Código: | LLTD30104 | Sigla: | SD II | |
Área Científica: | Ciencias Técnicas e Pedagógicas |
Área de Ensino: | LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLTD | 144 | Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 | 1º | 3 | 45 | 75 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Os objetivos da UC Sistemática do Desporto - Ginástica, prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes das vivências e conhecimentos básicos das diferentes disciplinas/modalidades gímnicas, para que mais tarde possam utilizar esses elementos propedêuticos para as didáticas. Estas experiências pretendem alertar e dar conhecimentos aos estudantes para realidades de intervenção futura que poderão passar por diferentes contextos.
Conhecer e compreender o Universo Gímnico;
Os objetivos da UC Sistemática do Desporto - Ginástica, prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes das vivências e conhecimentos básicos das diferentes disciplinas/modalidades gímnicas, para que mais tarde possam utilizar esses elementos propedêuticos para as didáticas. Estas experiências pretendem alertar e dar conhecimentos aos estudantes para realidades de intervenção futura que poderão passar por diferentes contextos.
A avaliação contínua centra-se na avaliação feita pelo docente da UC, à intervenção diária do aluno, complementada pelas seguintes provas práticas: a) solo; b) saltos (cavalo e mini-trampolim); c) aparelhos (trave olímpica; paralelas, barra fixa e argolas); d) acrobática. (Solo*0,15+Saltos*0,1+Aparelhos*0,5+acrobática*0,25). Classificação igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação em exame será composta pelas mesmas provas, devendo o aluno ter nota superior a 10 em todas elas.
Os alunos em situação especial serão avaliados de forma individual após solicitação por parte dos alunos, conforme regulamento de avaliação.
O processo de avaliação contínua centra-se na avaliação feita pelo docente da UC, à intervenção diária do aluno, analisando-o segundo dois parâmetros:
- Domínio Motor (60%) Qualidade da participação nas tarefas propostas no decurso do processo de ensino-aprendizagem, complementada pelas seguintes provas práticas: a) solo; b) saltos (cavalo e mini-trampolim); c) aparelhos (trave olímpica; paralelas, barra fixa); d) acrobática.
- Domínio Cognitivo (40%) Conhecimentos teórico-práticos adquiridos.
Araújo, C. M. dos R. (2012). Manual de ajudas em ginática. Fontoura.
Jemni, M. (Ed.). (2018). The science of gymnastics: Advanced concepts (Second edition). Routledge.
Miyake, S., & Fonseca, E. da. (2000). Playgym: Ginástica de aparelhos para clubes, escolas e autarquias. Centro de Estudos Formacao Desportiva.
Moreira, J., & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de trampolins. Porto Editora.
Peixoto, C. (1984). Ginástica Desportiva. ISEF, CDI, Cruz Quebrada.
Peixoto, C. (1988). Ginástica Desportiva 2. ISEF, Serviço de Edições, Cruz Quebrada.
Peixoto, C. (1990). Trampolins Elásticos - Sistematização da Aprendizagem. FMH, Serviço de Edições Cruz Quebrada.
Peixoto, César, & Ferreira, Vitor. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante (Faculdade de Motricidade Humana).