• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD30102
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estatística Aplicada ao Desporto

Código: LLTD30102    Sigla: EAD
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 157 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 4 8,00
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD   2,50
João Tomás Esteves Frazão - ESD   1,49
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD / ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se apresentar uma introdução aos princípios gerais da Estatística, fornecendo um conjunto de métodos de interpretação matemática, aplicada a factos ou a fenómenos para os quais um estudo exaustivo de todos os elementos ou de todos os factos é impossível devido à sua complexidade ou à sua natureza. Deste modo, visa dotar o aluno de conhecimentos indispensáveis à prossecução da pesquisa experimental, nomeadamente através do domínio de:
1- Estatística Descritiva
2 - Estatística Inferencial
2.1 - Técnicas de Correlação
2.2 - Técnicas de Comparação
2.3 - Regressão Linear Simples



Conteúdos programáticos

1 - Conceitos básicos. Séries simples e de frequências. Estatística gráfica. Caracterização de uma distribuição através de parâmetros estatísticos.
2 - Intervalos de confiança. Noções básicas para as probabilidades. Noção de "poder e eficiência" de uma prova estatística. Estatística paramétrica versus estatística não - paramétrica. 
3 - Teoria da correlação. 
4 - Regressão linear. 
5 - Amostras relacionadas e amostras independentes. Técnicas de comparação.


.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC engloba conteúdos de estatística que permitem uma caracterização cuidada de uma dada realidade abordando simultaneamente a inferência estatística, introduzindo conceitos chave e dotando o aluno de ferramentas de análise utilizáveis em pesquisas científica com designs de baixa complexidade.
Ao objetivo 1 correspondem os conteúdos 1
Ao objetivo 2 correspondem os conteúdos 2,3,4 e 5
Ao objetivo 2.1 corresponde o conteúdo 3
Ao objetivo 2.2 corresponde o conteúdo 5
Ao objetivo 2.3  corresponde  o conteúdo 4.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teóricas - expostos os conteúdos programáticos. Aulas teórico-práticas - aplicados os conhecimentos através da utilização de software (SPSS),  apoio à realização dos trabalhos de grupo, realizadas as provas orais e a apresentação dos trabalhos de grupo. 


Avaliação

Avaliação: O aluno está em avaliação contínua (AC) se até à 4ª aula não declarar por escrito a sua opção por exame final. Regime de Frequência:: 75 % presenças aulas TP; Avaliações positivas na elaboração, apresentação e defesa de um trabalho de grupo e numa avaliação oral. Classificação final = ((Elaboração + Apresentação + Defesa)/3) x 0,6+Avaliação Oral x 0,4.  Exame Final: Elaboração, Apresentação e Defesa  de trabalho individual a entregar na data da realização da prova escrita e avaliação oral na data estipulada para a apresentação e defesa. Classificação final = ((Elaboração + Apresentação + Defesa)/3) x 0,6+Avaliação Oral x 0,4. Alunos em situação especial: cumpre com o estipulado no regulamento da ESDRM.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição de conteúdos feita na aula teórica, que visa a transmissão de conhecimentos, é complementada pelo desenvolvimento do saber-fazer através da aplicação dos conhecimentos que ocorre nas aulas teórico-práticas


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Boslaugh, S.;(2013) Statistics in a Nutshell. O¿Reilly. Sebastopol 
Field, A.; (2013)Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, London, Sage Publications, 4thEdition. 
Laureano, R. (2013) Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª ed., Edições Sílabo.
Maroco, J. (2007) Análise Estatística com utilização do SPSS (3ª Edição) Sílabo.
Maroco, J. (2010) Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), 
Pero Pinheiro 
Reis, E; Melo P. ;Andrade R.; Calapez, T.; (2001) Estatística Aplicada. Lisboa. Edições Sílabo 
Romero, F.; (1998) Sebenta de Estatística, Ed.ESDRM 
Siegel,S.; (1975) Estatística Não Paramétrica, Mc Graw -Hill, Brasil