ou à sua natureza. Deste modo, visa dotar o aluno de conhecimentos indispensáveis à prossecução da pesquisa experimental, nomeadamente através do domínio de:
1- Estatística Descritiva
2 - Estatística Inferencial
2.1 - Técnicas de Correlação
2.2 - Técnicas de Comparação
2.3 - Regressão Linear Simples
Conteúdos programáticos
1 - Conceitos básicos. Séries simples e de frequências. Estatística gráfica. Caracterização de uma distribuição através de parâmetros estatísticos.
2 - Intervalos de confiança. Noções básicas para as probabilidades. Noção de "poder e eficiência" de uma prova estatística. Estatística paramétrica versus estatística não - paramétrica.
3 - Teoria da correlação.
4 - Regressão linear.
5 - Amostras relacionadas e amostras independentes. Técnicas de comparação.
.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC engloba conteúdos de estatística que permitem uma caracterização cuidada de uma dada realidade abordando simultaneamente a inferência estatística, introduzindo conceitos chave e dotando o aluno de ferramentas de análise utilizáveis em pesquisas científica com designs de baixa complexidade.
Ao objetivo 1 correspondem os conteúdos 1
Ao objetivo 2 correspondem os conteúdos 2,3,4 e 5
Ao objetivo 2.1 corresponde o conteúdo 3
Ao objetivo 2.2 corresponde o conteúdo 5
Ao objetivo 2.3 corresponde o conteúdo 4.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teóricas - expostos os conteúdos programáticos. Aulas teórico-práticas - aplicados os conhecimentos através da utilização de software (SPSS), apoio à realização dos trabalhos de grupo, realizadas as provas orais e a apresentação dos trabalhos de grupo.
Avaliação
Avaliação: O aluno está em avaliação contínua (AC) se até à 4ª aula não declarar por escrito a sua opção por exame final. Regime de Frequência:: 75 % presenças aulas TP; Avaliações positivas na elaboração, apresentação e defesa de um trabalho de grupo e numa avaliação oral. Classificação final = ((Elaboração + Apresentação + Defesa)/3) x 0,6+Avaliação Oral x 0,4. Exame Final: Elaboração, Apresentação e Defesa de trabalho individual a entregar na data da realização da prova escrita e avaliação oral na data estipulada para a apresentação e defesa. Classificação final = ((Elaboração + Apresentação + Defesa)/3) x 0,6+Avaliação Oral x 0,4. Alunos em situação especial: cumpre com o estipulado no regulamento da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A exposição de conteúdos feita na aula teórica, que visa a transmissão de conhecimentos, é complementada pelo desenvolvimento do saber-fazer através da aplicação dos conhecimentos que ocorre nas aulas teórico-práticas
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Boslaugh, S.;(2013) Statistics in a Nutshell. O¿Reilly. Sebastopol
Field, A.; (2013)Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, London, Sage Publications, 4thEdition.
Laureano, R. (2013) Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª ed., Edições Sílabo.
Maroco, J. (2007) Análise Estatística com utilização do SPSS (3ª Edição) Sílabo.
Maroco, J. (2010) Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS),