• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD30104
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sistemática do Desporto II

Código: LLTD30104    Sigla: SD II
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 144 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 45 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 4 12,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   6,00
Luis Filipe Cid Serra - ESD   3,00
Tânia Alexandra Costa Carapeta - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos da UC Sistemática do Desporto - Ginástica, prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes das vivências e conhecimentos básicos das diferentes disciplinas/modalidades gímnicas, para que mais tarde possam utilizar esses elementos propedêuticos para as didáticas. Estas experiências pretendem alertar e dar conhecimentos aos estudantes para realidades de intervenção futura que poderão passar por diferentes contextos.

Conteúdos programáticos

Conhecer e compreender o Universo Gímnico;

Conhecer e aplicar regras e normas de segurança básicas no âmbito da ginástica;
Conhecer o material e equipamento gímnico, em especial na sua manipulação (transportar, montar, desmontar e arrumar);
Conhecer e dominar as técnicas de execução dos elementos gímnicos básicos nos diversos aparelhos ( solo; saltos -cavalo e mini-trampolim; trave olímpica; paralelas; barra fixa; argolas; Acrobática.)
Dominar os princípios básicos da Ajuda Manual em ginástica (manipulação, ajuda e parada);
Conhecer e experimentar formas e métodos de aprendizagem das habilidades gímnicas;
Nos Clubes na perspetiva de Ginástica de Formação de Base, Ginástica de Lazer/Manutenção e Ginástica de Aparelhos (PlayGym).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos da UC Sistemática do Desporto - Ginástica, prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes das vivências e conhecimentos básicos das diferentes disciplinas/modalidades gímnicas, para que mais tarde possam utilizar esses elementos propedêuticos para as didáticas. Estas experiências pretendem alertar e dar conhecimentos aos estudantes para realidades de intervenção futura que poderão passar por diferentes contextos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia utilizada privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida. 


Avaliação

A avaliação contínua centra-se na avaliação feita pelo docente da UC, à intervenção diária do aluno, complementada pelas seguintes provas práticas: a) solo; b) saltos (cavalo e mini-trampolim); c) aparelhos (trave olímpica; paralelas, barra fixa e argolas); d) acrobática. (Solo*0,15+Saltos*0,1+Aparelhos*0,5+acrobática*0,25). Classificação igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação em exame será composta pelas mesmas provas, devendo o aluno ter nota superior a 10 em todas elas.
Os alunos em situação especial serão avaliados de forma individual após solicitação por parte dos alunos, conforme regulamento de avaliação. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O processo de avaliação contínua centra-se na avaliação feita pelo docente da UC, à intervenção diária do aluno, analisando-o segundo dois parâmetros:

- Domínio Motor (60%) Qualidade da participação nas tarefas propostas no decurso do processo de ensino-aprendizagem, complementada pelas seguintes provas práticas: a) solo; b) saltos (cavalo e mini-trampolim); c) aparelhos (trave olímpica; paralelas, barra fixa); d) acrobática.
- Domínio Cognitivo (40%) Conhecimentos teórico-práticos adquiridos.

 Para que o aluno seja aprovado, terá obrigatoriamente de obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada um dos domínios anteriormente apresentados. O aluno que cumpra os parâmetros a serem avaliados em avaliação contínua fica dispensado de ir a exame final.
Caso não cumpra os referidos parâmetros terá que realizar exame a todo ou parte das componentes, mediante decisão do docente.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Araújo, C. M. dos R. (2012). Manual de ajudas em ginática. Fontoura.
Jemni, M. (Ed.). (2018). The science of gymnastics: Advanced concepts (Second edition). Routledge.
Miyake, S., & Fonseca, E. da. (2000). Playgym: Ginástica de aparelhos para clubes, escolas e autarquias. Centro de Estudos Formacao Desportiva.
Moreira, J., & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de trampolins. Porto Editora.
Peixoto, C. (1984). Ginástica Desportiva. ISEF, CDI, Cruz Quebrada.
Peixoto, C. (1988). Ginástica Desportiva 2. ISEF, Serviço de Edições, Cruz Quebrada.
Peixoto, C. (1990). Trampolins Elásticos - Sistematização da Aprendizagem. FMH, Serviço de Edições Cruz Quebrada.
Peixoto, César, & Ferreira, Vitor. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante (Faculdade de Motricidade Humana).